Dos sólidos herdados à realidade líquida : ciência, arte e ensino na formação de professores de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Milene Dutra da, 1966-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72532
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Odisséa Boaventura de Oliveira
id UFPR_1178c47a01927207001dddb6a82cfc69
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72532
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Milene Dutra da, 1966-Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-11-29T18:59:30Z2021-11-29T18:59:30Z2021https://hdl.handle.net/1884/72532Orientadora: Profa. Dra. Odisséa Boaventura de OliveiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/06/2021Inclui referências: p. 204-211Resumo: Esta tese é composta por quatro capítulos. Na introdução encaminho uma pequena parte da minha história, o suficiente para que o leitor saiba que não compreendo o ensinar e o aprender fora do contexto da autonomia, da liberdade e da transformação social. Preocupo-me ao observar a desarticulação entre a realidade sociocultural dos estudantes, seus interesses e demandas, e a abordagem tradicionalmente dada ao componente curricular Física. Assim, o objetivo dessa pesquisa é promover uma discussão teórica sobre a articulação entre ciência-arte-ensino pautada em fundamentos sociológicos. É nessa perspectiva e com o objetivo específico de desenvolver a fundamentação teórica dos aspectos sociopolíticos envolvidos que proponho o enlace epistemológico entre Freire e Bauman. Os conceitos priorizados são os de emancipação, autonomia e liberdade que conduzem a compreensão de realidade da modernidade líquida do século XXI. No capítulo 2 problematizo a formação inicial de professores por meio da análise reflexiva e documental do curso de licenciatura em Física da UFPR conectando as mudanças curriculares com as determinações das LDB apontando para os sólidos herdados na formação de professores no Brasil. No capítulo 3, me apoio em Cachapuz e Ostrower, entre outros autores, para delinear um percurso de convergências e entrelaçamentos entre a Arte e a Ciência que podem ser explorados num ensino dialógico e humanizado. Afirmo que a presença de ações educativas de natureza integrada, especialmente as que exploram as intersecções entre ciência-arte-ensino em cursos de licenciatura oportuniza a criação de um ambiente de formação estimulante, no qual a fluidez dos limites substitua a compartimentalização dos saberes. No capítulo 4, sustento a hipótese de que o diálogo ciência-arte-ensino configura-se potencialmente capaz de aproximar interesses de professores e estudantes nos diversos níveis de ensino, numa abordagem convergente com a modernidade líquida própria da cultura do século XXI. Para tanto, busco apontar quais as disciplinas da grade curricular atual estariam mais propícias a promover esse diálogo e sugiro formas possíveis de que o mesmo aconteça em sala de aula. Nas considerações finais retomo os conceitos iniciais baseados no enlace Freire-Bauman para afirmar que na contemporaneidade, a fluidez dos limites entre os saberes de diferentes campos de conhecimento já acontece e as produções da arte e da ciência são natural e tecnologicamente imbricadas. A perspectiva sociológica de Freire-Bauman permite a compreensão de que apenas o sujeito-professor emancipado, cujo ensinar e aprender faz parte de seu projeto de vida pode horizontalizar a relação educador-turma de maneira a agir, criar e vivenciar experiências educacionais que permitam a exploração de diferentes formas de expressão, aprendizagem e partilha.Abstract: This current qualification report is composed of two chapters. It begins with the ArtScience Manifest since this is the document that aligns all the other references used. The ArtScience Manifest is my starting and arrival point. In the introduction, I tell a small part of my story, which is enough for the reader to know that I do not understand teaching and learning outside the context of autonomy, freedom and social transformation. I highlight that the research's objective is to develop a theoreticalmethodological proposal in the ArtScience approach for the training of Physics teachers aiming the dialog between scientific and artistic knowledge through works from both areas. In this perspective and specifically in order to problematize aspects of initial education, in chapter 1 I expose the story of the UFPR's undergraduate Physics course. The publications of authors who experience Science and Art in Physics classrooms serve as parameters for identifying theoretical and methodological affiliations. In chapter 2, Cachapuz and Ostrower, among other authors, give me support to outline a path of convergences and tangles between Art and Science. I finally present my expectations regarding chapter 3, in which I intend to support the hypothesis that ArtScience is configured in a theoretical approach potentially capable of bringing together the interests of teachers and students at different levels of education, an approach that converges with the liquid modernity inherent to the culture of the 21st century.1 arquivo (213 p.) : PDF.application/pdfFísica - Estudo e ensinoProfessores de fisica - FormaçãoArte - Estudo e ensinoCiência - Estudo e ensinoEducaçãoDos sólidos herdados à realidade líquida : ciência, arte e ensino na formação de professores de físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MILENE DUTRA DA SILVA.pdfapplication/pdf5022219https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72532/1/R%20-%20T%20-%20MILENE%20DUTRA%20DA%20SILVA.pdf3979cef0cdff85ce41ba19ab652519e7MD51open access1884/725322021-11-29 15:59:30.224open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72532Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-29T18:59:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dos sólidos herdados à realidade líquida : ciência, arte e ensino na formação de professores de física
title Dos sólidos herdados à realidade líquida : ciência, arte e ensino na formação de professores de física
spellingShingle Dos sólidos herdados à realidade líquida : ciência, arte e ensino na formação de professores de física
Silva, Milene Dutra da, 1966-
Física - Estudo e ensino
Professores de fisica - Formação
Arte - Estudo e ensino
Ciência - Estudo e ensino
Educação
title_short Dos sólidos herdados à realidade líquida : ciência, arte e ensino na formação de professores de física
title_full Dos sólidos herdados à realidade líquida : ciência, arte e ensino na formação de professores de física
title_fullStr Dos sólidos herdados à realidade líquida : ciência, arte e ensino na formação de professores de física
title_full_unstemmed Dos sólidos herdados à realidade líquida : ciência, arte e ensino na formação de professores de física
title_sort Dos sólidos herdados à realidade líquida : ciência, arte e ensino na formação de professores de física
author Silva, Milene Dutra da, 1966-
author_facet Silva, Milene Dutra da, 1966-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Milene Dutra da, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Professores de fisica - Formação
Arte - Estudo e ensino
Ciência - Estudo e ensino
Educação
topic Física - Estudo e ensino
Professores de fisica - Formação
Arte - Estudo e ensino
Ciência - Estudo e ensino
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Odisséa Boaventura de Oliveira
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-29T18:59:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-29T18:59:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72532
url https://hdl.handle.net/1884/72532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (213 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72532/1/R%20-%20T%20-%20MILENE%20DUTRA%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3979cef0cdff85ce41ba19ab652519e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860932858544128