Data-driven design aplicado ao projeto de metacenários para o comportamento sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialkowski, Valkiria Pedri
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/81531
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Aguinaldo dos Santos
id UFPR_11fb6e0c86f38f3413a544d5d01b89cd
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/81531
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em DesignSantos, Aguinaldo dos, 1970-Fialkowski, Valkiria Pedri2023-03-16T18:05:45Z2023-03-16T18:05:45Z2022https://hdl.handle.net/1884/81531Orientador: Prof. Dr. Aguinaldo dos SantosTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 19/12/2022.Inclui referênciasÁrea de concentração:DesignResumo: A chamada Quarta Revolução Industrial integra o mundo virtual, com base em grandes volumes de dados, com o mundo real. Por meio de diversos avanços nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), cria novas formas e modelos de negócios, produção, consumo e trabalho. A interface deste contexto com o fomento do comportamento sustentável por parte dos consumidores, por meio do Design, é o interesse desta tese. O Big Data, dentro do campo do Data Science, representa um dos pilares do mundo digital. Os dados crescem exponencialmente e são gerados a partir de diferentes atores e fontes a todo instante, tais como as tecnologias de internet das coisas, mídias sociais, comércio eletrônico, aplicativos, dispositivos móveis, objetos vestíveis, diversos tipos de sensores e localizadores, dentre outros. A análise do Big Data tem permitido às empresas transformar dados em ativos estratégicos, com base em modelos matemáticos de algoritmos e detecção de padrões, extraem-se conhecimento e insights de maneira a identificar-se comportamentos e consumo associado. Apesar do prospecto positivo dessas novas tecnologias, sua aplicação, em geral, não envolve os designers e comumente visam somente o aumento do consumo. Porém, esta configuração também oferece a possibilidade do desenvolvimento de estratégias mais eficazes para influenciar a adoção de modelos de consumo e produção mais sustentáveis. Neste contexto, a presente pesquisa apresenta um estudo com ênfase exploratória e com a realização de uma abordagem participativa e abdutiva, com o objetivo de propor um modelo de Data-driven Design para o projeto de metacenários com foco no desenvolvimento de soluções orientadas ao Comportamento Sustentável de consumidores. Para tal, foi utilizada uma estratégia metodológica com base no método da Design Science Research, seguindo uma sequência de quatro etapas: (1) Compreensão do problema; (2) Geração do artefato; (3) Desenvolvimento & Avaliação; e (4) Reflexão & Conclusão. O desenvolvimento ainda contou com o apoio de diferentes parceiros, conforme a demanda da fase de pesquisa, dentre eles: uma agência de Business Intelligence, uma empresa de tecnologia médica, um órgão da ONU, uma startup de tecnologia, pesquisadores de Design e pesquisadores de ciência de dados. Dentre os principais resultados, a pesquisa propõe um modelo de processo de Data-driven Design para o projeto de metacenários com foco no desenvolvimento de soluções orientadas ao Comportamento Sustentável, tecendo conclusões a partir de cada etapa metodológica e culminando na aplicação e avaliação do modelo.Abstract: The so-called Fourth Industrial Revolution integrates the virtual world, based on large volumes of data, with the real world. Through several advances in Information and Communication Technology (ICT), it creates new forms and models for business, production, consumption and work. The interface of this context with the promotion of sustainable behavior by consumers, through Design, is the interest of this thesis. Big Data, within the field of Data Science, represents one of the pillars of the digital world. Data grows exponentially and is generated from different actors and sources all the time, such as Internet of Things technologies, social media, e-commerce, applications, mobile devices, wearable objects, various types of sensors and locators, among others. Big Data analysis has allowed companies to transform data into strategic assets, based on mathematical models of algorithms and pattern detection, knowledge and insights are extracted in order to identify behaviors and associated consumption. Despite the positive prospect of these new technologies, their application, in general, does not involve designers and is usually aimed only at increasing consumption. However, this configuration also offers the possibility of developing more effective strategies to influence the adoption of more sustainable consumption and production models. In this context, this research presents a study with an exploratory emphasis and with the realization of a participatory and abductive approach, with the goal of proposing a Data-driven Design model for the design of metascenarios focused on the development of solutions oriented to the Sustainable Behavior of consumers. To this end, a methodological strategy based on the Design Science Research method was used, following a sequence of four steps: (1) Problem understanding; (2) Artifact generation; (3) Development & Evaluation; and (4) Reflection & Conclusion. The research development h also counted on the support of different partners, according to the demand of the research phase, among them: a business Intelligence agency, a medical technology company, a UN (United Nation) body, a technology startup, design researchers and data science researchers. Among the main results, the research proposes a Data-driven Design process model for the design of metascenarios focused on the development of solutions oriented to Sustainable Behavior, weaving conclusions from each methodological step and culminating in the application and evaluation of the model.1 recurso online : PDF.application/pdfBig dataComportamento do consumidorSustentabilidadeDesenho IndustrialData-driven design aplicado ao projeto de metacenários para o comportamento sustentávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - VALKIRIA PEDRI FIALKOWSKI.pdfapplication/pdf49197213https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81531/1/R%20-%20T%20-%20VALKIRIA%20PEDRI%20FIALKOWSKI.pdf05260d3cbdeaeb23ba5da511c8638178MD51open access1884/815312023-03-16 15:05:45.679open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81531Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-03-16T18:05:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Data-driven design aplicado ao projeto de metacenários para o comportamento sustentável
title Data-driven design aplicado ao projeto de metacenários para o comportamento sustentável
spellingShingle Data-driven design aplicado ao projeto de metacenários para o comportamento sustentável
Fialkowski, Valkiria Pedri
Big data
Comportamento do consumidor
Sustentabilidade
Desenho Industrial
title_short Data-driven design aplicado ao projeto de metacenários para o comportamento sustentável
title_full Data-driven design aplicado ao projeto de metacenários para o comportamento sustentável
title_fullStr Data-driven design aplicado ao projeto de metacenários para o comportamento sustentável
title_full_unstemmed Data-driven design aplicado ao projeto de metacenários para o comportamento sustentável
title_sort Data-driven design aplicado ao projeto de metacenários para o comportamento sustentável
author Fialkowski, Valkiria Pedri
author_facet Fialkowski, Valkiria Pedri
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Aguinaldo dos, 1970-
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialkowski, Valkiria Pedri
contributor_str_mv Santos, Aguinaldo dos, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Big data
Comportamento do consumidor
Sustentabilidade
Desenho Industrial
topic Big data
Comportamento do consumidor
Sustentabilidade
Desenho Industrial
description Orientador: Prof. Dr. Aguinaldo dos Santos
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-16T18:05:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-16T18:05:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/81531
url https://hdl.handle.net/1884/81531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81531/1/R%20-%20T%20-%20VALKIRIA%20PEDRI%20FIALKOWSKI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 05260d3cbdeaeb23ba5da511c8638178
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898746987020288