Abordagens e finalidades da leitura à primeira vista no ensino do violão
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/70117 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Zélia Chueke |
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Bogo, Danilo, 1981-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaChueke, Zélia, 1961-2022-05-03T20:43:20Z2022-05-03T20:43:20Z2020https://hdl.handle.net/1884/70117Orientadora: Profa. Dra. Zélia ChuekeTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música - Musicologia. Defesa : Curitiba, 17/11/2020Inclui referências: p. 184-193Resumo: Nesta tese, a leitura musical à primeira vista é explorada no universo do violão. A título de contextualização, foram consultadas tanto uma bibliografia especializada sobre leitura musical quanto aquela dedicada às questões relativas ao instrumento, métodos específicos, dissertações e teses. Oito entrevistas foram realizadas com o objetivo de acessar as diferentes abordagens adotadas por professores universitários atuantes como violonistas profissionais. As fontes assim criadas, somadas à literatura consultada e à experiência do autor enquanto violonista e professor, alimentaram a discussão final. Nesta, são explorados aspectos diretamente relacionados à leitura e à prática instrumental, tais como: notação, música de câmara, repertório do período clássico, escuta interior, improvisação, questões idiomáticas e ensino-aprendizagem do instrumento. O cruzamento dos dados obtidos dessas fontes revelou que as dificuldades de leitura no instrumento estão relacionadas às questões idiomáticas (principalmente aos equíssonos) e às práticas de ensino que tendem a manter um foco excessivo na execução do repertório, visando à formação técnica virtuosística de solistas. Apenas três, dos oito professores entrevistados, apresentaram planos de trabalho para desenvolver a leitura à primeira vista com seus alunos. Isso confirma o que outros autores já haviam observado: a habilidade de leitura à primeira vista ao violão é mais valorizada nos discursos do que na prática. Os fatores componentes da leitura com vistas à execução instrumental, a saber, símbolo notado, som imaginado, realização motora e resultado sonoro; representam as bases do conteúdo dos Capítulos 4 e 5. Imaginar o som no ouvido interno (audiação) é um fator importante no processo de leitura, pois permite antecipar a execução e confirmar se esta corresponde ao que foi escutado interiormente. Durante as entrevistas, a improvisação provou ser um aspecto importante relacionado à prática da leitura à primeira vista, no sentido do fortalecimento da relação entre som imaginado e realização motora. Por fim, observou-se que a habilidade de leitura à primeira vista, no contexto do violão, não é imprescindível quando se considera a atividade dos músicos de orquestra e dos correpetidores. Entretanto, ela agiliza a decodificação e o preparo de uma obra, auxilia na atividade pedagógica e se mostra muito importante em práticas de música de câmara. Palavras-chave: Leitura musical à primeira vista. Violão. Ensino-aprendizagem do instrumento.Abstract: In this thesis, the practice of sight-reading is explored within the guitar universe. Envisaging contextualization, specialized bibliography about music reading in general was consulted, as well as that dedicated to specific issues about the instrument, sightreading methods, dissertations and thesis. Eight interviews were conducted aiming to access different approaches adopted by graduate professors active as professional guitarists. Sources created by means of the interviews, consulted bibliography and the author's experience as guitarist and teacher nourishes the final discussion, where aspects directly related to musical reading are explored. Such aspects include: notation, chamber music, classic period repertoire, inner-hearing, improvisation, idiomatic issues and instrumental teaching/learning. Data crossing from consulted sources revealed that musical reading difficulties on the guitar are related to idiomatic issues - mainly the fact that different places on the fingerboard can be used for the same pitch ("equíssonos" is the term used in Portuguese) - and to teaching practice which, aiming to build soloists' careers tends to focus on virtuoso repertoire and technical training. Among the eight professors interviewed, only three presented syllabi which included the development of sight-reading. This information validates previous findings by other authors: sight-reading skills on the guitar is "better said than done", that's to say, is more valued verbally than actually practiced. The reading component elements implicated by instrumental execution, namely, notated symbol, imagined sound, motor execution, sounding results, represent the content basis to chapter 4 and 5. Imaging sound in the inner- ear (audiation) is an important component of the reading process since it permits anticipating execution and confirming if it corresponds to the sound image which has been built internally. During interviews, improvisation proved to be an important aspect related to sight-reading practice, in the sense of reinforcement of the immediate relation established between sound image and motor execution. Finally, it has been observed that sight-reading skills, in the guitar context, is not imperative as it is for orchestral musicians or accompanists. However, sightreading optimizes decoding of a new score, assists pedagogical activity and imposes its value in chamber music context. Keywords: Sight-reading. Guitar's technique. Instrumental teaching and learning.1 recurso online : PDF.application/pdfViolão - Estudo e ensinoPartituras - Leitura e execuçãoMúsicaAbordagens e finalidades da leitura à primeira vista no ensino do violãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - DANILO BOGO.pdfapplication/pdf5275812https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70117/1/R%20-%20T%20-%20DANILO%20BOGO.pdf6e2b980df7d2fd78258ef45f8b4af084MD51open access1884/701172022-05-03 17:43:20.881open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70117Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-05-03T20:43:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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