Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira : uma análise de livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amato, Laura Janaina Dias
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/6030
Resumo: Orientadora: Gertrud Friedrich Frahm
id UFPR_13914fd8a34b3046577c0d7f94986dd6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/6030
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Amato, Laura Janaina DiasUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasFrahm, Gertrud Friedrich, 1953-2020-06-19T22:08:55Z2020-06-19T22:08:55Z2005https://hdl.handle.net/1884/6030Orientadora: Gertrud Friedrich FrahmDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Letras. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografia e anexosResumo: O presente trabalho de pesquisa objetiva desenvolver uma análise sobre dos aspectos culturais dos livros didáticos produzidos na Alemanha, após a elaboração do novo Quadro Comum1 internacionais publicadas na versão alemã em 2002. Este estudo é uma crítica ao material didático estrangeiro sob o aspecto da formação intercultural do estudante do Ensino Fundamental e Médio. A análise aqui apresentada terá como fundamentação teórica os pressupostos teóricos da psicologia, da antropologia e da lingüística, entre eles VIGOSTKI (1998), KRAMSCH (1998) e BAKHTIN (2004). O estudo aqui realizado procura verificar a presença dos objetivos relativos ao saber sociocultural, nos livros Themen Aktuell 1 e Berliner Platz 1, pretendido pelo Quadro comum e se esses correspondem aos Parâmetros Curriculares Nacionais2 (BRASIL, 1998), já que os PCNs são no momento os documentos oficiais norteadores do ensino de Língua Estrangeira no Brasil. Após a análise verificou-se a necessidade de uma análise crítica ao escolher o material a ser utilizado em sala de aula, pois ele pode não corresponder com os objetivos oficiais propostos. Os parâmetros legais que regem o ensino de língua estrangeira no Brasil devem ser analisados e eventualmente revistos, tendo em vista a realidade nacional inserida no contexto internacional. Palavras-chaves: cultura, educação intercultural, livro didático, alemão como língua estrangeira.Abstract: The present research work aims at to develop an analysis on of the cultural aspects of the text books produced in Germany, after the elaboration of the new international European References published in the German version in 2002. This study is a critic to the material didactic foreigner under the aspect of the student's of the Fundamental and Medium Teaching formation intercultural. The analysis here presented will have as theoretical base from the psychology, of the anthropology and of the linguistics, among them VIGOSTKI (1998), KRAMSCH (1998) and BAKHTIN (2004). The study here accomplished search to verify the presence of the relative objectives to the sociocultural knowledge, in the books Themen Aktuell 1 and Berliner Platz 1, intended by the European References and if those correspond to the National Curricular Parameters (BRASIL, 1998), since healthy PcNs in the moment the documents official help us of the teaching of Foreign Language in Brazil. After the analysis the need was verified from a critical analysis when choosing the material to be used at classroom, because he cannot correspond with the objectives proposed officials. The legal parameters that you/they govern the teaching of foreign language in Brazil should be analyzed and eventually reviewed, tends in view the national reality inserted in the international context Keywords: culture, intercultural education, textbooks, German as foreign language199f.application/pdfDisponível em formato digitalLíngua alemã - Estudo e ensinoLivros didáticosDissertações - LetrasAspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira : uma análise de livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LAURA JANAINA DIAS AMATO.pdfapplication/pdf60152733https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6030/1/R%20-%20D%20-%20LAURA%20JANAINA%20DIAS%20AMATO.pdf408448008f3df6d6260ea8d9eabbd8e5MD51open access1884/60302020-06-19 19:08:55.481open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/6030Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-19T22:08:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira : uma análise de livros didáticos
title Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira : uma análise de livros didáticos
spellingShingle Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira : uma análise de livros didáticos
Amato, Laura Janaina Dias
Língua alemã - Estudo e ensino
Livros didáticos
Dissertações - Letras
title_short Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira : uma análise de livros didáticos
title_full Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira : uma análise de livros didáticos
title_fullStr Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira : uma análise de livros didáticos
title_full_unstemmed Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira : uma análise de livros didáticos
title_sort Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira : uma análise de livros didáticos
author Amato, Laura Janaina Dias
author_facet Amato, Laura Janaina Dias
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Amato, Laura Janaina Dias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Frahm, Gertrud Friedrich, 1953-
contributor_str_mv Frahm, Gertrud Friedrich, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua alemã - Estudo e ensino
Livros didáticos
Dissertações - Letras
topic Língua alemã - Estudo e ensino
Livros didáticos
Dissertações - Letras
description Orientadora: Gertrud Friedrich Frahm
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-19T22:08:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-19T22:08:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/6030
url https://hdl.handle.net/1884/6030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 199f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6030/1/R%20-%20D%20-%20LAURA%20JANAINA%20DIAS%20AMATO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 408448008f3df6d6260ea8d9eabbd8e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860264993226752