Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira : uma análise de livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/6030 |
Resumo: | Orientadora: Gertrud Friedrich Frahm |
id |
UFPR_13914fd8a34b3046577c0d7f94986dd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/6030 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Amato, Laura Janaina DiasUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasFrahm, Gertrud Friedrich, 1953-2020-06-19T22:08:55Z2020-06-19T22:08:55Z2005https://hdl.handle.net/1884/6030Orientadora: Gertrud Friedrich FrahmDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Letras. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografia e anexosResumo: O presente trabalho de pesquisa objetiva desenvolver uma análise sobre dos aspectos culturais dos livros didáticos produzidos na Alemanha, após a elaboração do novo Quadro Comum1 internacionais publicadas na versão alemã em 2002. Este estudo é uma crítica ao material didático estrangeiro sob o aspecto da formação intercultural do estudante do Ensino Fundamental e Médio. A análise aqui apresentada terá como fundamentação teórica os pressupostos teóricos da psicologia, da antropologia e da lingüística, entre eles VIGOSTKI (1998), KRAMSCH (1998) e BAKHTIN (2004). O estudo aqui realizado procura verificar a presença dos objetivos relativos ao saber sociocultural, nos livros Themen Aktuell 1 e Berliner Platz 1, pretendido pelo Quadro comum e se esses correspondem aos Parâmetros Curriculares Nacionais2 (BRASIL, 1998), já que os PCNs são no momento os documentos oficiais norteadores do ensino de Língua Estrangeira no Brasil. Após a análise verificou-se a necessidade de uma análise crítica ao escolher o material a ser utilizado em sala de aula, pois ele pode não corresponder com os objetivos oficiais propostos. Os parâmetros legais que regem o ensino de língua estrangeira no Brasil devem ser analisados e eventualmente revistos, tendo em vista a realidade nacional inserida no contexto internacional. Palavras-chaves: cultura, educação intercultural, livro didático, alemão como língua estrangeira.Abstract: The present research work aims at to develop an analysis on of the cultural aspects of the text books produced in Germany, after the elaboration of the new international European References published in the German version in 2002. This study is a critic to the material didactic foreigner under the aspect of the student's of the Fundamental and Medium Teaching formation intercultural. The analysis here presented will have as theoretical base from the psychology, of the anthropology and of the linguistics, among them VIGOSTKI (1998), KRAMSCH (1998) and BAKHTIN (2004). The study here accomplished search to verify the presence of the relative objectives to the sociocultural knowledge, in the books Themen Aktuell 1 and Berliner Platz 1, intended by the European References and if those correspond to the National Curricular Parameters (BRASIL, 1998), since healthy PcNs in the moment the documents official help us of the teaching of Foreign Language in Brazil. After the analysis the need was verified from a critical analysis when choosing the material to be used at classroom, because he cannot correspond with the objectives proposed officials. The legal parameters that you/they govern the teaching of foreign language in Brazil should be analyzed and eventually reviewed, tends in view the national reality inserted in the international context Keywords: culture, intercultural education, textbooks, German as foreign language199f.application/pdfDisponível em formato digitalLíngua alemã - Estudo e ensinoLivros didáticosDissertações - LetrasAspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira : uma análise de livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LAURA JANAINA DIAS AMATO.pdfapplication/pdf60152733https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6030/1/R%20-%20D%20-%20LAURA%20JANAINA%20DIAS%20AMATO.pdf408448008f3df6d6260ea8d9eabbd8e5MD51open access1884/60302020-06-19 19:08:55.481open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/6030Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-19T22:08:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira : uma análise de livros didáticos |
title |
Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira : uma análise de livros didáticos |
spellingShingle |
Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira : uma análise de livros didáticos Amato, Laura Janaina Dias Língua alemã - Estudo e ensino Livros didáticos Dissertações - Letras |
title_short |
Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira : uma análise de livros didáticos |
title_full |
Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira : uma análise de livros didáticos |
title_fullStr |
Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira : uma análise de livros didáticos |
title_full_unstemmed |
Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira : uma análise de livros didáticos |
title_sort |
Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira : uma análise de livros didáticos |
author |
Amato, Laura Janaina Dias |
author_facet |
Amato, Laura Janaina Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amato, Laura Janaina Dias |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Frahm, Gertrud Friedrich, 1953- |
contributor_str_mv |
Frahm, Gertrud Friedrich, 1953- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua alemã - Estudo e ensino Livros didáticos Dissertações - Letras |
topic |
Língua alemã - Estudo e ensino Livros didáticos Dissertações - Letras |
description |
Orientadora: Gertrud Friedrich Frahm |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-19T22:08:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-19T22:08:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/6030 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/6030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
199f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6030/1/R%20-%20D%20-%20LAURA%20JANAINA%20DIAS%20AMATO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
408448008f3df6d6260ea8d9eabbd8e5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860264993226752 |