Deafhood : contribuições de Paddy Ladd à educação bilíngue para surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes Terceiro, Francisco Martins, 1987-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58013
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Sueli Fernandes
id UFPR_13cebcf1f6bcf47233f89e49913569b6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58013
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Lopes Terceiro, Francisco Martins, 1987-Fernandes, Sueli de FátimaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2019-05-28T11:21:23Z2019-05-28T11:21:23Z2018https://hdl.handle.net/1884/58013Orientadora: Profª. Drª. Sueli FernandesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/05/2018Inclui referências: p.120-123Resumo: Os Estudos Surdos em Educação são um recente campo de pesquisa que narra as pessoas Surdas a partir de sua diferença linguística e cultural, problematizando o conceito de normalidade ouvinte, com destaque à produção de pesquisadores Surdos. A produção acadêmica do pesquisador e ativista britânico Surdo Paddy Ladd inspira este trabalho e motiva meu posicionamento como pesquisador Surdo subalterno. A pesquisa tem como objetivos analisar o conceito de Deafhood na obra de Paddy Ladd, não traduzida no Brasil e, de forma complementar, investigar a recepção do conceito de Deafhood por intelectuais Surdos, identificando sua concepção sobre o tema e suas principais contribuições à educação bilíngue para Surdos. Para responder às questões: qual a contribuição do conceito de Deafhood na educação bilíngue para Surdos? De que forma o conceito de Deafhood cunhado por Paddy Ladd foi traduzido e incorporado à obra de intelectuais Surdos no Brasil? Realizamos pesquisa de abordagem qualitativa e dois procedimentos metodológicos principais foram usados: a pesquisa bibliográfica e levantamento das publicações de Paddy Ladd, em inglês e espanhol, a partir de 1998, e a consulta a reconhecidos intelectuais Surdos brasileiros, por meio de questionário bilíngue (Libras e português escrito), para aprofundar a recepção do conceito de Deafhood em sua produção acadêmica. Como principais resultados apresentamos reflexões sobre Deafhood como um conceito guarda-chuva, que tem como núcleo as relações de poder envolvendo Surdos e ouvintes e reflete as disputas entre concepções colonizadoras ouvintes e linguístico-culturais sobre a vida comunitária dos Surdos. Deafhood aborda a problematização de conceitos como surdez, colonialismo e leigos especialistas, em disputa com representações da cultura Surda, da comunidade Surda, dos aliados ouvintes e das diferenças de classe social para a representação do "Ser Surdo", ou da "Surdidade", traduções propostas para o termo em português. Neste trabalho destacamos o conceito de investigador subalterno Surdo como principal contribuição na construção da Deafhood. A voz de Surdos da "base" como também a voz de Surdos "intelectuais", academicamente apoiadas pela Linguística, pela Sociologia, pela Antropologia, pelos Estudos Culturais, ressignifica a posição de obediência para uma posição de poder e resistência Surda. Todos os pesquisadores subalternos consultados nesta investigação, a exemplo de Paddy Ladd, fortalecem o olhar antropológico, etnográfico e sociológico das comunidades Surdas com suas diferentes experiências, campos de pesquisas e trazem conquistas fundamentais para o campo dos Estudos Surdos, ampliando a formação e consciência política dos professores Surdos e fortalecendo a educação bilíngue. Palavras-chave: Deafhood. Paddy Ladd. Estudos Surdos. Investigador subalterno Surdo. Educação Bilíngue para SurdosAbstract: Deaf Studies in Education is a recent field of research that concerns and narrates Deaf people from their linguistic and cultural difference, questioning the concept of hearing normality, and emphasizing the production of Deaf researchers. The academic production of the British researcher and Deaf activist Paddy Ladd inspires this work and motivates my positioning as a subaltern researcher. The present study aims to analyze the concept of Deafhood in the work of Paddy Ladd, still without translation in Brazil, and, in a complementary way, to investigate the reception of the concept of Deafhood by Deaf intellectuals, identifying their views on the theme and their major contributions to bilingual education for the Deaf. We have conducted a qualitative research in order to answer questions like: What is the contribution of the concept of Deafhood in bilingual education for the Deaf? In what ways the concept of Deafhood coined by Paddy Ladd has been translated and incorporated into the work of Deaf intellectuals in Brazil? Two main methodological procedures guided this study: a bibliographical research i.e. Paddy Ladd's publications survey in English and in Spanish, starting in 1998, as well as the consultation of renowned Brazilian Deaf intellectuals through a bilingual questionnaire (in Brazilian Sign Language and in written Brazilian Portuguese) to deepen the reception of the concept of Deafhood in their academic production. As main results, we present reflections on Deafhood as an umbrella concept, centered on power relations involving Deaf and hearing, reflecting the disputes between colonial and linguistic-cultural conceptions of hearing about the community life of the Deaf. Deafhood deals with the problematization of concepts such as deafness, colonialism and lay experts, in dispute with representations of Deaf culture, of Deaf community, of hearing allies and class differences in the representation of the "Ser Surdo" or "Surdidade", proposed Portuguese translations of the term. In this research, we emphasize the concept of the subaltern Deaf researcher as the main contribution in the construction of Deafhood. The Deaf voice from the "ground", as well as the voice of the Deaf "intellectual", academically supported by Linguistics, Sociology, Anthropology, and Cultural Studies, re-signifies the position of obedience to a position of Deaf power and resistance. All subaltern researchers consulted in this work, like Paddy Ladd, strengthen the anthropological, ethnographic and sociological view of the Deaf communities with their different experiences and research fields, bringing fundamental achievements to the field of Deaf Studies, broadening the political awareness and the formation of Deaf teachers and strengthening bilingual education. Keywords: Deafhood. Paddy Ladd. Deaf Studies. Deaf Subaltern Researcher. Bilingual Education for the Deaf126 p. : il. (algumas color.).application/pdfEducação bilingue - SurdosEducaçãoDeafhood : contribuições de Paddy Ladd à educação bilíngue para surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FRANCISCO MARTINS LOPES TERCEIRO.pdfapplication/pdf3342867https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58013/1/R%20-%20D%20-%20FRANCISCO%20MARTINS%20LOPES%20TERCEIRO.pdf930b64797afbf4d60b4d32951a4c19e9MD51open access1884/580132019-05-28 08:21:23.432open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58013Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-28T11:21:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Deafhood : contribuições de Paddy Ladd à educação bilíngue para surdos
title Deafhood : contribuições de Paddy Ladd à educação bilíngue para surdos
spellingShingle Deafhood : contribuições de Paddy Ladd à educação bilíngue para surdos
Lopes Terceiro, Francisco Martins, 1987-
Educação bilingue - Surdos
Educação
title_short Deafhood : contribuições de Paddy Ladd à educação bilíngue para surdos
title_full Deafhood : contribuições de Paddy Ladd à educação bilíngue para surdos
title_fullStr Deafhood : contribuições de Paddy Ladd à educação bilíngue para surdos
title_full_unstemmed Deafhood : contribuições de Paddy Ladd à educação bilíngue para surdos
title_sort Deafhood : contribuições de Paddy Ladd à educação bilíngue para surdos
author Lopes Terceiro, Francisco Martins, 1987-
author_facet Lopes Terceiro, Francisco Martins, 1987-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Fernandes, Sueli de Fátima
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes Terceiro, Francisco Martins, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação bilingue - Surdos
Educação
topic Educação bilingue - Surdos
Educação
description Orientadora: Profª. Drª. Sueli Fernandes
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-28T11:21:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-28T11:21:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58013
url https://hdl.handle.net/1884/58013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 126 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58013/1/R%20-%20D%20-%20FRANCISCO%20MARTINS%20LOPES%20TERCEIRO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 930b64797afbf4d60b4d32951a4c19e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898820101079040