Tecnologia digital : apontamentos éticos e epistemológicos para a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montanarin, Cleveron, 1979-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70743
Resumo: Orientadora : Prof.a Dr.a Karen Franklin da Silva
id UFPR_13edd182b894845f088f5681d9438246
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70743
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Montanarin, Cleveron, 1979-Franklin, Karen, 1968-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia da Educação2021-05-17T14:56:23Z2021-05-17T14:56:23Z2019https://hdl.handle.net/1884/70743Orientadora : Prof.a Dr.a Karen Franklin da SilvaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da EducaçãoInclui referênciasResumo : Esta pesquisa bibliográfica tem por finalidade investigar o uso das tecnologias digitais na educação e possíveis apontamentos éticos e epistemológicos. Os processos educacionais sempre estiveram intimamente relacionados com a manutenção das culturas humanas, se valendo do uso das mais variadas técnicas e tecnologias para alcançar este objetivo. Ao longo da história, muitas foram as inovações científicas que incidiram diretamente no comportamento humano, culminado no que hoje compreendemos como sendo a sociedade da informação. Se, nos dias atuais, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão presentes nos mais variados setores da sociedade, é necessário que façamos uma reflexão acerca do uso responsável e ético destas mesmas tecnologias na educação e, consequentemente, seus desdobramentos para a continuidade da nossa própria espécie.Abstract : This bibliographic research aims to investigate the use of digital technologies in education and possible ethical and epistemological notes. Educational processes have always been closely related to the maintenance of human cultures, using the most varied techniques and technologies to achieve this goal. Throughout history, many scientific innovations have focused directly on human behavior, culminating in what we understand today as the information society. If, today, Digital Information and Communication Technologies (TDIC) are present in the most varied sectors of society, it is necessary that we reflect on the responsible and ethical use of these same technologies in education and, consequently, their consequences for the continuity of our own species.1 arquivo (35 p.).application/pdfTecnologia educacionalInternet na educaçãoEducaçãoTecnologia digital : apontamentos éticos e epistemológicos para a educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - CLEVERON MONTANARIN.pdfapplication/pdf551654https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70743/1/R%20-%20E%20-%20CLEVERON%20MONTANARIN.pdf7f452109e595239e8f6a7346b30550bbMD51open access1884/707432021-05-17 11:56:23.754open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70743Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-17T14:56:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologia digital : apontamentos éticos e epistemológicos para a educação
title Tecnologia digital : apontamentos éticos e epistemológicos para a educação
spellingShingle Tecnologia digital : apontamentos éticos e epistemológicos para a educação
Montanarin, Cleveron, 1979-
Tecnologia educacional
Internet na educação
Educação
title_short Tecnologia digital : apontamentos éticos e epistemológicos para a educação
title_full Tecnologia digital : apontamentos éticos e epistemológicos para a educação
title_fullStr Tecnologia digital : apontamentos éticos e epistemológicos para a educação
title_full_unstemmed Tecnologia digital : apontamentos éticos e epistemológicos para a educação
title_sort Tecnologia digital : apontamentos éticos e epistemológicos para a educação
author Montanarin, Cleveron, 1979-
author_facet Montanarin, Cleveron, 1979-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Franklin, Karen, 1968-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia da Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Montanarin, Cleveron, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Internet na educação
Educação
topic Tecnologia educacional
Internet na educação
Educação
description Orientadora : Prof.a Dr.a Karen Franklin da Silva
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-17T14:56:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-17T14:56:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/70743
url https://hdl.handle.net/1884/70743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (35 p.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70743/1/R%20-%20E%20-%20CLEVERON%20MONTANARIN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f452109e595239e8f6a7346b30550bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860613876482048