Os caipira vão pr'escola : a canção caipira como fonte para aulas de história
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/90014 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Nadia Gaiofatto Gonçalves |
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Chaves, Edilson Aparecido, 1971-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaGonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971-Ferreira, Marlon Peterlini2024-10-03T16:52:08Z2024-10-03T16:52:08Z2024https://hdl.handle.net/1884/90014Orientadora: Profa. Dra. Nadia Gaiofatto GonçalvesCoorientador: Prof. Dr. Edilson Aparecido ChavesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 26/04/2024Inclui referênciasResumo: Esta dissertação aponta subsídios e ideias para o professor trabalhar canções em sala de aula como fonte histórica, enfatizando as canções caipiras. Procura discutir e evidenciar o potencial didático de canções caipiras como fontes para o ensino de História, essencialmente para o 9º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se desenvolveu a partir de referencial teórico e seleção de canções. Os conceitos norteadores são consciência histórica, literacia histórica e representação. Está estruturada em três capítulos: argumentação sobre os conceitos norteadores, salientando de que maneira podem contribuir para melhoria no ensino de História; um breve histórico da música caipira, auxiliando professores com o contexto das canções caipiras, seus principais temas e artistas; a proposta de trabalho para os professores, a partir das análises de fonte histórica propostas por Schmidt e Urban (2008) e Chapman (2021). O incentivo a uma relação pedagógica de valorização do papel do estudante, sem enfraquecer o papel do professor, foi apresentado durante a pesquisa. Constatou-se que o grupo social caipira, derivado de populações do interior dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, tão importantes na formação da população do centro-sul do Brasil, tem nas canções caipiras um instrumento de representação, onde estas canções expõem uma vida de mundo, de como enxergam o seu redor e de como querem serem vistos pelo mundo ao redor; portanto, são fontes significativas que podem auxiliar os estudantes, em sua análise, a verificar panoramas e cenários de como estes caipiras estavam examinando os acontecimentos. Ao realizar esta análise, o estudante tem a oportunidade de verificar que cada grupo social pode interpretar e representar o que está ao seu redor de maneira própria, trazendo para seu tempo e sua realidade a noção de que pode participar, opinar e interferir naquilo que o cerca. Ao final, além de algumas canções apreciadas seguindo a proposição da análise de fontes proposta, elaborou-se uma tabela com a sugestão de outras canções caipiras, junto de seus respectivos temas históricos, que podem ser trabalhadas em conjunto com as habilidades elencadas na BNCC para o ensino de História.Abstract: This dissertation provides insights and ideas for teachers to incorporate songs in the classroom as historical sources, with a focus on hillbilly songs. It aims to discuss and highlight the didactic potential of hillbilly songs as sources for history teaching, primarily for 9th-grade students. The research was conducted based on theoretical references and song selection. The guiding concepts are historical consciousness, historical literacy, and representation. It is structured into three chapters: an argumentation on the guiding concepts, emphasizing how they can contribute to improving history teaching; a brief history of hillbilly music, assisting teachers with the context of hillbilly songs, their main themes, and artists; and a proposed teaching approach for teachers, based on historical source analysis proposed by Schmidt and Urban (2008) and Chapman (2021). The encouragement of a pedagogical relationship valuing the role of the student without diminishing the role of the teacher was presented during the research. It was observed that the hillbilly social group, derived from populations in the interior of the states of São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, and Mato Grosso do Sul, so important in shaping the population of the centralsouthern region of Brazil, uses hillbilly songs as a means of representation. These songs depict a way of life, how they perceive their surroundings, and how they wish to be seen by the world around them; thus, they are significant sources that can help students analyze panoramas and scenarios of how these rural inhabitants were examining events. Through this analysis, students have the opportunity to realize that each social group can interpret and represent their surroundings in their own way, bringing to their time and reality the notion that they can participate, express opinions, and intervene in what surrounds them. In addition to analyzing selected songs as proposed in the source analysis, a table was developed with suggestions of other hillbilly songs, along with their respective historical themes, which can be integrated with the skills outlined in the BNCC for history teaching.1 recurso online : PDF.application/pdfHistória (Ensino fundamental)Historia - Estudo e ensinoMusica sertanejaMusica na educaçãoMemória coletivaHistóriaOs caipira vão pr'escola : a canção caipira como fonte para aulas de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARLON PETERLINI FERREIRA.pdfapplication/pdf1581909https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/90014/1/R%20-%20D%20-%20MARLON%20PETERLINI%20FERREIRA.pdfb1f386b0be3ff11e96ed02068d5c47f7MD51open access1884/900142024-10-03 13:52:08.809open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/90014Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-10-03T16:52:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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