A promoção de estratégias metacognitivas no ensino da leitura: uma investigação com crianças de 4ª série do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84861 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística. |
id |
UFSC_1885131cd37edbb9de9dc17b526d68a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84861 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A promoção de estratégias metacognitivas no ensino da leitura: uma investigação com crianças de 4ª série do Ensino FundamentalLinguisticaMetacogniçãoLeituraEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística.Através deste estudo investigamos em que medida o ensino de estratégias metacognitivas para alunos de quarta séries melhora a compreensão de textos. Duas hipóteses foram levantadas: 1 O ensino de estratégias metacognitivas influencia positivamente e significativamente a compreensão de textos. 2 Habilidades metacognitivas podem ser desenvolvidas em estágios precoces, se promovidas e estimuladas por atividades adequadas. Aulas de leitura foram conduzidas com 48 alunos na quarta série, divididos em dói grupos, experimental e controle, no Colégio de Aplicação da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, durante quatro meses. Através de análises quantitativas suportadas por análises qualitativas, observamos o crescimento de independência e prazer para as atividades de leitura com o Grupo Experimental que recebeu o ensino sistemático de estratégias metacognitivas. Ambos os grupos tornaram-se mais conscientes de serem capazes de construírem sentido durante a leitura, revelado pelo crescente interesse e estimulado pelas atividades desta pesquisa. Observamos uma visível melhora em relação ao envolvimento afetivo com a leitura, especialmente com o grupo controle. O ensino de leitura pode e deve acontecer sistematicamente, mas sempre combinado com significado para o leitor, de forma que aprender a ler seja uma atividade real e prazeirosa.Florianópolis, SCCabral, Loni GrimmUniversidade Federal de Santa CatarinaDias, Raquel Gastaldi2012-10-20T13:11:00Z2012-10-20T13:11:00Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisviii, 131 f.| il., tabs., grafs.application/pdf190257http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84861porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T21:49:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84861Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T21:49:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A promoção de estratégias metacognitivas no ensino da leitura: uma investigação com crianças de 4ª série do Ensino Fundamental |
title |
A promoção de estratégias metacognitivas no ensino da leitura: uma investigação com crianças de 4ª série do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
A promoção de estratégias metacognitivas no ensino da leitura: uma investigação com crianças de 4ª série do Ensino Fundamental Dias, Raquel Gastaldi Linguistica Metacognição Leitura Estudo e ensino |
title_short |
A promoção de estratégias metacognitivas no ensino da leitura: uma investigação com crianças de 4ª série do Ensino Fundamental |
title_full |
A promoção de estratégias metacognitivas no ensino da leitura: uma investigação com crianças de 4ª série do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
A promoção de estratégias metacognitivas no ensino da leitura: uma investigação com crianças de 4ª série do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
A promoção de estratégias metacognitivas no ensino da leitura: uma investigação com crianças de 4ª série do Ensino Fundamental |
title_sort |
A promoção de estratégias metacognitivas no ensino da leitura: uma investigação com crianças de 4ª série do Ensino Fundamental |
author |
Dias, Raquel Gastaldi |
author_facet |
Dias, Raquel Gastaldi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cabral, Loni Grimm Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Raquel Gastaldi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguistica Metacognição Leitura Estudo e ensino |
topic |
Linguistica Metacognição Leitura Estudo e ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-20T13:11:00Z 2012-10-20T13:11:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
190257 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84861 |
identifier_str_mv |
190257 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
viii, 131 f.| il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651918178779136 |