A gestão democrática como paradigma da educação brasileira na atualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Rubia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53737
Resumo: Orientadora : Profª Ma. Fabiana Thomé da Cruz
id UFPR_154ed3da0b18a57323575c4c0fc28f63
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53737
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ribas, RubiaCruz, Fabiana Thomé daUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-19T19:17:20Z2019-11-19T19:17:20Z2016https://hdl.handle.net/1884/53737Orientadora : Profª Ma. Fabiana Thomé da CruzMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Este artigo visa refletir sobre as atribuições inerentes a função da direção da escola, na rede de educação pública do estado do Paraná. A ideia é destacar os instrumentos existentes a disposição da gestão para que a comunidade escolar, de posse desses conhecimentos, possa se integrar de forma qualificada e democrática à gestão escolar. Foi realizado um estudo aprofundado de bibliografia sobre a temática e de material disponibilizado por ocasião de curso de gestores ofertado pela Secretaria de Estado de Educação. O trabalho foi pensado no intuito de estabelecer uma reflexão sobre o sistema educacional brasileiro, a história da educação e as mudanças que ocorreram ao longo dos anos. Percebeu-se que as relações estabelecidas em cada década e a forma de gestão desenvolvida, durante anos, demonstram que por longo tempo a democracia permaneceu apenas no imaginário de idealistas e, na prática, o que se observava eram relações de poder e autoridade. Buscouse na literatura a síntese dos estudos realizados sobre tecnologias na educação, legislação educacional, recursos financeiros e pedagógicos, entre outros, na perspectiva que destaca a importância do gestor conhecer e utilizar no cotidiano escolar estes recursos. Os estudos revelam a evolução dos princípios relacionados à gestão democrática. A legislação e normatização que vem se implantando no sistema educacional visa efetivar uma ação pautada no posicionamento do gestor como mediador, por meio da prática de ações voltadas a organização e manutenção financeira, pedagógica e dos recursos humanos presentes na escola. Apesar da autonomia das escolas ser restrita, a existência de instâncias colegiadas e de eleições para diretores indica a busca permanente por estratégias coletivas que propiciem melhoria na qualidade de ensino e na gestão dos recursos destinados a educação.24 p.application/pdfEscolas - Organização e administraçãoEscolas publicasA gestão democrática como paradigma da educação brasileira na atualidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - RUBIA RIBAS.pdfapplication/pdf146424https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53737/1/R%20-%20E%20-%20RUBIA%20RIBAS.pdfc95674290826d67d901f86cce7ab91bdMD51open access1884/537372019-11-19 16:17:20.163open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53737Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-19T19:17:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gestão democrática como paradigma da educação brasileira na atualidade
title A gestão democrática como paradigma da educação brasileira na atualidade
spellingShingle A gestão democrática como paradigma da educação brasileira na atualidade
Ribas, Rubia
Escolas - Organização e administração
Escolas publicas
title_short A gestão democrática como paradigma da educação brasileira na atualidade
title_full A gestão democrática como paradigma da educação brasileira na atualidade
title_fullStr A gestão democrática como paradigma da educação brasileira na atualidade
title_full_unstemmed A gestão democrática como paradigma da educação brasileira na atualidade
title_sort A gestão democrática como paradigma da educação brasileira na atualidade
author Ribas, Rubia
author_facet Ribas, Rubia
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Cruz, Fabiana Thomé da
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas, Rubia
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas - Organização e administração
Escolas publicas
topic Escolas - Organização e administração
Escolas publicas
description Orientadora : Profª Ma. Fabiana Thomé da Cruz
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-19T19:17:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-19T19:17:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53737
url https://hdl.handle.net/1884/53737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 24 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53737/1/R%20-%20E%20-%20RUBIA%20RIBAS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c95674290826d67d901f86cce7ab91bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860650509533184