A gestão democrática como paradigma da educação brasileira na atualidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53737 |
Resumo: | Orientadora : Profª Ma. Fabiana Thomé da Cruz |
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Ribas, RubiaCruz, Fabiana Thomé daUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-19T19:17:20Z2019-11-19T19:17:20Z2016https://hdl.handle.net/1884/53737Orientadora : Profª Ma. Fabiana Thomé da CruzMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Este artigo visa refletir sobre as atribuições inerentes a função da direção da escola, na rede de educação pública do estado do Paraná. A ideia é destacar os instrumentos existentes a disposição da gestão para que a comunidade escolar, de posse desses conhecimentos, possa se integrar de forma qualificada e democrática à gestão escolar. Foi realizado um estudo aprofundado de bibliografia sobre a temática e de material disponibilizado por ocasião de curso de gestores ofertado pela Secretaria de Estado de Educação. O trabalho foi pensado no intuito de estabelecer uma reflexão sobre o sistema educacional brasileiro, a história da educação e as mudanças que ocorreram ao longo dos anos. Percebeu-se que as relações estabelecidas em cada década e a forma de gestão desenvolvida, durante anos, demonstram que por longo tempo a democracia permaneceu apenas no imaginário de idealistas e, na prática, o que se observava eram relações de poder e autoridade. Buscouse na literatura a síntese dos estudos realizados sobre tecnologias na educação, legislação educacional, recursos financeiros e pedagógicos, entre outros, na perspectiva que destaca a importância do gestor conhecer e utilizar no cotidiano escolar estes recursos. Os estudos revelam a evolução dos princípios relacionados à gestão democrática. A legislação e normatização que vem se implantando no sistema educacional visa efetivar uma ação pautada no posicionamento do gestor como mediador, por meio da prática de ações voltadas a organização e manutenção financeira, pedagógica e dos recursos humanos presentes na escola. Apesar da autonomia das escolas ser restrita, a existência de instâncias colegiadas e de eleições para diretores indica a busca permanente por estratégias coletivas que propiciem melhoria na qualidade de ensino e na gestão dos recursos destinados a educação.24 p.application/pdfEscolas - Organização e administraçãoEscolas publicasA gestão democrática como paradigma da educação brasileira na atualidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - RUBIA RIBAS.pdfapplication/pdf146424https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53737/1/R%20-%20E%20-%20RUBIA%20RIBAS.pdfc95674290826d67d901f86cce7ab91bdMD51open access1884/537372019-11-19 16:17:20.163open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53737Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-19T19:17:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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