A participação do consumidor na campanha #FizComOreo e o relações pública na era da convergência cultural
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/45044 |
Resumo: | Orientadora: Cláudia Irene de Quadros. |
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Souza, Stephanie Munhoz deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações PúblicasQuadros, Cláudia Irene de, 1968-2022-06-20T18:06:04Z2022-06-20T18:06:04Z2016https://hdl.handle.net/1884/45044Orientadora: Cláudia Irene de Quadros.Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Relações Públicas.Inclui referênciasResumo: O objetivo desta pesquisa é estudar estratégias de comunicação que incentivam a participação do consumidor. Para tanto, o objeto selecionado foi o site FizComOreo.com.br, no qual são encontradas receitas com o biscoito fabricado pela Kraft Foods. O trabalho retrata a apropriação da temática #FaçaVocêMesmo pela marca de biscoitos Oreo, a partir da campanha #FizComOreo no meio digital. Neste contexto, é analisada a interação com o consumidor, considerando o possível papel do profissional de Relações Públicas ante a convergência cultural. Neste cenário, as transformações socioculturais provocadas pelas tecnologias motivaram uma maior participação do público. Desse modo, é possível delimitar a problematização de como o profissional de relações públicas irá atuar engajando esse público, inserindo os consumidores em contexto de convergência tecnológica e cultural. Logo, a questão problema desta pesquisa é: "De que forma o profissional de Relações Públicas ante a convergência cultural pode incentivar a participação do consumidor de uma marca?". Esta monografia pode ser uma fonte relevante porque delimita a importância do relacionamento que as marcas devem desenvolver, além de conferir a adição de valor ao usuário da Web 3.0. Para compreender este fenômeno, buscamos embasamento teórico em Dominique Wolton (2003), Henry Jenkins (2009), Carolina Terra (2005), José Pinho (2003) e Margarida Kunsch (2001). Analisamos o comportamento da comunidade do site fizcomoreo.com.br a partir da netnografia e da entrevista estruturada. O corpus constitui-se de fotos postadas pelos entrevistados e também pela descrição de perfil dos consumidores no Instagram. Entre os resultados obtidos, encontramos na categoria de análise de conteúdo o elemento #Oreolovers, simbolizando o amor direcionado à marca, isto é, a representação da fidelização do consumidor vigente na era da convergência1 recurso online : PDF.application/pdfConvergência culturalComportamento do consumidor - Estudo de casosA participação do consumidor na campanha #FizComOreo e o relações pública na era da convergência culturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMonografia_Stephanie_Revisado_PosBanca.pdfapplication/pdf3879476https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45044/1/Monografia_Stephanie_Revisado_PosBanca.pdf679733d4cfffa706a023a7baca53022eMD51open accessTEXTMonografia_Stephanie_Revisado_PosBanca.pdf.txtExtracted Texttext/plain196213https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45044/2/Monografia_Stephanie_Revisado_PosBanca.pdf.txt32dea2f436eac7d7baeb1cf7eeef48bbMD52open accessTHUMBNAILMonografia_Stephanie_Revisado_PosBanca.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1166https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45044/3/Monografia_Stephanie_Revisado_PosBanca.pdf.jpgc68ba84383febfe9bc5fd35fa7edce09MD53open access1884/450442022-06-20 15:06:04.14open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/45044Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-06-20T18:06:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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