A participação do consumidor na campanha #FizComOreo e o relações pública na era da convergência cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Stephanie Munhoz de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/45044
Resumo: Orientadora: Cláudia Irene de Quadros.
id UFPR_161795c7119d7a241850e6a3589fea05
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/45044
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Stephanie Munhoz deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações PúblicasQuadros, Cláudia Irene de, 1968-2022-06-20T18:06:04Z2022-06-20T18:06:04Z2016https://hdl.handle.net/1884/45044Orientadora: Cláudia Irene de Quadros.Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Relações Públicas.Inclui referênciasResumo: O objetivo desta pesquisa é estudar estratégias de comunicação que incentivam a participação do consumidor. Para tanto, o objeto selecionado foi o site FizComOreo.com.br, no qual são encontradas receitas com o biscoito fabricado pela Kraft Foods. O trabalho retrata a apropriação da temática #FaçaVocêMesmo pela marca de biscoitos Oreo, a partir da campanha #FizComOreo no meio digital. Neste contexto, é analisada a interação com o consumidor, considerando o possível papel do profissional de Relações Públicas ante a convergência cultural. Neste cenário, as transformações socioculturais provocadas pelas tecnologias motivaram uma maior participação do público. Desse modo, é possível delimitar a problematização de como o profissional de relações públicas irá atuar engajando esse público, inserindo os consumidores em contexto de convergência tecnológica e cultural. Logo, a questão problema desta pesquisa é: "De que forma o profissional de Relações Públicas ante a convergência cultural pode incentivar a participação do consumidor de uma marca?". Esta monografia pode ser uma fonte relevante porque delimita a importância do relacionamento que as marcas devem desenvolver, além de conferir a adição de valor ao usuário da Web 3.0. Para compreender este fenômeno, buscamos embasamento teórico em Dominique Wolton (2003), Henry Jenkins (2009), Carolina Terra (2005), José Pinho (2003) e Margarida Kunsch (2001). Analisamos o comportamento da comunidade do site fizcomoreo.com.br a partir da netnografia e da entrevista estruturada. O corpus constitui-se de fotos postadas pelos entrevistados e também pela descrição de perfil dos consumidores no Instagram. Entre os resultados obtidos, encontramos na categoria de análise de conteúdo o elemento #Oreolovers, simbolizando o amor direcionado à marca, isto é, a representação da fidelização do consumidor vigente na era da convergência1 recurso online : PDF.application/pdfConvergência culturalComportamento do consumidor - Estudo de casosA participação do consumidor na campanha #FizComOreo e o relações pública na era da convergência culturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMonografia_Stephanie_Revisado_PosBanca.pdfapplication/pdf3879476https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45044/1/Monografia_Stephanie_Revisado_PosBanca.pdf679733d4cfffa706a023a7baca53022eMD51open accessTEXTMonografia_Stephanie_Revisado_PosBanca.pdf.txtExtracted Texttext/plain196213https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45044/2/Monografia_Stephanie_Revisado_PosBanca.pdf.txt32dea2f436eac7d7baeb1cf7eeef48bbMD52open accessTHUMBNAILMonografia_Stephanie_Revisado_PosBanca.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1166https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45044/3/Monografia_Stephanie_Revisado_PosBanca.pdf.jpgc68ba84383febfe9bc5fd35fa7edce09MD53open access1884/450442022-06-20 15:06:04.14open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/45044Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-06-20T18:06:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A participação do consumidor na campanha #FizComOreo e o relações pública na era da convergência cultural
title A participação do consumidor na campanha #FizComOreo e o relações pública na era da convergência cultural
spellingShingle A participação do consumidor na campanha #FizComOreo e o relações pública na era da convergência cultural
Souza, Stephanie Munhoz de
Convergência cultural
Comportamento do consumidor - Estudo de casos
title_short A participação do consumidor na campanha #FizComOreo e o relações pública na era da convergência cultural
title_full A participação do consumidor na campanha #FizComOreo e o relações pública na era da convergência cultural
title_fullStr A participação do consumidor na campanha #FizComOreo e o relações pública na era da convergência cultural
title_full_unstemmed A participação do consumidor na campanha #FizComOreo e o relações pública na era da convergência cultural
title_sort A participação do consumidor na campanha #FizComOreo e o relações pública na era da convergência cultural
author Souza, Stephanie Munhoz de
author_facet Souza, Stephanie Munhoz de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Stephanie Munhoz de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Quadros, Cláudia Irene de, 1968-
contributor_str_mv Quadros, Cláudia Irene de, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Convergência cultural
Comportamento do consumidor - Estudo de casos
topic Convergência cultural
Comportamento do consumidor - Estudo de casos
description Orientadora: Cláudia Irene de Quadros.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-20T18:06:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-20T18:06:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/45044
url https://hdl.handle.net/1884/45044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45044/1/Monografia_Stephanie_Revisado_PosBanca.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45044/2/Monografia_Stephanie_Revisado_PosBanca.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45044/3/Monografia_Stephanie_Revisado_PosBanca.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 679733d4cfffa706a023a7baca53022e
32dea2f436eac7d7baeb1cf7eeef48bb
c68ba84383febfe9bc5fd35fa7edce09
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898886759055360