Educação CTS na instituição escolar : posicionamentos de licenciandos(as) em física à luz das categorias de professores como intelectuais
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/72092 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Ivanilda Higa |
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Brum, Débora Larissa, 1996-Higa, Ivanilda, 1970-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-11-03T17:52:48Z2021-11-03T17:52:48Z2021https://hdl.handle.net/1884/72092Orientadora: Profa. Dra. Ivanilda HigaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 03/03/2021Inclui referências: p. 191-201Resumo: Neste trabalho investigamos à quais modelos de intelectuais os futuros professores e professoras de Física se aproximam na elaboração de propostas de ensino CTS e nas suas concepções a respeito do desenvolvimento de práticas desta natureza na instituição escolar. Para tanto, propomos os seguintes objetivos: i) Analisar quais os elementos, dentre os defendidos pelos referenciais da Educação CTS, são contemplados por professores(as) em formação inicial na elaboração de propostas de ensino desta natureza; ii) Mapear os elementos da cultura escolar presentes nos posicionamentos dos(as) licenciandos(as) sobre a possibilidade de implementação de propostas de ensino CTS na escola; iii) Analisar características de atuação docente como intelectual nos elementos presentes nas propostas de ensino e nos posicionamentos dos(as) licenciandos(as) sobre as possibilidades de implementação de propostas CTS na escola. A pesquisa foi realizada em uma disciplina de Metodologia do Ensino de Física, a partir do desenvolvimento de ações formativas com licenciandos(as) de uma universidade pública da região sul do Brasil. A construção de dados ocorreu em dois momentos distintos: o primeiro envolvendo ações formativas na disciplina de Metodologia do Ensino de Física e o segundo mediante a realização de entrevistas, após o encerramento da disciplina. Os dados provenientes das ações formativas foram: produções escritas dos(as) licenciandos(as) (individuais e em grupos), sendo a principal delas as propostas de ensino elaboradas, em grupos, pelos sujeitos e gravações de áudio dos encontros. As entrevistas foram realizadas com um integrante de cada grupo da proposta de ensino. As propostas de ensino foram analisadas a partir dos trabalhos de Strieder (2012) e Rosa (2019) com o intuito de responder o objetivo específico (i). A análise das entrevistas ocorreu à luz do conceito de cultura escolar (PÉREZ GÓMEZ, 2001; FORQUIN, 1993) e dos modelos de atuação como intelectual conceituados por Giroux (1992) buscando a partir destes responder os objetivos (ii) e (iii). Os resultados indicam que os futuros(as) professores(as) contemplam com maior ênfase perspectivas educacionais CTS que potencializam o desenvolvimento de posturas questionadoras frente ao processo de desenvolvimento da CT, comparecendo de maneira tímida problematizações que potencializam o enfrentamento das problemáticas estudadas, sinalizando assim, a necessidade e pertinência de discussões e problematizações no âmbito da formação inicial. No que se refere à instituição escolar e as práticas CTS constatamos que, apesar de não estarem em atuação nos espaços escolares, os(as) licenciandos(as) consideram dimensões importantes que marcam esta instituição as quais se configuram como imperativos para que os pressupostos da Educação CTS sejam incorporados em suas práticas futuras, a exemplo do trabalho interdisciplinar e das influências externas e internas que influenciam as culturas institucional, acadêmica e docente que perpassam o espaço educativo. Já, no tocante a atuação docente como intelectual a maioria dos sujeitos entrevistados transita entre posicionamentos próximos ao dos intelectuais adaptado, crítico e transformador, tanto no que se refere às práticas educativas CTS, quanto no que refere ao papel político e social do(a) professor(a) no interior da instituição escolar e na sociedade mais ampla. Diante destes resultados, consideramos necessárias maiores discussões envolvendo os pressupostos da Educação CTS nos espaços de formação inicial de professores, bem como a problematização das particularidades da instituição escolar neste espaço. Acreditamos que um modelo de formação alinhado com o modelo de atuação como intelectual transformador possibilitará ressignificar o papel docente nas instituições escolares, para que assim, os(as) futuros(as) professores(as) tenham a possibilidade de posicionar-se com vistas ao enfrentamento e busca de novos encaminhamentos frente aos elementos mencionados como limitadores para a implementação de práticas desta natureza na instituição escolar. Palavras-chave: Formação inicial de professores. Intelectual transformador. Educação CTS. Licenciatura em Física. Cultura EscolarAbstract: In this work we investigate to what models of intellectuals the future teachers and physics teachers approach in the elaboration of STS (Science, technology and society) teaching proposals and in their conceptions regarding the development of practices of this nature in the school institution. For this purpose, we propose the following objectives: i) Analyze which elements are, among those defended by STS educational references, contemplated by teachers in initial training in the elaboration of teaching proposals of this nature; ii) Map the elements of school culture present in the positions of licentiate students on the possibility of implementing STS teaching proposals at school; iii) Analyze characteristics of teaching performance as intellectual in the elements present in the teaching proposals and in the positions of licentiate students on the possibilities of implementing STS proposals at school. The research was carried out in a course of Physics Teaching Methodology, from the development of training actions with licentiate students from a public university in the southern region of Brazil. The data construction occurred in two distinct moments: the first involving training actions in a course of Physics Teaching Methodology and the second through interview conductions, after the end of the course. The data from the training actions were: written productions of the licentiate students (individual and in groups), the main one being the teaching proposals elaborated, in groups, by the subjects and audio recordings of the meetings. The interviews were conducted with a member of each group of the teaching proposal. The teaching proposals were analyzed based on the work of Strieder (2012) and Rosa (2019) in order to answer the specific objective (i). The analysis of the interviews took place in the light of the concept of school culture (PÉREZ GÓMEZ, 2001; FORQUIN, 1993) and the models of acting as an intellectual conceptualized by Giroux (1992) seeking from these to answer the objectives (ii) and (iii). The results indicate that future teachers consider STS educational perspectives with greater emphasis, which enhance the development of questioning attitudes towards the ST development process. This shows in a timid way problematizations that enhance the confrontation of the studied problems, thus signaling the necessity and pertinence of discussions and problematizations in the context of initial training. With regard to the school institution and STS practices, we found that, despite not being active in school spaces, the licentiate students consider important dimensions that mark this institution which takes form as imperatives for the assumptions of the STS education to be incorporated into their future practices, in the same way as interdisciplinary work, external and internal influences that affect the institutional, academic and teaching cultures that permeate the educational space. As for teaching as an intellectual, most of the interviewed subjects move between positions close to the adapted, critical and transformative intellectuals, both with regard to STS educational practices and with regard to the political and social role of the teacher inside the school institution and in the wider society. In view of these findings, we consider necessary further discussions involving the assumptions of STS Education in the spaces of initial teacher training, as well as the problematization of the particularities of the school institution in this space. We believe that a training model aligned with the model of performance as a transformative intellectual will make it possible to re-signify the teaching role in school institutions, so that future teachers have the possibility to position themselves in order to face and seek new referrals before the elements mentioned as limiting to practices implementation of this nature in the school institution. Keywords: Teacher education. Transformative intellectual. STS Education. Physics Teachers Training. School Culture1 arquivo (213 p.) : il. (algumas color.).application/pdfFísica - Estudo e ensinoProfessores de fisica - FormaçãoCiênciaCultura escolarEducaçãoEducação CTS na instituição escolar : posicionamentos de licenciandos(as) em física à luz das categorias de professores como intelectuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DEBORA LARISSA BRUM.pdfapplication/pdf3458946https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72092/1/R%20-%20D%20-%20DEBORA%20LARISSA%20BRUM.pdf3b9693dcd74ad078feacd3bd143263c8MD51open access1884/720922021-11-03 14:52:48.075open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72092Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-03T17:52:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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