Inserção da Interdisciplinaridade na formação de licenciandos em Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboa, Eliana
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25771
Resumo: Esta pesquisa procurou conhecer como os professores de Física, em formação inicial, constituem um perfil interdisciplinar. Realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa ação, investigando seis alunos da carreira de professor de Física. Estabeleceu-se como objetivo conhecer, mediante um processo de imersão, como os graduandos de Licenciatura em Física constroem, na sua formação, características de um professor interdisciplinar para a educação científica. Acredita-se que o propósito do ensino da Física seja possibilitar ao estudante compreender os conceitos científicos do seu mundo vivencial. Ademais, percebeu-se que há poucos trabalhos científicos abordando a relação entre o ensino de Física e a interdisciplinaridade nos cursos de formação inicial. Assim, assume-se, nesta tese, que a construção do perfil interdisciplinar do professor em formação inicial terá a contribuição tanto das disciplinas do núcleo de formação do professor, como das disciplinas do núcleo de formação em Física, no interior de um curso de licenciatura. Como nesses espaços não há compartilhamento de práticas entre os seus membros, definiu-se para este trabalho que um curso de Licenciatura em Física pode ser definido como um sistema composto de comunidades de prática, com duas principais comunidades, com membros distintos, em torno da ciência Física, e com domínios distintos: ensino de Física e conhecimento da Física. Com relação ao saber profissional do professor, foi ponderado que ele sofre influências, além das suas experiências formativas no interior de um curso de graduação, das relações e experiências educativas, constituídas na sua história de vida. Os dados foram construídos a partir de registros das práticas de ensino como componente curricular, desenvolvidas em disciplinas dos dois núcleos formativos; também se consideraram, para o mesmo fim, os documentos das atividades de pesquisas e extensão do curso de Licenciatura em Física, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. O acompanhamento das práticas de ensino demonstrou que a adoção de atividades interdisciplinares está ligada ao objetivo de ensino com o qual o professor em formação inicial assume a sua prática. Neste processo, foram construídas três categorias para compreender como o perfil interdisciplinar do professor em formação inicial é construído: o engajamento, a comunicação e a pesquisa, donde se percebeu que o refinamento dessas categorias, no perfil do professor, ocorre no interior da licenciatura. Assim, conclui-se que o licenciando em Física constrói o seu perfil interdisciplinar durante o seu engajamento em comunidades de prática de ensino, cujo propósito é contribuir com a construção de um conhecimento científico para responder a questões mais imediatas do educando.
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Ademais, percebeu-se que há poucos trabalhos científicos abordando a relação entre o ensino de Física e a interdisciplinaridade nos cursos de formação inicial. Assim, assume-se, nesta tese, que a construção do perfil interdisciplinar do professor em formação inicial terá a contribuição tanto das disciplinas do núcleo de formação do professor, como das disciplinas do núcleo de formação em Física, no interior de um curso de licenciatura. Como nesses espaços não há compartilhamento de práticas entre os seus membros, definiu-se para este trabalho que um curso de Licenciatura em Física pode ser definido como um sistema composto de comunidades de prática, com duas principais comunidades, com membros distintos, em torno da ciência Física, e com domínios distintos: ensino de Física e conhecimento da Física. Com relação ao saber profissional do professor, foi ponderado que ele sofre influências, além das suas experiências formativas no interior de um curso de graduação, das relações e experiências educativas, constituídas na sua história de vida. Os dados foram construídos a partir de registros das práticas de ensino como componente curricular, desenvolvidas em disciplinas dos dois núcleos formativos; também se consideraram, para o mesmo fim, os documentos das atividades de pesquisas e extensão do curso de Licenciatura em Física, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. O acompanhamento das práticas de ensino demonstrou que a adoção de atividades interdisciplinares está ligada ao objetivo de ensino com o qual o professor em formação inicial assume a sua prática. Neste processo, foram construídas três categorias para compreender como o perfil interdisciplinar do professor em formação inicial é construído: o engajamento, a comunicação e a pesquisa, donde se percebeu que o refinamento dessas categorias, no perfil do professor, ocorre no interior da licenciatura. Assim, conclui-se que o licenciando em Física constrói o seu perfil interdisciplinar durante o seu engajamento em comunidades de prática de ensino, cujo propósito é contribuir com a construção de um conhecimento científico para responder a questões mais imediatas do educando.ABSTRACT This research sought to know how physics teachers, in undergraduate training, build up an interdisciplinary profile. A research with a qualitative approach was carried out. It was a research-action that investigated six Physics undergraduates, who were studying to become teachers. The aim was to learn, through an immersion process, how Physics undergraduates, during their education, build up, characteristics of an interdisciplinary teacher for scientific education. It is believed that the purpose of teaching physics is to enable students to understand the scientific concepts of their experiential world. In addition, it was noticed that there are few scientific papers addressing the relationship between teaching Physics and interdisciplinarity in undergraduate courses. Thus, it is assumed in this thesis that the construction of the interdisciplinary profile, during the undergraduate degree, will have contributions from both the disciplines of the teacher training core, as well as the disciplines from the physics degree core, within a bachelor's degree course. As in these areas there is no sharing of practices among their members, it was defined for this work that a degree in Physics can be defined as a system composed of communities of practice, with two main communities, with distinct members within the Physical Science, and with distinct domains: teaching of Physics and knowledge of Physics. Regarding the professional knowledge of the teacher, it was considered that, in addition to their educational experiences within an undergraduate course, they are influenced by the educational relationships and experiences along their lives. The data were collected from records of teaching practices as a curricular component, developed in disciplines of the two undergraduate cores; the documents of both research and extension activities of the Degree in Physics, at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia, were also considered for the same purpose. The monitoring of teaching practices has shown that the implementation of interdisciplinary activities is linked to the teaching objective, with which the teacher in undergraduate training, integrates in their practice. In this process, three categories were made in order to understand how the interdisciplinary profile of the teacher in undergraduate training is constructed: the engagement, the communication and the research, where it was noticed that the refinement of these categories, within the teachers' profile, occurs within the undergraduate degree. Thus, it is concluded that the Physics undergraduates build up their interdisciplinary profile during her engagement in communities of teaching practice, whose purpose is to contribute to the construction of scientific knowledge so as to answer more immediate questions from the students.Keywords: Teacher training. Physics teaching. Interdisciplinarity.Submitted by Eliana Lisboa (elianalis9@gmail.com) on 2018-04-18T16:25:49Z No. of bitstreams: 2 ELIANA ALCANTARA LISBOA tese completa.pdf: 1996817 bytes, checksum: c7f9fd12d5ad4ef2f956a726e9bd4484 (MD5) Ata defesa ElianaLisboa.pdf: 268269 bytes, checksum: 0f08895a6b41c70c719d46e83a9a3937 (MD5)Approved for entry into archive by NUBIA OLIVEIRA (nubia.marilia@ufba.br) on 2018-04-18T16:55:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ELIANA ALCANTARA LISBOA tese completa.pdf: 1996817 bytes, checksum: c7f9fd12d5ad4ef2f956a726e9bd4484 (MD5) Ata defesa ElianaLisboa.pdf: 268269 bytes, checksum: 0f08895a6b41c70c719d46e83a9a3937 (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-18T16:55:28Z (GMT). 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