Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952-
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74062
Resumo: Orientador: Zelia Milléo Pavão
id UFPR_178d2a10e9987f2a3748257b42f69c9a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74062
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPavão, Zelia Milleo, 1928-20212022-10-19T19:10:53Z2022-10-19T19:10:53Z1988https://hdl.handle.net/1884/74062Orientador: Zelia Milléo PavãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 152-153Resumo: Mediante a análise da estrutura lógica inerente aos materiais montessorianos, este trabalho desenvolve uma metodologia de ensino para a iniciação matemática que prioriza o processo de construção do conhecimento pela criança. Para tanto redescobre o pensamento de MARIA MONTESSORI, a partir do qual foram criados os materiais de desenvolvimento, e entre esses os específicos para o ensino de Matemática. Busca-se nas implicações da teoria de PIAGET, cujas fases do processo construtivo do conhecimento aceitam-se corro posto, e na teorização de Z.P. DIENES sobre o aprendizado de Matemática a fundamentação científica para a respectiva metodologia. Isto torna o material montessoriano atualizado e compatível com o momento escolar no que diz respeito à atividade em sala de aula e a questão metodológica fica associada á formação da criança pela vertente do seu pensamento. Do mesmo modo, desenvolve-se estudo sobre a pedagogia montessoriana, buscando resgatar a pessoa que existe no processo educativo, como também o fundamento que envolve a ação docente como decorrência de sua filosofia que considera a criança em sua totalidade. Este trabalho visa não só auxiliar o professor de magistério, e licenciaturas como também orientar o professor das séries iniciais do primeiro grau em sua atividade didática diária.Abstract: By using the analysis of the logic structures found in Montessorian materials, this work will develop a teaching process for math initiation with emphasis on the process of learning construction handled by the child. In order to achieve this purpose it will focus on MARIA MONTESSORI's thoughts, the ones which influenced the development of such instruction materials, oriented to math studies. It will also use PIAGET's theories, by accepting his approach on the construction process, and the theories of Z. P. DIENES of math learning - both to better outline the aforementioned methodology. This makes the montessorian materials on updated tool and compatible to the scholar momentum, relative to what is worked on in class, and the methodological issue becomes associated with the formation of the child through means of thought. On the same token a study of the montessorian pedagogy is developed, in search for a more person-oriented education, as well as the fundamentals which involue the teaching process as a result of a philosophy which takes into account the child as a whole. This work is aimed not only to help teachers of Jr. Schools and graduation courses, but also orient them in terms of their day-to-day activities in classroom.153 f. ; 30cm.application/pdfDisponível em formato digitalEnsinoRedação acadêmicaMatemática - Estudo e ensinoEducaçãoMetodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessorianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - ETTIENE CORDEIRO GUERIOS DE DOMENICO.pdfapplication/pdf8792671https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74062/1/D%20-%20D%20-%20ETTIENE%20CORDEIRO%20GUERIOS%20DE%20DOMENICO.pdf439720ee031fd64009b84b29b67dc11aMD51open access1884/740622022-10-19 16:10:53.475open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74062Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-19T19:10:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana
title Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana
spellingShingle Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana
Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952-
Ensino
Redação acadêmica
Matemática - Estudo e ensino
Educação
title_short Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana
title_full Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana
title_fullStr Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana
title_full_unstemmed Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana
title_sort Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana
author Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952-
author_facet Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021
contributor_str_mv Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Redação acadêmica
Matemática - Estudo e ensino
Educação
topic Ensino
Redação acadêmica
Matemática - Estudo e ensino
Educação
description Orientador: Zelia Milléo Pavão
publishDate 1988
dc.date.issued.fl_str_mv 1988
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-19T19:10:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-19T19:10:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74062
url https://hdl.handle.net/1884/74062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 153 f. ; 30cm.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74062/1/D%20-%20D%20-%20ETTIENE%20CORDEIRO%20GUERIOS%20DE%20DOMENICO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 439720ee031fd64009b84b29b67dc11a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898886595477504