Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1988 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/74062 |
Resumo: | Orientador: Zelia Milléo Pavão |
id |
UFPR_178d2a10e9987f2a3748257b42f69c9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74062 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPavão, Zelia Milleo, 1928-20212022-10-19T19:10:53Z2022-10-19T19:10:53Z1988https://hdl.handle.net/1884/74062Orientador: Zelia Milléo PavãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 152-153Resumo: Mediante a análise da estrutura lógica inerente aos materiais montessorianos, este trabalho desenvolve uma metodologia de ensino para a iniciação matemática que prioriza o processo de construção do conhecimento pela criança. Para tanto redescobre o pensamento de MARIA MONTESSORI, a partir do qual foram criados os materiais de desenvolvimento, e entre esses os específicos para o ensino de Matemática. Busca-se nas implicações da teoria de PIAGET, cujas fases do processo construtivo do conhecimento aceitam-se corro posto, e na teorização de Z.P. DIENES sobre o aprendizado de Matemática a fundamentação científica para a respectiva metodologia. Isto torna o material montessoriano atualizado e compatível com o momento escolar no que diz respeito à atividade em sala de aula e a questão metodológica fica associada á formação da criança pela vertente do seu pensamento. Do mesmo modo, desenvolve-se estudo sobre a pedagogia montessoriana, buscando resgatar a pessoa que existe no processo educativo, como também o fundamento que envolve a ação docente como decorrência de sua filosofia que considera a criança em sua totalidade. Este trabalho visa não só auxiliar o professor de magistério, e licenciaturas como também orientar o professor das séries iniciais do primeiro grau em sua atividade didática diária.Abstract: By using the analysis of the logic structures found in Montessorian materials, this work will develop a teaching process for math initiation with emphasis on the process of learning construction handled by the child. In order to achieve this purpose it will focus on MARIA MONTESSORI's thoughts, the ones which influenced the development of such instruction materials, oriented to math studies. It will also use PIAGET's theories, by accepting his approach on the construction process, and the theories of Z. P. DIENES of math learning - both to better outline the aforementioned methodology. This makes the montessorian materials on updated tool and compatible to the scholar momentum, relative to what is worked on in class, and the methodological issue becomes associated with the formation of the child through means of thought. On the same token a study of the montessorian pedagogy is developed, in search for a more person-oriented education, as well as the fundamentals which involue the teaching process as a result of a philosophy which takes into account the child as a whole. This work is aimed not only to help teachers of Jr. Schools and graduation courses, but also orient them in terms of their day-to-day activities in classroom.153 f. ; 30cm.application/pdfDisponível em formato digitalEnsinoRedação acadêmicaMatemática - Estudo e ensinoEducaçãoMetodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessorianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - ETTIENE CORDEIRO GUERIOS DE DOMENICO.pdfapplication/pdf8792671https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74062/1/D%20-%20D%20-%20ETTIENE%20CORDEIRO%20GUERIOS%20DE%20DOMENICO.pdf439720ee031fd64009b84b29b67dc11aMD51open access1884/740622022-10-19 16:10:53.475open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74062Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-19T19:10:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana |
title |
Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana |
spellingShingle |
Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952- Ensino Redação acadêmica Matemática - Estudo e ensino Educação |
title_short |
Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana |
title_full |
Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana |
title_fullStr |
Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana |
title_full_unstemmed |
Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana |
title_sort |
Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana |
author |
Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952- |
author_facet |
Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021 |
contributor_str_mv |
Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Redação acadêmica Matemática - Estudo e ensino Educação |
topic |
Ensino Redação acadêmica Matemática - Estudo e ensino Educação |
description |
Orientador: Zelia Milléo Pavão |
publishDate |
1988 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1988 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-19T19:10:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-19T19:10:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/74062 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/74062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
153 f. ; 30cm. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74062/1/D%20-%20D%20-%20ETTIENE%20CORDEIRO%20GUERIOS%20DE%20DOMENICO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
439720ee031fd64009b84b29b67dc11a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898886595477504 |