Um olhar sobre o valor dos conteúdos de matemática : a vez de quem ensina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/28441 |
Resumo: | Orientadora: Maria Tereza Carneiro Soares |
id |
UFPR_581a6e4f6a67fd08c271e16619bca3f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/28441 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Melao, Walderez Soares2022-12-01T18:52:47Z2022-12-01T18:52:47Z2004https://hdl.handle.net/1884/28441Orientadora: Maria Tereza Carneiro SoaresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004Inclui bibliografia e anexosResumo: Este trabalho apresenta o modo como duas professoras de matemática, protagonistas deste estudo, pensam o valor da Matemática na composição dos currículos nas escolas de ensino fundamental em que trabalham. Os objetivos que se quis atingir são: conhecer e explicitar o que dizem essas duas professoras a respeito do valor que conferem aos conteúdos que selecionam para ensinar a suas classes e revelar a conjuntura que motiva essas escolhas. Foram recolhidos os depoimentos de uma professora de escola pública e uma de escola particular de Curitiba. Em ambos os casos as escolhas recaíram sobre profissionais que atuam na 7a série do ensino fundamental. Os procedimentos de coleta e registro de dados incluem entrevistas individuais com as professoras escolhidas e a análise de documentos como planejamentos anuais e planos de aula. A construção de categorias de análise foi desenvolvida a partir de núcleos significativos retirados das respostas obtidas nas entrevistas. A intenção é discutir a necessidade e as possibilidades de dar voz e vez aos professores de matemática da escola fundamental no debate curricular e defender a viabilidade de promover discussões curriculares, com vistas ao desenvolvimento de um pensamento curricular, já nos cursos de formação de professores de matemática.Abstract: This work presents the way two Mathematics teachers, the protagonists of this study, think about the value of Mathematics in the curriculum of the elementary schools where they work. Our main objectives are: to know and to make explicit what these two teachers say concerning the value of the contents they have selected to teach their groups and to reveal the conjuncture which has motivated their choices. We have taken the statements of a state school teacher as well as of a private school one. In both cases, our choices were made upon the fact that they both work with 7th grade classes. The data collection procedures and the data record include: individual interviews with the teachers and analysis of documents such as annual plannings and class plannings. The construction of the categories for analysis was developed from meaningful topics obtained during the interviews. The intention is to discuss the need and the possibilities of giving voice and turn to the elementary school Mathematics teachers to debate the curriculum and to defend the feasibility of promoting curricula discussions, in order to achieve the development of a curriculum thought within the Mathematics teachers' graduation courses from the beginning.vi, 111 f.application/pdfMatemática - Estudo e ensinoPrática de ensinoRedação acadêmicaEducaçãoUm olhar sobre o valor dos conteúdos de matemática : a vez de quem ensinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - WALDEREZ SOARES MELAO.pdfapplication/pdf358879https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28441/1/R%20-%20D%20-%20WALDEREZ%20SOARES%20MELAO.pdfda6847d4aacc8054a20e63b6423c7233MD51open accessTEXTR - D - WALDEREZ SOARES MELAO.pdf.txtExtracted Texttext/plain265930https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28441/2/R%20-%20D%20-%20WALDEREZ%20SOARES%20MELAO.pdf.txteb39e77a0b5e7b4c604037b1a2523306MD52open accessTHUMBNAILR - D - WALDEREZ SOARES MELAO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1305https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28441/3/R%20-%20D%20-%20WALDEREZ%20SOARES%20MELAO.pdf.jpg94ac0567827b6a0e9f29a7c3d2f4fcd4MD53open access1884/284412022-12-01 15:52:47.889open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28441Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-01T18:52:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um olhar sobre o valor dos conteúdos de matemática : a vez de quem ensina |
title |
Um olhar sobre o valor dos conteúdos de matemática : a vez de quem ensina |
spellingShingle |
Um olhar sobre o valor dos conteúdos de matemática : a vez de quem ensina Melao, Walderez Soares Matemática - Estudo e ensino Prática de ensino Redação acadêmica Educação |
title_short |
Um olhar sobre o valor dos conteúdos de matemática : a vez de quem ensina |
title_full |
Um olhar sobre o valor dos conteúdos de matemática : a vez de quem ensina |
title_fullStr |
Um olhar sobre o valor dos conteúdos de matemática : a vez de quem ensina |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre o valor dos conteúdos de matemática : a vez de quem ensina |
title_sort |
Um olhar sobre o valor dos conteúdos de matemática : a vez de quem ensina |
author |
Melao, Walderez Soares |
author_facet |
Melao, Walderez Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melao, Walderez Soares |
contributor_str_mv |
Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Prática de ensino Redação acadêmica Educação |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Prática de ensino Redação acadêmica Educação |
description |
Orientadora: Maria Tereza Carneiro Soares |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-01T18:52:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-01T18:52:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/28441 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/28441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
vi, 111 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28441/1/R%20-%20D%20-%20WALDEREZ%20SOARES%20MELAO.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28441/2/R%20-%20D%20-%20WALDEREZ%20SOARES%20MELAO.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28441/3/R%20-%20D%20-%20WALDEREZ%20SOARES%20MELAO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
da6847d4aacc8054a20e63b6423c7233 eb39e77a0b5e7b4c604037b1a2523306 94ac0567827b6a0e9f29a7c3d2f4fcd4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898886130958336 |