Um olhar sobre o valor dos conteúdos de matemática : a vez de quem ensina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melao, Walderez Soares
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/28441
Resumo: Orientadora: Maria Tereza Carneiro Soares
id UFPR_581a6e4f6a67fd08c271e16619bca3f5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/28441
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Melao, Walderez Soares2022-12-01T18:52:47Z2022-12-01T18:52:47Z2004https://hdl.handle.net/1884/28441Orientadora: Maria Tereza Carneiro SoaresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004Inclui bibliografia e anexosResumo: Este trabalho apresenta o modo como duas professoras de matemática, protagonistas deste estudo, pensam o valor da Matemática na composição dos currículos nas escolas de ensino fundamental em que trabalham. Os objetivos que se quis atingir são: conhecer e explicitar o que dizem essas duas professoras a respeito do valor que conferem aos conteúdos que selecionam para ensinar a suas classes e revelar a conjuntura que motiva essas escolhas. Foram recolhidos os depoimentos de uma professora de escola pública e uma de escola particular de Curitiba. Em ambos os casos as escolhas recaíram sobre profissionais que atuam na 7a série do ensino fundamental. Os procedimentos de coleta e registro de dados incluem entrevistas individuais com as professoras escolhidas e a análise de documentos como planejamentos anuais e planos de aula. A construção de categorias de análise foi desenvolvida a partir de núcleos significativos retirados das respostas obtidas nas entrevistas. A intenção é discutir a necessidade e as possibilidades de dar voz e vez aos professores de matemática da escola fundamental no debate curricular e defender a viabilidade de promover discussões curriculares, com vistas ao desenvolvimento de um pensamento curricular, já nos cursos de formação de professores de matemática.Abstract: This work presents the way two Mathematics teachers, the protagonists of this study, think about the value of Mathematics in the curriculum of the elementary schools where they work. Our main objectives are: to know and to make explicit what these two teachers say concerning the value of the contents they have selected to teach their groups and to reveal the conjuncture which has motivated their choices. We have taken the statements of a state school teacher as well as of a private school one. In both cases, our choices were made upon the fact that they both work with 7th grade classes. The data collection procedures and the data record include: individual interviews with the teachers and analysis of documents such as annual plannings and class plannings. The construction of the categories for analysis was developed from meaningful topics obtained during the interviews. The intention is to discuss the need and the possibilities of giving voice and turn to the elementary school Mathematics teachers to debate the curriculum and to defend the feasibility of promoting curricula discussions, in order to achieve the development of a curriculum thought within the Mathematics teachers' graduation courses from the beginning.vi, 111 f.application/pdfMatemática - Estudo e ensinoPrática de ensinoRedação acadêmicaEducaçãoUm olhar sobre o valor dos conteúdos de matemática : a vez de quem ensinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - WALDEREZ SOARES MELAO.pdfapplication/pdf358879https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28441/1/R%20-%20D%20-%20WALDEREZ%20SOARES%20MELAO.pdfda6847d4aacc8054a20e63b6423c7233MD51open accessTEXTR - D - WALDEREZ SOARES MELAO.pdf.txtExtracted Texttext/plain265930https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28441/2/R%20-%20D%20-%20WALDEREZ%20SOARES%20MELAO.pdf.txteb39e77a0b5e7b4c604037b1a2523306MD52open accessTHUMBNAILR - D - WALDEREZ SOARES MELAO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1305https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28441/3/R%20-%20D%20-%20WALDEREZ%20SOARES%20MELAO.pdf.jpg94ac0567827b6a0e9f29a7c3d2f4fcd4MD53open access1884/284412022-12-01 15:52:47.889open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28441Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-01T18:52:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um olhar sobre o valor dos conteúdos de matemática : a vez de quem ensina
title Um olhar sobre o valor dos conteúdos de matemática : a vez de quem ensina
spellingShingle Um olhar sobre o valor dos conteúdos de matemática : a vez de quem ensina
Melao, Walderez Soares
Matemática - Estudo e ensino
Prática de ensino
Redação acadêmica
Educação
title_short Um olhar sobre o valor dos conteúdos de matemática : a vez de quem ensina
title_full Um olhar sobre o valor dos conteúdos de matemática : a vez de quem ensina
title_fullStr Um olhar sobre o valor dos conteúdos de matemática : a vez de quem ensina
title_full_unstemmed Um olhar sobre o valor dos conteúdos de matemática : a vez de quem ensina
title_sort Um olhar sobre o valor dos conteúdos de matemática : a vez de quem ensina
author Melao, Walderez Soares
author_facet Melao, Walderez Soares
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
dc.contributor.author.fl_str_mv Melao, Walderez Soares
contributor_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Prática de ensino
Redação acadêmica
Educação
topic Matemática - Estudo e ensino
Prática de ensino
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Maria Tereza Carneiro Soares
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-01T18:52:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-01T18:52:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/28441
url https://hdl.handle.net/1884/28441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vi, 111 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28441/1/R%20-%20D%20-%20WALDEREZ%20SOARES%20MELAO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28441/2/R%20-%20D%20-%20WALDEREZ%20SOARES%20MELAO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28441/3/R%20-%20D%20-%20WALDEREZ%20SOARES%20MELAO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv da6847d4aacc8054a20e63b6423c7233
eb39e77a0b5e7b4c604037b1a2523306
94ac0567827b6a0e9f29a7c3d2f4fcd4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898886130958336