Adaptações no ensino de matemática : uma análise da prática dos educadores do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontana, Deise Leandra, 1974-
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/3950
Resumo: Orientador: Ademir Donizeti Caldeira
id UFPR_581ee088afb4df6eb929b083317d51ab
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/3950
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Fontana, Deise Leandra, 1974-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCaldeira, Ademir Donizeti2022-08-11T17:56:13Z2022-08-11T17:56:13Z2006https://hdl.handle.net/1884/3950Orientador: Ademir Donizeti CaldeiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografia e anexosResumo: A forma como percebemos e compreendemos os conceitos revela informaçoes sobre a natureza dos significados produzidos. Partindo desta consideraçao, com a finalidade de conhecer as diferentes formas de perceber o currículo da escola rural, investigamos o entendimento que as professoras tem sobre a adaptaçao do currículo de matemática no meio rural. Inicialmente, fizemos um estudo acerca da escola do meio rural, do currículo e de uma abordagem culturalista da matemática. Em seguida, apresentamos e analisamos qualitativamente nove entrevistas com professoras da Educaçao Infantil e de Séries Iniciais de tres escolas rurais do município de Rio Negro – PR. Para tanto, adotamos uma análise vertical na tentativa de perceber convergencias ou divergencias entre as entrevistas. A partir desta análise, buscamos olhar para o conjunto das entrevistas numa análise horizontal, visando uma possível categorizaçao nao generalizável de adaptaçao no currículo de matemática. Desta análise, surgiram cinco categorias que permitiram revelar a percepçao dos depoentes sobre a adaptaçao em diferentes contextos e revelar também uma possível compreensao sobre a natureza das adaptaçoes no currículo de matemática da escola ruralResumén: La forma como percibimos y comprendemos los conceptos revela informaciones sobre la naturaleza de los significados producidos. Partiendo de esta consideración, com la finalidad de conocer las diferentes formas de percibir el currículo de la escuela rural, investigamos el atendimento que lãs profesoras tienen sobre la adaptación del currículo de matemática sen el médio rural. Inicialmente, hicimos um estudio acerca de la escuela del médio rural, del currículo y de um abordaje culturalista de las matemáticas. Enseguida, presentamos y analizamos cualitativamente nueve entrevistas com profesoras de la Educación Infantil y de Grados Iniciales de tres escuelas rurales del município de Rio Negro-PR. Por tanto, adoptamos un análisis vertical en la tentativa de percibir convergencias o divergencias entre las entrevistas. A partir de este análisis, buscamos mirar para el conjunto de las entrevistas em um análisis horizontal, visando uma posible categorización no generalizable de adaptación em el currículo de matemáticas. De este análisis, surgieron cinco categorias que permitieron revelar la percepción de los entrevistados sobre la adaptación em diferentes contextos y revelar también una posible comprensíon sobre la naturaleza de la s adaptaciones em el currículo de matemáticas de la escuela rural.175 f.application/pdfDisponível em formato digitalMatemática - Estudo e ensinoRedação acadêmicaEducaçãoAdaptações no ensino de matemática : uma análise da prática dos educadores do campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTeseMestrado-Deise.pdfapplication/pdf438593https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3950/1/TeseMestrado-Deise.pdf9a4f60677c236541d28c4923ff835914MD51open accessTEXTTeseMestrado-Deise.pdf.txtExtracted Texttext/plain395615https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3950/2/TeseMestrado-Deise.pdf.txtdff16cb3810e247b09bd5f6b87544703MD52open accessTHUMBNAILTeseMestrado-Deise.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3950/3/TeseMestrado-Deise.pdf.jpg396e2465069ad313f42e8f830c424942MD53open access1884/39502022-08-11 14:56:13.197open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/3950Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-11T17:56:13Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adaptações no ensino de matemática : uma análise da prática dos educadores do campo
title Adaptações no ensino de matemática : uma análise da prática dos educadores do campo
spellingShingle Adaptações no ensino de matemática : uma análise da prática dos educadores do campo
Fontana, Deise Leandra, 1974-
Matemática - Estudo e ensino
Redação acadêmica
Educação
title_short Adaptações no ensino de matemática : uma análise da prática dos educadores do campo
title_full Adaptações no ensino de matemática : uma análise da prática dos educadores do campo
title_fullStr Adaptações no ensino de matemática : uma análise da prática dos educadores do campo
title_full_unstemmed Adaptações no ensino de matemática : uma análise da prática dos educadores do campo
title_sort Adaptações no ensino de matemática : uma análise da prática dos educadores do campo
author Fontana, Deise Leandra, 1974-
author_facet Fontana, Deise Leandra, 1974-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontana, Deise Leandra, 1974-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caldeira, Ademir Donizeti
contributor_str_mv Caldeira, Ademir Donizeti
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Redação acadêmica
Educação
topic Matemática - Estudo e ensino
Redação acadêmica
Educação
description Orientador: Ademir Donizeti Caldeira
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-11T17:56:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-11T17:56:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/3950
url https://hdl.handle.net/1884/3950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 175 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3950/1/TeseMestrado-Deise.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3950/2/TeseMestrado-Deise.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3950/3/TeseMestrado-Deise.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a4f60677c236541d28c4923ff835914
dff16cb3810e247b09bd5f6b87544703
396e2465069ad313f42e8f830c424942
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898915636838400