Adaptações no ensino de matemática : uma análise da prática dos educadores do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/3950 |
Resumo: | Orientador: Ademir Donizeti Caldeira |
id |
UFPR_581ee088afb4df6eb929b083317d51ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/3950 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Fontana, Deise Leandra, 1974-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCaldeira, Ademir Donizeti2022-08-11T17:56:13Z2022-08-11T17:56:13Z2006https://hdl.handle.net/1884/3950Orientador: Ademir Donizeti CaldeiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografia e anexosResumo: A forma como percebemos e compreendemos os conceitos revela informaçoes sobre a natureza dos significados produzidos. Partindo desta consideraçao, com a finalidade de conhecer as diferentes formas de perceber o currículo da escola rural, investigamos o entendimento que as professoras tem sobre a adaptaçao do currículo de matemática no meio rural. Inicialmente, fizemos um estudo acerca da escola do meio rural, do currículo e de uma abordagem culturalista da matemática. Em seguida, apresentamos e analisamos qualitativamente nove entrevistas com professoras da Educaçao Infantil e de Séries Iniciais de tres escolas rurais do município de Rio Negro – PR. Para tanto, adotamos uma análise vertical na tentativa de perceber convergencias ou divergencias entre as entrevistas. A partir desta análise, buscamos olhar para o conjunto das entrevistas numa análise horizontal, visando uma possível categorizaçao nao generalizável de adaptaçao no currículo de matemática. Desta análise, surgiram cinco categorias que permitiram revelar a percepçao dos depoentes sobre a adaptaçao em diferentes contextos e revelar também uma possível compreensao sobre a natureza das adaptaçoes no currículo de matemática da escola ruralResumén: La forma como percibimos y comprendemos los conceptos revela informaciones sobre la naturaleza de los significados producidos. Partiendo de esta consideración, com la finalidad de conocer las diferentes formas de percibir el currículo de la escuela rural, investigamos el atendimento que lãs profesoras tienen sobre la adaptación del currículo de matemática sen el médio rural. Inicialmente, hicimos um estudio acerca de la escuela del médio rural, del currículo y de um abordaje culturalista de las matemáticas. Enseguida, presentamos y analizamos cualitativamente nueve entrevistas com profesoras de la Educación Infantil y de Grados Iniciales de tres escuelas rurales del município de Rio Negro-PR. Por tanto, adoptamos un análisis vertical en la tentativa de percibir convergencias o divergencias entre las entrevistas. A partir de este análisis, buscamos mirar para el conjunto de las entrevistas em um análisis horizontal, visando uma posible categorización no generalizable de adaptación em el currículo de matemáticas. De este análisis, surgieron cinco categorias que permitieron revelar la percepción de los entrevistados sobre la adaptación em diferentes contextos y revelar también una posible comprensíon sobre la naturaleza de la s adaptaciones em el currículo de matemáticas de la escuela rural.175 f.application/pdfDisponível em formato digitalMatemática - Estudo e ensinoRedação acadêmicaEducaçãoAdaptações no ensino de matemática : uma análise da prática dos educadores do campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTeseMestrado-Deise.pdfapplication/pdf438593https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3950/1/TeseMestrado-Deise.pdf9a4f60677c236541d28c4923ff835914MD51open accessTEXTTeseMestrado-Deise.pdf.txtExtracted Texttext/plain395615https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3950/2/TeseMestrado-Deise.pdf.txtdff16cb3810e247b09bd5f6b87544703MD52open accessTHUMBNAILTeseMestrado-Deise.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3950/3/TeseMestrado-Deise.pdf.jpg396e2465069ad313f42e8f830c424942MD53open access1884/39502022-08-11 14:56:13.197open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/3950Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-11T17:56:13Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Adaptações no ensino de matemática : uma análise da prática dos educadores do campo |
title |
Adaptações no ensino de matemática : uma análise da prática dos educadores do campo |
spellingShingle |
Adaptações no ensino de matemática : uma análise da prática dos educadores do campo Fontana, Deise Leandra, 1974- Matemática - Estudo e ensino Redação acadêmica Educação |
title_short |
Adaptações no ensino de matemática : uma análise da prática dos educadores do campo |
title_full |
Adaptações no ensino de matemática : uma análise da prática dos educadores do campo |
title_fullStr |
Adaptações no ensino de matemática : uma análise da prática dos educadores do campo |
title_full_unstemmed |
Adaptações no ensino de matemática : uma análise da prática dos educadores do campo |
title_sort |
Adaptações no ensino de matemática : uma análise da prática dos educadores do campo |
author |
Fontana, Deise Leandra, 1974- |
author_facet |
Fontana, Deise Leandra, 1974- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontana, Deise Leandra, 1974- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Caldeira, Ademir Donizeti |
contributor_str_mv |
Caldeira, Ademir Donizeti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Redação acadêmica Educação |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Redação acadêmica Educação |
description |
Orientador: Ademir Donizeti Caldeira |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-11T17:56:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-11T17:56:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/3950 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/3950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
175 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3950/1/TeseMestrado-Deise.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3950/2/TeseMestrado-Deise.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3950/3/TeseMestrado-Deise.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9a4f60677c236541d28c4923ff835914 dff16cb3810e247b09bd5f6b87544703 396e2465069ad313f42e8f830c424942 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898915636838400 |