Música instrumental e música eletroacústica : a influência mútua na linguagem musical de Luciano Berio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassaro, Dilson Colman, 1990-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/62216
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Felipe de Almeida Ribeiro
id UFPR_1a0f7c1ac2cd6ee4c3e08b0126d3e225
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/62216
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cassaro, Dilson Colman, 1990-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaRibeiro, Felipe de Almeida, 1980-2019-10-21T14:16:50Z2019-10-21T14:16:50Z2019https://hdl.handle.net/1884/62216Orientador: Prof. Dr. Felipe de Almeida RibeiroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 12/02/2019Inclui referências: p. 47-48Resumo: A presente pesquisa investiga processos composicionais desenvolvidos por Luciano Berio em parte de sua produção eletroacústica e instrumental. Cientes de que a tecnologia exerceu influência em sua escrita instrumental, expandiremos essa ideia em direção ao caminho oposto: a música instrumental influenciando a música eletroacústica. Uma das obras abordadas é Mutazioni (1955-56), a primeira obra acusmática composta por Luciano Berio na fase inicial do Studio di Fonologia Musicale (SdF), que foi palco de intensa exploração dos recursos de síntese sonora, recebendo compositores como Bruno Maderna, Luigi Nono, John Cage e Henri Pousseur. Outras obras de Berio abordadas serão Allelujah II (1956-57), Sequenza I (1958), Thema (Omaggio a Joyce) (1958), Différences (1958-59), Momenti (1960), Sinfonia (1968), Erdenklavier (1969), Sequenza X (1984), Sequenza XII (1997) e Altra Voce (1999). Pretendemos, então, incentivar a pesquisa sobre a linguagem musical dos compositores em relação às técnicas composicionais exploradas em estúdios de música eletroacústica e suas relações com suas produções instrumentais. Palavras-chave: Luciano Berio. Música eletroacústica. Música Instrumental. Influência Mútua. Linguagem Musical.Abstract: The present research investigates compositional processes developed by Luciano Berio in some of his electroacoustic and instrumental works. Aware that technology exerted influence on his instrumental writing, we will expand this idea towards the opposite way: instrumental music influencing electroacoustic music. One of the approached works is Mutazioni (1955-56), the first acoustic work composed by Luciano Berio in the initial stage of the Studio di Fonologia Musicale (SdF), which was the scene of intense exploration of sound synthesis resources, receiving composers such as Bruno Maderna, Luigi Nono, John Cage and Henri Pousseur. Other works by Berio to be approached are Allelujah II (1956-57), Sequenza I (1958), Thema (Omaggio a Joyce) (1958), Différences (1958-59), Momenti (1960), Sinfonia (1968), Erdenklavier (1969), Sequenza X (1984), Sequenza XII (1997) and Altra Voce (1999). In this way, we intend to encourage the research on the musical language of composers in relation to the compositional techniques explored in electroacoustic music studios and its relations with their instrumental productions. Keywords: Luciano Berio. Electroacoustic music. Instrumental music. Mutual Influence. Musical Language.51 p. : il. (algumas color.), música.application/pdfMúsicaBerio, Luciano, 1925-2003Musica instrumentalMúsica eletroacústicaMúsica instrumental e música eletroacústica : a influência mútua na linguagem musical de Luciano Berioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DILSON COLMAN CASSARO.pdfapplication/pdf5057178https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62216/1/R%20-%20D%20-%20DILSON%20COLMAN%20CASSARO.pdfcdfc21c5647e5e53702f0ecb51e6412dMD51open access1884/622162019-10-21 11:16:50.152open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62216Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-10-21T14:16:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Música instrumental e música eletroacústica : a influência mútua na linguagem musical de Luciano Berio
title Música instrumental e música eletroacústica : a influência mútua na linguagem musical de Luciano Berio
spellingShingle Música instrumental e música eletroacústica : a influência mútua na linguagem musical de Luciano Berio
Cassaro, Dilson Colman, 1990-
Música
Berio, Luciano, 1925-2003
Musica instrumental
Música eletroacústica
title_short Música instrumental e música eletroacústica : a influência mútua na linguagem musical de Luciano Berio
title_full Música instrumental e música eletroacústica : a influência mútua na linguagem musical de Luciano Berio
title_fullStr Música instrumental e música eletroacústica : a influência mútua na linguagem musical de Luciano Berio
title_full_unstemmed Música instrumental e música eletroacústica : a influência mútua na linguagem musical de Luciano Berio
title_sort Música instrumental e música eletroacústica : a influência mútua na linguagem musical de Luciano Berio
author Cassaro, Dilson Colman, 1990-
author_facet Cassaro, Dilson Colman, 1990-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassaro, Dilson Colman, 1990-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Felipe de Almeida, 1980-
contributor_str_mv Ribeiro, Felipe de Almeida, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Berio, Luciano, 1925-2003
Musica instrumental
Música eletroacústica
topic Música
Berio, Luciano, 1925-2003
Musica instrumental
Música eletroacústica
description Orientador: Prof. Dr. Felipe de Almeida Ribeiro
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-21T14:16:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-21T14:16:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/62216
url https://hdl.handle.net/1884/62216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 51 p. : il. (algumas color.), música.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62216/1/R%20-%20D%20-%20DILSON%20COLMAN%20CASSARO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cdfc21c5647e5e53702f0ecb51e6412d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898901097283584