Música instrumental e música eletroacústica : a influência mútua na linguagem musical de Luciano Berio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/62216 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Felipe de Almeida Ribeiro |
id |
UFPR_1a0f7c1ac2cd6ee4c3e08b0126d3e225 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/62216 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Cassaro, Dilson Colman, 1990-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaRibeiro, Felipe de Almeida, 1980-2019-10-21T14:16:50Z2019-10-21T14:16:50Z2019https://hdl.handle.net/1884/62216Orientador: Prof. Dr. Felipe de Almeida RibeiroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 12/02/2019Inclui referências: p. 47-48Resumo: A presente pesquisa investiga processos composicionais desenvolvidos por Luciano Berio em parte de sua produção eletroacústica e instrumental. Cientes de que a tecnologia exerceu influência em sua escrita instrumental, expandiremos essa ideia em direção ao caminho oposto: a música instrumental influenciando a música eletroacústica. Uma das obras abordadas é Mutazioni (1955-56), a primeira obra acusmática composta por Luciano Berio na fase inicial do Studio di Fonologia Musicale (SdF), que foi palco de intensa exploração dos recursos de síntese sonora, recebendo compositores como Bruno Maderna, Luigi Nono, John Cage e Henri Pousseur. Outras obras de Berio abordadas serão Allelujah II (1956-57), Sequenza I (1958), Thema (Omaggio a Joyce) (1958), Différences (1958-59), Momenti (1960), Sinfonia (1968), Erdenklavier (1969), Sequenza X (1984), Sequenza XII (1997) e Altra Voce (1999). Pretendemos, então, incentivar a pesquisa sobre a linguagem musical dos compositores em relação às técnicas composicionais exploradas em estúdios de música eletroacústica e suas relações com suas produções instrumentais. Palavras-chave: Luciano Berio. Música eletroacústica. Música Instrumental. Influência Mútua. Linguagem Musical.Abstract: The present research investigates compositional processes developed by Luciano Berio in some of his electroacoustic and instrumental works. Aware that technology exerted influence on his instrumental writing, we will expand this idea towards the opposite way: instrumental music influencing electroacoustic music. One of the approached works is Mutazioni (1955-56), the first acoustic work composed by Luciano Berio in the initial stage of the Studio di Fonologia Musicale (SdF), which was the scene of intense exploration of sound synthesis resources, receiving composers such as Bruno Maderna, Luigi Nono, John Cage and Henri Pousseur. Other works by Berio to be approached are Allelujah II (1956-57), Sequenza I (1958), Thema (Omaggio a Joyce) (1958), Différences (1958-59), Momenti (1960), Sinfonia (1968), Erdenklavier (1969), Sequenza X (1984), Sequenza XII (1997) and Altra Voce (1999). In this way, we intend to encourage the research on the musical language of composers in relation to the compositional techniques explored in electroacoustic music studios and its relations with their instrumental productions. Keywords: Luciano Berio. Electroacoustic music. Instrumental music. Mutual Influence. Musical Language.51 p. : il. (algumas color.), música.application/pdfMúsicaBerio, Luciano, 1925-2003Musica instrumentalMúsica eletroacústicaMúsica instrumental e música eletroacústica : a influência mútua na linguagem musical de Luciano Berioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DILSON COLMAN CASSARO.pdfapplication/pdf5057178https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62216/1/R%20-%20D%20-%20DILSON%20COLMAN%20CASSARO.pdfcdfc21c5647e5e53702f0ecb51e6412dMD51open access1884/622162019-10-21 11:16:50.152open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62216Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-10-21T14:16:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Música instrumental e música eletroacústica : a influência mútua na linguagem musical de Luciano Berio |
title |
Música instrumental e música eletroacústica : a influência mútua na linguagem musical de Luciano Berio |
spellingShingle |
Música instrumental e música eletroacústica : a influência mútua na linguagem musical de Luciano Berio Cassaro, Dilson Colman, 1990- Música Berio, Luciano, 1925-2003 Musica instrumental Música eletroacústica |
title_short |
Música instrumental e música eletroacústica : a influência mútua na linguagem musical de Luciano Berio |
title_full |
Música instrumental e música eletroacústica : a influência mútua na linguagem musical de Luciano Berio |
title_fullStr |
Música instrumental e música eletroacústica : a influência mútua na linguagem musical de Luciano Berio |
title_full_unstemmed |
Música instrumental e música eletroacústica : a influência mútua na linguagem musical de Luciano Berio |
title_sort |
Música instrumental e música eletroacústica : a influência mútua na linguagem musical de Luciano Berio |
author |
Cassaro, Dilson Colman, 1990- |
author_facet |
Cassaro, Dilson Colman, 1990- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cassaro, Dilson Colman, 1990- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Felipe de Almeida, 1980- |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Felipe de Almeida, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Berio, Luciano, 1925-2003 Musica instrumental Música eletroacústica |
topic |
Música Berio, Luciano, 1925-2003 Musica instrumental Música eletroacústica |
description |
Orientador: Prof. Dr. Felipe de Almeida Ribeiro |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-21T14:16:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-21T14:16:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/62216 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/62216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
51 p. : il. (algumas color.), música. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62216/1/R%20-%20D%20-%20DILSON%20COLMAN%20CASSARO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cdfc21c5647e5e53702f0ecb51e6412d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898901097283584 |