Uma abordagem sobre a noção de gesto musical nas poéticas de Luciano Berio e Brian Ferneyhough

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castellani, Felipe Merker, 1984-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614300
Resumo: Orientador: Silvio Ferraz Mello Filho
id UNICAMP-30_1f77064fffa7a0d3c1b9a231f73f077b
oai_identifier_str oai::785095
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Uma abordagem sobre a noção de gesto musical nas poéticas de Luciano Berio e Brian FerneyhoughAn approach to the notion of musical gesture in the poetics of Luciano Berio and Brian FerneyhoughFerneyhough, Brian, 1943-Berio, Luciano, 1925-2003Música - Análise, apreciaçãoComposição (Música)GestosMusic - Analysis, appreciationMusical compositionGestureOrientador: Silvio Ferraz Mello FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Abordamos no presente trabalho a noção de gesto musical circunscrita às poéticas dos compositores Luciano Berio e Brian Ferneyhough. O que as liga é a tomada de consciência de que os gestos musicais não devem ser entendidos como unidades fechadas e prontas para serem utilizadas, não importando o contexto em que serão inseridas. Seja por sua utilização como parte de um processo de significação musical, ou como parte de uma atitude composicional, o mais importante é sua possibilidade de desconstrução e reconstrução. Portanto, este é o principal foco deste trabalho.Nos escritos de Luciano Berio, a noção de gesto musical está interligada a outros aspectos como o virtuosismo, presente na prática instrumental e a teatralidade, produzida por uma relação entre corpo físico do instrumentista e o corpo sonoro gerado pelas ações do mesmo. Para ele os gestos são jogos de representação e significação, que ocorrem em função das convenções históricas e culturais. Por outro lado, para Ferneyhough, o gesto é o resultado de um trabalho paramétrico, que atua tanto com um enfoque tradicional, nas operações que manipulam as alturas e os ritmos, como em formas mais diferenciadas, nos modos de articulação e dedilhados instrumentais. O que o define não é um trabalho isolado, mas a interação entre os diversos procedimentos presentes em um contexto composicional que convergem em direção a um efeito global.Contextualizamos e integramos as questões teóricas através das análises das seguintes obras: as Sequenze de Luciano Berio e Second String Quartet, Time and Motion Study I, Time and Motion Study II e o quinto movimento de Kurze Schatten II, todas de autoria de Brian Ferneyhough.Além das investigações teórica e analítica, também propomos uma experiência prática composicional, que permite a ampliação e complementação de nosso campo problemático. Desta forma, apresentamos um relato de procedimentos composicionais trabalhado simultaneamente com o estudo da poética de Luciano Berio e Brian FerneyhoughAbstract: In this work we approach the notion of musical gesture circumscribed to the poetic of the composers Luciano Berio and Brian Ferneyhough. What connects them is the awareness of the musical gestures that should not be regarded as closed units and ready for use, no matter the context in which they are inserted. Whether for its use as part of a process of musical signification, or as part of a compositional approach, the most important is its potential to deconstruction and reconstruction, so this is the main focus of this work. In the writings of Luciano Berio, the notion of musical gesture is interconnected to other aspects such as the virtuosity, present in the instrumental practice and the theatricality, produced by a relationship between the physical body and the sonorous body generated his the actions. For the composer the gestures are games of representation and meaning, which occur due to the historical and cultural conventions. On the other hand, for Ferneyhough, the gesture is the result of a parametric work, which operates both with a traditional approach, in the operations that manipulate pitches and rhythms, as in a more differentiated ways, in the modes of articulation and instrumental fingerings. What defines this gesture, it's not an isolated work, but the interaction between the various procedures found in a compositional context that converges toward a global effect. We contextualize and integrate the theoretical issues through the analysis of the following works: the Luciano Berio's Sequenze and Brian Ferneyhough's Second String Quartet, Time and Motion Study I, Time and Motion Study II and the fifth movement of Kurze Schatten II. In addition to the analysis, we also propose a practical compositional experience, which allows the expansion and complementation of our problematic field. Thus, we present a description of the compositional procedures worked simultaneously with the study of the poetics of Luciano Berio and Brian FerneyhoughMestradoProcessos CriativosMestre em Música[s.n.]Ferraz, Silvio, 1959-Costa, Rogerio Luiz MoraesSalles, Paulo de Tarso Camargo CambraiaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCastellani, Felipe Merker, 1984-2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf189 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614300CASTELLANI, Felipe Merker. Uma abordagem sobre a noção de gesto musical nas poéticas de Luciano Berio e Brian Ferneyhough. 2010. 189 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614300. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/785095porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:09:55Zoai::785095Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem sobre a noção de gesto musical nas poéticas de Luciano Berio e Brian Ferneyhough
An approach to the notion of musical gesture in the poetics of Luciano Berio and Brian Ferneyhough
title Uma abordagem sobre a noção de gesto musical nas poéticas de Luciano Berio e Brian Ferneyhough
spellingShingle Uma abordagem sobre a noção de gesto musical nas poéticas de Luciano Berio e Brian Ferneyhough
Castellani, Felipe Merker, 1984-
Ferneyhough, Brian, 1943-
Berio, Luciano, 1925-2003
Música - Análise, apreciação
Composição (Música)
Gestos
Music - Analysis, appreciation
Musical composition
Gesture
title_short Uma abordagem sobre a noção de gesto musical nas poéticas de Luciano Berio e Brian Ferneyhough
title_full Uma abordagem sobre a noção de gesto musical nas poéticas de Luciano Berio e Brian Ferneyhough
title_fullStr Uma abordagem sobre a noção de gesto musical nas poéticas de Luciano Berio e Brian Ferneyhough
title_full_unstemmed Uma abordagem sobre a noção de gesto musical nas poéticas de Luciano Berio e Brian Ferneyhough
title_sort Uma abordagem sobre a noção de gesto musical nas poéticas de Luciano Berio e Brian Ferneyhough
author Castellani, Felipe Merker, 1984-
author_facet Castellani, Felipe Merker, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferraz, Silvio, 1959-
Costa, Rogerio Luiz Moraes
Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Castellani, Felipe Merker, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Ferneyhough, Brian, 1943-
Berio, Luciano, 1925-2003
Música - Análise, apreciação
Composição (Música)
Gestos
Music - Analysis, appreciation
Musical composition
Gesture
topic Ferneyhough, Brian, 1943-
Berio, Luciano, 1925-2003
Música - Análise, apreciação
Composição (Música)
Gestos
Music - Analysis, appreciation
Musical composition
Gesture
description Orientador: Silvio Ferraz Mello Filho
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614300
CASTELLANI, Felipe Merker. Uma abordagem sobre a noção de gesto musical nas poéticas de Luciano Berio e Brian Ferneyhough. 2010. 189 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614300. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614300
identifier_str_mv CASTELLANI, Felipe Merker. Uma abordagem sobre a noção de gesto musical nas poéticas de Luciano Berio e Brian Ferneyhough. 2010. 189 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614300. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/785095
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
189 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189047833198592