Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/155591 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-12/000886156.pdf |
Resumo: | Apesar da prolífica produção de obras vocais, sejam para voz solista, como Sequenza III (1965), ou outras formações, como Sinfonia (1968), ambas significativas no catálogo composicional do século XX, outras obras vocais de mesmo potencial criativo são pouco executadas e/ou pesquisadas. Nessa situação encontram-se, dentre tantas, Cries of London (1976) para oito vozes (SSAATTBB), que tem base em suas experiências com a música de Folksongs (1964), e em gravações de comerciantes de feiras na Sicília (BERIO e VARGA, 1985, p.149). Esta obra do século XX apresenta a mesma temática praticada na Renascença por compositores como Thomas Ravenscroft (Cries of London) e Clément Janequin (Les Cris de Paris). Neste trabalho, analisamos aspectos relevantes do entrecruzamento do texto em cada um dos sete madrigais, nos seus diversos níveis (do fonético à sentença), e a música. Realizamos uma revisão bibliográfica, na qual levantamos todas as entrevistas disponíveis (Berio e Dalmonte, 1981; Berio e Varga, 1985), entre outras fontes, para nortear esse trabalho. Também procuramos pesquisas sobre outras obras vocais de Berio, principalmente anteriores à década de 70. Dentre as ferramentas extramusicais, usamos a linguística de Saussure (2014) e Jakobson (2010). No aspecto puramente musical, o nível textural se mostrou o mais relevante para a análise e interlocução com a linguística |
id |
UNSP_9a09649cf28e60c7362713aa389469d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/155591 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-músicaBerio, Luciano 1925-2003 Crítica e interpretação Cries of LondonMusica vocalLinguísticaMusica - Analise, apreciaçãoVocal musicApesar da prolífica produção de obras vocais, sejam para voz solista, como Sequenza III (1965), ou outras formações, como Sinfonia (1968), ambas significativas no catálogo composicional do século XX, outras obras vocais de mesmo potencial criativo são pouco executadas e/ou pesquisadas. Nessa situação encontram-se, dentre tantas, Cries of London (1976) para oito vozes (SSAATTBB), que tem base em suas experiências com a música de Folksongs (1964), e em gravações de comerciantes de feiras na Sicília (BERIO e VARGA, 1985, p.149). Esta obra do século XX apresenta a mesma temática praticada na Renascença por compositores como Thomas Ravenscroft (Cries of London) e Clément Janequin (Les Cris de Paris). Neste trabalho, analisamos aspectos relevantes do entrecruzamento do texto em cada um dos sete madrigais, nos seus diversos níveis (do fonético à sentença), e a música. Realizamos uma revisão bibliográfica, na qual levantamos todas as entrevistas disponíveis (Berio e Dalmonte, 1981; Berio e Varga, 1985), entre outras fontes, para nortear esse trabalho. Também procuramos pesquisas sobre outras obras vocais de Berio, principalmente anteriores à década de 70. Dentre as ferramentas extramusicais, usamos a linguística de Saussure (2014) e Jakobson (2010). No aspecto puramente musical, o nível textural se mostrou o mais relevante para a análise e interlocução com a linguísticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bortz, Graziela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Lucas Albuquerque Matias [UNESP]2018-08-30T18:22:20Z2018-08-30T18:22:20Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Lucas Albuquerque Matias. Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-música. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016.http://hdl.handle.net/11449/155591000886156http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-12/000886156.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-13T06:10:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155591Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:33:23.172840Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-música |
title |
Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-música |
spellingShingle |
Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-música Santos, Lucas Albuquerque Matias [UNESP] Berio, Luciano 1925-2003 Crítica e interpretação Cries of London Musica vocal Linguística Musica - Analise, apreciação Vocal music |
title_short |
Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-música |
title_full |
Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-música |
title_fullStr |
Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-música |
title_full_unstemmed |
Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-música |
title_sort |
Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-música |
author |
Santos, Lucas Albuquerque Matias [UNESP] |
author_facet |
Santos, Lucas Albuquerque Matias [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bortz, Graziela [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Lucas Albuquerque Matias [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Berio, Luciano 1925-2003 Crítica e interpretação Cries of London Musica vocal Linguística Musica - Analise, apreciação Vocal music |
topic |
Berio, Luciano 1925-2003 Crítica e interpretação Cries of London Musica vocal Linguística Musica - Analise, apreciação Vocal music |
description |
Apesar da prolífica produção de obras vocais, sejam para voz solista, como Sequenza III (1965), ou outras formações, como Sinfonia (1968), ambas significativas no catálogo composicional do século XX, outras obras vocais de mesmo potencial criativo são pouco executadas e/ou pesquisadas. Nessa situação encontram-se, dentre tantas, Cries of London (1976) para oito vozes (SSAATTBB), que tem base em suas experiências com a música de Folksongs (1964), e em gravações de comerciantes de feiras na Sicília (BERIO e VARGA, 1985, p.149). Esta obra do século XX apresenta a mesma temática praticada na Renascença por compositores como Thomas Ravenscroft (Cries of London) e Clément Janequin (Les Cris de Paris). Neste trabalho, analisamos aspectos relevantes do entrecruzamento do texto em cada um dos sete madrigais, nos seus diversos níveis (do fonético à sentença), e a música. Realizamos uma revisão bibliográfica, na qual levantamos todas as entrevistas disponíveis (Berio e Dalmonte, 1981; Berio e Varga, 1985), entre outras fontes, para nortear esse trabalho. Também procuramos pesquisas sobre outras obras vocais de Berio, principalmente anteriores à década de 70. Dentre as ferramentas extramusicais, usamos a linguística de Saussure (2014) e Jakobson (2010). No aspecto puramente musical, o nível textural se mostrou o mais relevante para a análise e interlocução com a linguística |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-08-30T18:22:20Z 2018-08-30T18:22:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Lucas Albuquerque Matias. Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-música. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016. http://hdl.handle.net/11449/155591 000886156 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-12/000886156.pdf |
identifier_str_mv |
SANTOS, Lucas Albuquerque Matias. Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-música. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016. 000886156 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/155591 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-12/000886156.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128826103824384 |