Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lucas Albuquerque Matias [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/155591
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-12/000886156.pdf
Resumo: Apesar da prolífica produção de obras vocais, sejam para voz solista, como Sequenza III (1965), ou outras formações, como Sinfonia (1968), ambas significativas no catálogo composicional do século XX, outras obras vocais de mesmo potencial criativo são pouco executadas e/ou pesquisadas. Nessa situação encontram-se, dentre tantas, Cries of London (1976) para oito vozes (SSAATTBB), que tem base em suas experiências com a música de Folksongs (1964), e em gravações de comerciantes de feiras na Sicília (BERIO e VARGA, 1985, p.149). Esta obra do século XX apresenta a mesma temática praticada na Renascença por compositores como Thomas Ravenscroft (Cries of London) e Clément Janequin (Les Cris de Paris). Neste trabalho, analisamos aspectos relevantes do entrecruzamento do texto em cada um dos sete madrigais, nos seus diversos níveis (do fonético à sentença), e a música. Realizamos uma revisão bibliográfica, na qual levantamos todas as entrevistas disponíveis (Berio e Dalmonte, 1981; Berio e Varga, 1985), entre outras fontes, para nortear esse trabalho. Também procuramos pesquisas sobre outras obras vocais de Berio, principalmente anteriores à década de 70. Dentre as ferramentas extramusicais, usamos a linguística de Saussure (2014) e Jakobson (2010). No aspecto puramente musical, o nível textural se mostrou o mais relevante para a análise e interlocução com a linguística
id UNSP_9a09649cf28e60c7362713aa389469d9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/155591
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-músicaBerio, Luciano 1925-2003 Crítica e interpretação Cries of LondonMusica vocalLinguísticaMusica - Analise, apreciaçãoVocal musicApesar da prolífica produção de obras vocais, sejam para voz solista, como Sequenza III (1965), ou outras formações, como Sinfonia (1968), ambas significativas no catálogo composicional do século XX, outras obras vocais de mesmo potencial criativo são pouco executadas e/ou pesquisadas. Nessa situação encontram-se, dentre tantas, Cries of London (1976) para oito vozes (SSAATTBB), que tem base em suas experiências com a música de Folksongs (1964), e em gravações de comerciantes de feiras na Sicília (BERIO e VARGA, 1985, p.149). Esta obra do século XX apresenta a mesma temática praticada na Renascença por compositores como Thomas Ravenscroft (Cries of London) e Clément Janequin (Les Cris de Paris). Neste trabalho, analisamos aspectos relevantes do entrecruzamento do texto em cada um dos sete madrigais, nos seus diversos níveis (do fonético à sentença), e a música. Realizamos uma revisão bibliográfica, na qual levantamos todas as entrevistas disponíveis (Berio e Dalmonte, 1981; Berio e Varga, 1985), entre outras fontes, para nortear esse trabalho. Também procuramos pesquisas sobre outras obras vocais de Berio, principalmente anteriores à década de 70. Dentre as ferramentas extramusicais, usamos a linguística de Saussure (2014) e Jakobson (2010). No aspecto puramente musical, o nível textural se mostrou o mais relevante para a análise e interlocução com a linguísticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bortz, Graziela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Lucas Albuquerque Matias [UNESP]2018-08-30T18:22:20Z2018-08-30T18:22:20Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Lucas Albuquerque Matias. Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-música. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016.http://hdl.handle.net/11449/155591000886156http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-12/000886156.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-13T06:10:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155591Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:33:23.172840Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-música
title Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-música
spellingShingle Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-música
Santos, Lucas Albuquerque Matias [UNESP]
Berio, Luciano 1925-2003 Crítica e interpretação Cries of London
Musica vocal
Linguística
Musica - Analise, apreciação
Vocal music
title_short Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-música
title_full Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-música
title_fullStr Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-música
title_full_unstemmed Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-música
title_sort Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-música
author Santos, Lucas Albuquerque Matias [UNESP]
author_facet Santos, Lucas Albuquerque Matias [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortz, Graziela [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lucas Albuquerque Matias [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Berio, Luciano 1925-2003 Crítica e interpretação Cries of London
Musica vocal
Linguística
Musica - Analise, apreciação
Vocal music
topic Berio, Luciano 1925-2003 Crítica e interpretação Cries of London
Musica vocal
Linguística
Musica - Analise, apreciação
Vocal music
description Apesar da prolífica produção de obras vocais, sejam para voz solista, como Sequenza III (1965), ou outras formações, como Sinfonia (1968), ambas significativas no catálogo composicional do século XX, outras obras vocais de mesmo potencial criativo são pouco executadas e/ou pesquisadas. Nessa situação encontram-se, dentre tantas, Cries of London (1976) para oito vozes (SSAATTBB), que tem base em suas experiências com a música de Folksongs (1964), e em gravações de comerciantes de feiras na Sicília (BERIO e VARGA, 1985, p.149). Esta obra do século XX apresenta a mesma temática praticada na Renascença por compositores como Thomas Ravenscroft (Cries of London) e Clément Janequin (Les Cris de Paris). Neste trabalho, analisamos aspectos relevantes do entrecruzamento do texto em cada um dos sete madrigais, nos seus diversos níveis (do fonético à sentença), e a música. Realizamos uma revisão bibliográfica, na qual levantamos todas as entrevistas disponíveis (Berio e Dalmonte, 1981; Berio e Varga, 1985), entre outras fontes, para nortear esse trabalho. Também procuramos pesquisas sobre outras obras vocais de Berio, principalmente anteriores à década de 70. Dentre as ferramentas extramusicais, usamos a linguística de Saussure (2014) e Jakobson (2010). No aspecto puramente musical, o nível textural se mostrou o mais relevante para a análise e interlocução com a linguística
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-08-30T18:22:20Z
2018-08-30T18:22:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Lucas Albuquerque Matias. Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-música. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016.
http://hdl.handle.net/11449/155591
000886156
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-12/000886156.pdf
identifier_str_mv SANTOS, Lucas Albuquerque Matias. Cries of London de Luciano Berio: uma análise da relação texto-música. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016.
000886156
url http://hdl.handle.net/11449/155591
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-12/000886156.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128826103824384