Relações entre capacidades especializadas de marketing, inovatividade e desempenho nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moskalewicz, Adriane
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/38196
Resumo: Orientadora : Profª. Drª. Simone Didonet
id UFPR_1c5c7a46ae23952948d1ac439baf3e5a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38196
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Moskalewicz, AdrianeUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoDidonet, Simone Regina, 1974-2015-07-21T16:48:51Z2015-07-21T16:48:51Z2015http://hdl.handle.net/1884/38196Orientadora : Profª. Drª. Simone DidonetDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 20/03/2015Inclui referências : fls. 106-111Área de concentração: Estratégia e organizaçõesResumo: A presente pesquisa teve como principal objeto de estudo analisar as relações entre inovatividade, capacidades especializadas de marketing e desempenho organizacional. São consideradas capacidades especializadas de marketing as variáveis: preço, produto, distribuição, promoção, pesquisa de mercado e vendas. O desempenho organizacional foi medido utilizando indicadores financeiros, de mercado e de inovação. O campo escolhido de aplicação da pesquisa foi o de Tecnologia da Informação e Comunicação e que resultou em 101 casos para a análise dos dados. Os dados foram analisados utilizando estatística descritiva, análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória por meio da utilização da técnica PLS-SEM para o teste de hipóteses. Os resultados obtidos com o estudo foram que a inovatividade relaciona-se direta e positivamente tanto com capacidades especializadas de marketing como com o desempenho organizacional. As capacidades especializadas de marketing relacionam-se positivamente com o desempenho organizacional, sendo a relação mais significativa do estudo. A mediação das capacidades especializadas de marketing entre inovatividade e desempenho organizacional não havia sido testada anteriormente e, neste estudo, também é positiva, ampliando os estudos realizados com estes constructos. Sendo assim, foi possível perceber a importância de se trabalhar com marketing e inovação nas organizações para o alcance de resultados financeiros, de mercado e inovação, mas é essencial evidenciar que as capacidades especializadas de marketing são as principais responsáveis pelo sucesso obtido pelas organizações do setor TIC pesquisadas. Palavras-chave: Capacidades especializadas de marketing, inovatividade, desempenho organizacional, marketing estratégico, inovação.Abstract: The main object of this research was to analyze the relationship between innovativeness, specialized marketing capabilities and organizational performance. The specialized marketing capabilities studied were: price, product, distribution, promotion, market research and sales. The organizational performance was measured by financial, market and innovation indicators. The research was applied in the Information and Communication Technology field, which resulted in 101 cases for analysis. Data were analyzed using descriptive statistics, exploratory factor analysis and confirmatory factor analysis through the use of PLS-SEM technique for hypothesis testing. The results obtained from the study were that the innovativeness is related both directly and positively to specialized marketing capabilities and to the organizational performance. The specialized marketing capabilities are positively related to organizational performance, which is the most significant relationship of the study. The mediation of the specialized marketing capabilities in the relationship between innovativeness and organizational performance had not been tested previously and in this study, is also positive, thus expanding the studies with these constructs. Therefore, it can be noticed the importance of working with marketing and innovation to achieve financial, market and innovation results, but it is essential to emphasize that specialized marketing capabilities are very importante to the performance in ICT organizations. Keywords: Specialized marketing capabilities, inovativeness, organizational performance, strategic marketing, inovation.129 f. : il. algumas color., tabs.application/pdfDisponível em formato digital658.8AdministraçãoMarketingDesenvolvimento organizacionalRelações entre capacidades especializadas de marketing, inovatividade e desempenho nas organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ADRIANE MOSKALEWICZ.pdfapplication/pdf1535405https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38196/1/R%20-%20D%20-%20ADRIANE%20MOSKALEWICZ.pdfebe0c5350263589ad81c364cec720afeMD51open accessTEXTR - D - ADRIANE MOSKALEWICZ.pdf.txtExtracted Texttext/plain249861https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38196/2/R%20-%20D%20-%20ADRIANE%20MOSKALEWICZ.pdf.txta2946058d2ba652672afe7cc2a57575dMD52open accessTHUMBNAILR - D - ADRIANE MOSKALEWICZ.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1097https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38196/3/R%20-%20D%20-%20ADRIANE%20MOSKALEWICZ.pdf.jpg9c297e5ebcf69afa672a3214f24d693bMD53open access1884/381962015-10-16 10:42:10.053open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38196Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082015-10-16T13:42:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações entre capacidades especializadas de marketing, inovatividade e desempenho nas organizações
title Relações entre capacidades especializadas de marketing, inovatividade e desempenho nas organizações
spellingShingle Relações entre capacidades especializadas de marketing, inovatividade e desempenho nas organizações
Moskalewicz, Adriane
Administração
Marketing
Desenvolvimento organizacional
658.8
title_short Relações entre capacidades especializadas de marketing, inovatividade e desempenho nas organizações
title_full Relações entre capacidades especializadas de marketing, inovatividade e desempenho nas organizações
title_fullStr Relações entre capacidades especializadas de marketing, inovatividade e desempenho nas organizações
title_full_unstemmed Relações entre capacidades especializadas de marketing, inovatividade e desempenho nas organizações
title_sort Relações entre capacidades especializadas de marketing, inovatividade e desempenho nas organizações
author Moskalewicz, Adriane
author_facet Moskalewicz, Adriane
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Moskalewicz, Adriane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Didonet, Simone Regina, 1974-
contributor_str_mv Didonet, Simone Regina, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Marketing
Desenvolvimento organizacional
topic Administração
Marketing
Desenvolvimento organizacional
658.8
dc.subject.ddc.pt_BR.fl_str_mv 658.8
description Orientadora : Profª. Drª. Simone Didonet
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-21T16:48:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-21T16:48:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/38196
url http://hdl.handle.net/1884/38196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129 f. : il. algumas color., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38196/1/R%20-%20D%20-%20ADRIANE%20MOSKALEWICZ.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38196/2/R%20-%20D%20-%20ADRIANE%20MOSKALEWICZ.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38196/3/R%20-%20D%20-%20ADRIANE%20MOSKALEWICZ.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ebe0c5350263589ad81c364cec720afe
a2946058d2ba652672afe7cc2a57575d
9c297e5ebcf69afa672a3214f24d693b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860661940060160