A relação entre capacidades de marketing e fontes de inovação no desempenho de serviços públicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira Filho, Clovis
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/38146
Resumo: Orientadora : Profª. Drª. Ana Maria Machado Toaldo
id UFPR_67ba170ed269c8aecb2fe16088abef92
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38146
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Teixeira Filho, ClovisToaldo, Ana Maria Machado, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2015-07-03T21:13:36Z2015-07-03T21:13:36Z2015http://hdl.handle.net/1884/38146Orientadora : Profª. Drª. Ana Maria Machado ToaldoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 20/03/2015Inclui referênciasÁrea de concentração: Estratégia e organizaçõesResumo: Capacidades de marketing e fontes de inovação têm sido consideradas elementos centrais para a conquista de desempenho superior nas organizações. A área pública não foge à discussão de desempenho, motivada principalmente pelas reformas na gestão, que inserem o marketing e a inovação na prática do setor; ainda que a incursão teórica necessite aprofundamento. A partir desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre capacidades de marketing e fontes de inovação no desempenho de serviços públicos. Para isso, propõe e testa um modelo que considera as características de cada construto, assim como do campo de estudo, avançando em relação às proposições anteriores. A pesquisa foi operacionalizada por meio de um levantamento de campo com 259 organizações públicas de serviço postal no estado do Paraná e os dados foram analisados por meio de um modelo de equações estruturais, comparando-se tanto tratamentos baseados em covariância como em mínimos quadrados parciais. Verifica-se que, embora tenham sido evidenciadas diferenças quanto à validade discriminante entre os métodos utilizados, as capacidades de marketing atuam como mediadoras parciais entre as fontes de inovação e o desempenho organizacional e o desempenho de inovação. Além disso, são caracterizados os construtos no contexto público, assim como evidenciados efeitos diretos entre as variáveis independentes e o desempenho multidimensional. Dentre esses, destacam-se a influência de fontes de inovação como recursos de capacidades de marketing, a relevância de pesquisas realizadas pela organização e o contato com instituições educacionais, assim como a importância do preço e do desenvolvimento de produtos no composto de marketing. Palavras-chave: capacidades de marketing, fontes de inovação, desempenho organizacional, desempenho de inovação.Abstract: Marketing capabilities and sources of innovation have been considered key-elements to the achievement of superior performance in organizations. The public area does not escape from the discussion of performance, mainly driven by reforms in management, inserting the marketing and innovation in practice; though also requires a deeper theoretical effort. Based on this context, this research aims to analyze the relationship between marketing capabilities and sources of innovation in public service performance. Thus, this research proposes and tests a model that considers the characteristics of each construct, as well as the field of study, advancing over previous proposals. The research was operationalized through a survey of 259 public organizations of postal service in Brazil (state of Paraná) and the data were analyzed by structural equation modeling, comparing both covariance-based and partial least squares treatments. The results state that, although differences were highlighted on the discriminant validity by the methods used, the marketing capabilities act as mediators between the sources of innovation and organizational performance and innovation performance. Furthermore, the constructs were characterized on public context and direct effects were observed as the influence of sources of innovation as marketing capabilities' resources, the relevance of research carried out by the organization and contact with educational institutions, as well as the importance of price and product development in marketing mix. Key-words: marketing capabilities, sources of innovation, organizational performance, innovation performance.238f. : il., tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digital658.8AdministraçãoMarketingDesenvolvimento organizacionalServiço públicoA relação entre capacidades de marketing e fontes de inovação no desempenho de serviços públicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CLOVIS TEIXEIRA FILHO.pdfapplication/pdf5524813https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38146/1/R%20-%20D%20-%20CLOVIS%20TEIXEIRA%20FILHO.pdf7e3be80bcd27d11ec9f7620ef2a437b7MD51open accessTEXTR - D - CLOVIS TEIXEIRA FILHO.pdf.txtExtracted Texttext/plain461796https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38146/2/R%20-%20D%20-%20CLOVIS%20TEIXEIRA%20FILHO.pdf.txt754ea006c7993429093f836b45216978MD52open accessTHUMBNAILR - D - CLOVIS TEIXEIRA FILHO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38146/3/R%20-%20D%20-%20CLOVIS%20TEIXEIRA%20FILHO.pdf.jpg5899f01b592b253ca5a3acf40f7e1699MD53open access1884/381462015-10-16 10:42:10.041open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38146Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082015-10-16T13:42:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação entre capacidades de marketing e fontes de inovação no desempenho de serviços públicos
title A relação entre capacidades de marketing e fontes de inovação no desempenho de serviços públicos
spellingShingle A relação entre capacidades de marketing e fontes de inovação no desempenho de serviços públicos
Teixeira Filho, Clovis
Administração
Marketing
Desenvolvimento organizacional
Serviço público
658.8
title_short A relação entre capacidades de marketing e fontes de inovação no desempenho de serviços públicos
title_full A relação entre capacidades de marketing e fontes de inovação no desempenho de serviços públicos
title_fullStr A relação entre capacidades de marketing e fontes de inovação no desempenho de serviços públicos
title_full_unstemmed A relação entre capacidades de marketing e fontes de inovação no desempenho de serviços públicos
title_sort A relação entre capacidades de marketing e fontes de inovação no desempenho de serviços públicos
author Teixeira Filho, Clovis
author_facet Teixeira Filho, Clovis
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Toaldo, Ana Maria Machado, 1967-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira Filho, Clovis
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Marketing
Desenvolvimento organizacional
Serviço público
topic Administração
Marketing
Desenvolvimento organizacional
Serviço público
658.8
dc.subject.ddc.pt_BR.fl_str_mv 658.8
description Orientadora : Profª. Drª. Ana Maria Machado Toaldo
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-03T21:13:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-03T21:13:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/38146
url http://hdl.handle.net/1884/38146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 238f. : il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38146/1/R%20-%20D%20-%20CLOVIS%20TEIXEIRA%20FILHO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38146/2/R%20-%20D%20-%20CLOVIS%20TEIXEIRA%20FILHO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38146/3/R%20-%20D%20-%20CLOVIS%20TEIXEIRA%20FILHO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e3be80bcd27d11ec9f7620ef2a437b7
754ea006c7993429093f836b45216978
5899f01b592b253ca5a3acf40f7e1699
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860652753485824