A racionalidade matemática camponesa na produção da erva-mate : diálogos possíveis com os saberes escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wieczorkoski, Carina Bill, 1990-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73278
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Marcos Aurelio Zanlorenzi
id UFPR_1cc92a0bc1d8532afc534a26c06075b1
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73278
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Wieczorkoski, Carina Bill, 1990-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaZanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-2022-02-22T20:11:30Z2022-02-22T20:11:30Z2021https://hdl.handle.net/1884/73278Orientador: Prof. Dr. Marcos Aurelio ZanlorenziDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa : Curitiba, 02/09/2021Inclui referências: p. 134-139Resumo: A Educação do Campo foi forjada a partir dos movimentos sociais, na luta por direitos à educação em todos os níveis de ensino, tendo como pressuposto a necessidade dos sujeitos de morar e estudar no campo. Nesse sentido, tem o olhar voltado a esses sujeitos e às questões do trabalho, da cultura, do conhecimento e das lutas sociais das camponesas e camponeses; questões de classe, de conflitos no campo, entre lógicas de agricultura, direcionadas à construção de outra sociedade. Seu ponto de início, portanto, são as práticas socioculturais locais, comunitárias. Este trabalho, objetivou pesquisar quais relações podem ser estabelecidas entre os saberes camponeses e os saberes escolares no ensino da Matemática, a partir das práticas utilizadas na produção artesanal da erva-mate no município de São Mateus do Sul (PR). Para tanto, foram entrevistados, na perspectiva da História Oral em sua vertente temática, dois camponeses que trabalham na produção da erva-mate. Em seguida reuniu-se as vozes desses camponeses com as vozes dos autores que subsidiaram teoricamente este trabalho em uma roda de chimarrão, na qual as prosas mostraram a necessidade do diálogo de saberes, na perspectiva da ecologia dos saberes, na construção de uma consciência crítica, a fim de decolonizar essa ciência, tida como universal e que, de maneira hegemônica, desumaniza e nega, na escola, a cultura local. É nesse sentido que cabe destacar a importância de, na Educação Básica e especialmente na Educação do Campo, trabalhar a partir dos saberes contidos nas práticas socioculturais locais, buscando estabelecer relações com os saberes escolares.Abstract: Rural Education was forged from social movements, in the struggle for rights to education at all levels of education, based on the subject's need to live and study in the countryside. In this sense, it has its gaze turned to these subjects and to issues of work, culture, knowledge and social struggles of peasant women and men; questions of class, conflicts in the countryside, between agricultural logics, aimed at building another society. Its starting point, therefore, is local, community sociocultural practices. This work aimed to investigate which relationships can be established between peasant knowledge and school knowledge in the teaching of Mathematics, from the practices used in the artisanal production of mate herb in the city of São Mateus do Sul (PR). For this purpose, from the perspective of Oral History in its thematic aspect, two peasants who work in the production of yerba mate were interviewed. Then, the voices of these peasants were brought together with the voices of the authors who theoretically supported this work in a chimarrão circle, in which the proses showed the need for a dialogue of knowledge, from the perspective of the ecology of knowledge, in the construction of a critical conscience , in order to decolonize this science, seen as universal and which, in a hegemonic way, dehumanizes and denies, at school, local culture. It is in this sense that it is worth highlighting the importance of, in Basic Education and especially in Rural Education, working from the knowledge contained in local sociocultural practices, seeking to establish relationships with school knowledge.1 arquivo (154 p.) : PDF.application/pdfEtnomatematicaErva-mateEducaçãoMatemática - Estudo e ensinoMatemáticaA racionalidade matemática camponesa na produção da erva-mate : diálogos possíveis com os saberes escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CARINA BILL WIECZORKOSKI.pdfapplication/pdf2651507https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73278/1/R%20-%20D%20-%20CARINA%20BILL%20WIECZORKOSKI.pdf3df9e83ee3feb3ab0e4834e2ce69d94fMD51open access1884/732782022-02-22 17:11:30.264open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73278Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-22T20:11:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A racionalidade matemática camponesa na produção da erva-mate : diálogos possíveis com os saberes escolares
title A racionalidade matemática camponesa na produção da erva-mate : diálogos possíveis com os saberes escolares
spellingShingle A racionalidade matemática camponesa na produção da erva-mate : diálogos possíveis com os saberes escolares
Wieczorkoski, Carina Bill, 1990-
Etnomatematica
Erva-mate
Educação
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
title_short A racionalidade matemática camponesa na produção da erva-mate : diálogos possíveis com os saberes escolares
title_full A racionalidade matemática camponesa na produção da erva-mate : diálogos possíveis com os saberes escolares
title_fullStr A racionalidade matemática camponesa na produção da erva-mate : diálogos possíveis com os saberes escolares
title_full_unstemmed A racionalidade matemática camponesa na produção da erva-mate : diálogos possíveis com os saberes escolares
title_sort A racionalidade matemática camponesa na produção da erva-mate : diálogos possíveis com os saberes escolares
author Wieczorkoski, Carina Bill, 1990-
author_facet Wieczorkoski, Carina Bill, 1990-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Wieczorkoski, Carina Bill, 1990-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-
contributor_str_mv Zanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatematica
Erva-mate
Educação
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
topic Etnomatematica
Erva-mate
Educação
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Marcos Aurelio Zanlorenzi
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-22T20:11:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-22T20:11:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/73278
url https://hdl.handle.net/1884/73278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (154 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73278/1/R%20-%20D%20-%20CARINA%20BILL%20WIECZORKOSKI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3df9e83ee3feb3ab0e4834e2ce69d94f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898904775688192