Leitura no ensino de física : concepções, sentidos, possibilidades e dificuldades segundo o olhar dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Alvaro Emilio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/16983
Resumo: Orientador: Nilson Marcos Dias Garcia
id UFPR_1e67bc7f0f563eae86d0229b5c82e8b5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/16983
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Leite, Alvaro EmilioUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-2022-09-22T18:38:37Z2022-09-22T18:38:37Z2008https://hdl.handle.net/1884/16983Orientador: Nilson Marcos Dias GarciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/08/2008Inclui bibliografia e anexosResumo : Neste trabalho procuramos entender os sentidos e concepções subjacentes às práticas dos professores quando realizam atividades de leitura em aulas de Física, bem como discutir as possibilidades e dificuldades apontadas por eles para o uso desse recurso. Tomando como referência a concepção de que a leitura é um elemento da cultura escolar que deve ser explorado, ressaltamos a relação íntima entre Educação e Cultura sugerida por Forquin e utilizamos as considerações de Charlot para argumentar que a origem social não é determinante para a formação de bons ou maus leitores, além de interagirmos com diversos textos e pesquisas produzidos sobre a temática pelos pesquisadores do campo de ensino de Física no Brasil. A partir de uma sondagem inicial entre os professores de Física das escolas estaduais de Curitiba, identificamos aqueles que declararam desenvolver atividades de leitura em suas aulas, dentre os quais, a partir de critérios previamente estabelecidos, alguns deles se dispuseram a participar da pesquisa. Os resultados mostraram que a maioria dos professores, ao desenvolver atividades em sala, não toma o cuidado de sondar o universo de conhecimentos prévios que os alunos trazem sobre o texto e, também, não demonstram preocupações com a intencionalidade dos gêneros textuais propostos nas atividades. Ao destacar as dificuldades para desenvolver as atividades de leitura, os professores apontam a falta de habilidade para interpretação de textos dos alunos e as recorrentes cópias de trechos do texto para responder as questões propostas após a leitura. Atribuem essas dificuldades à maneira como as atividades de leitura são trabalhadas ao longo da história escolar dos alunos, à falta de exemplos familiares e a origem social. Apontaram também a necessidade de materiais que tragam auxílio para o desenvolvimento de atividades de leitura em sala e a maior aproximação da Universidade com a escola. Por fim, além de expor nossos pontos de vistas sobre os resultados e análises, destacamos a necessidade de aumentar o número de pesquisas sobre o tema e encontrar caminhos para que elas façam parte efetivamente da formação dos professores.128 f.application/pdfDisponível em formato digitalFísica - Estudo e ensinoLeituraRedação acadêmicaEducaçãoLeitura no ensino de física : concepções, sentidos, possibilidades e dificuldades segundo o olhar dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAlvaro_dissertacao_versao_final_20080915.pdfapplication/pdf1167951https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16983/1/Alvaro_dissertacao_versao_final_20080915.pdf69e616e4ac429db0a4efe8efd43e964aMD51open accessTEXTAlvaro_dissertacao_versao_final_20080915.pdf.txtExtracted Texttext/plain280962https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16983/2/Alvaro_dissertacao_versao_final_20080915.pdf.txt101ba3b71ee7bb48abdce3891dbce6d2MD52open accessTHUMBNAILAlvaro_dissertacao_versao_final_20080915.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1282https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16983/3/Alvaro_dissertacao_versao_final_20080915.pdf.jpg9a8063bc66b5836807bfd537e1dd0b7bMD53open access1884/169832022-09-22 15:38:37.681open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/16983Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-22T18:38:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura no ensino de física : concepções, sentidos, possibilidades e dificuldades segundo o olhar dos professores
title Leitura no ensino de física : concepções, sentidos, possibilidades e dificuldades segundo o olhar dos professores
spellingShingle Leitura no ensino de física : concepções, sentidos, possibilidades e dificuldades segundo o olhar dos professores
Leite, Alvaro Emilio
Física - Estudo e ensino
Leitura
Redação acadêmica
Educação
title_short Leitura no ensino de física : concepções, sentidos, possibilidades e dificuldades segundo o olhar dos professores
title_full Leitura no ensino de física : concepções, sentidos, possibilidades e dificuldades segundo o olhar dos professores
title_fullStr Leitura no ensino de física : concepções, sentidos, possibilidades e dificuldades segundo o olhar dos professores
title_full_unstemmed Leitura no ensino de física : concepções, sentidos, possibilidades e dificuldades segundo o olhar dos professores
title_sort Leitura no ensino de física : concepções, sentidos, possibilidades e dificuldades segundo o olhar dos professores
author Leite, Alvaro Emilio
author_facet Leite, Alvaro Emilio
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Alvaro Emilio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
contributor_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Leitura
Redação acadêmica
Educação
topic Física - Estudo e ensino
Leitura
Redação acadêmica
Educação
description Orientador: Nilson Marcos Dias Garcia
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-22T18:38:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-22T18:38:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/16983
url https://hdl.handle.net/1884/16983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 128 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16983/1/Alvaro_dissertacao_versao_final_20080915.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16983/2/Alvaro_dissertacao_versao_final_20080915.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16983/3/Alvaro_dissertacao_versao_final_20080915.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 69e616e4ac429db0a4efe8efd43e964a
101ba3b71ee7bb48abdce3891dbce6d2
9a8063bc66b5836807bfd537e1dd0b7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860363218583552