Leitura no ensino de física : concepções, sentidos, possibilidades e dificuldades segundo o olhar dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/16983 |
Resumo: | Orientador: Nilson Marcos Dias Garcia |
id |
UFPR_1e67bc7f0f563eae86d0229b5c82e8b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/16983 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Leite, Alvaro EmilioUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-2022-09-22T18:38:37Z2022-09-22T18:38:37Z2008https://hdl.handle.net/1884/16983Orientador: Nilson Marcos Dias GarciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/08/2008Inclui bibliografia e anexosResumo : Neste trabalho procuramos entender os sentidos e concepções subjacentes às práticas dos professores quando realizam atividades de leitura em aulas de Física, bem como discutir as possibilidades e dificuldades apontadas por eles para o uso desse recurso. Tomando como referência a concepção de que a leitura é um elemento da cultura escolar que deve ser explorado, ressaltamos a relação íntima entre Educação e Cultura sugerida por Forquin e utilizamos as considerações de Charlot para argumentar que a origem social não é determinante para a formação de bons ou maus leitores, além de interagirmos com diversos textos e pesquisas produzidos sobre a temática pelos pesquisadores do campo de ensino de Física no Brasil. A partir de uma sondagem inicial entre os professores de Física das escolas estaduais de Curitiba, identificamos aqueles que declararam desenvolver atividades de leitura em suas aulas, dentre os quais, a partir de critérios previamente estabelecidos, alguns deles se dispuseram a participar da pesquisa. Os resultados mostraram que a maioria dos professores, ao desenvolver atividades em sala, não toma o cuidado de sondar o universo de conhecimentos prévios que os alunos trazem sobre o texto e, também, não demonstram preocupações com a intencionalidade dos gêneros textuais propostos nas atividades. Ao destacar as dificuldades para desenvolver as atividades de leitura, os professores apontam a falta de habilidade para interpretação de textos dos alunos e as recorrentes cópias de trechos do texto para responder as questões propostas após a leitura. Atribuem essas dificuldades à maneira como as atividades de leitura são trabalhadas ao longo da história escolar dos alunos, à falta de exemplos familiares e a origem social. Apontaram também a necessidade de materiais que tragam auxílio para o desenvolvimento de atividades de leitura em sala e a maior aproximação da Universidade com a escola. Por fim, além de expor nossos pontos de vistas sobre os resultados e análises, destacamos a necessidade de aumentar o número de pesquisas sobre o tema e encontrar caminhos para que elas façam parte efetivamente da formação dos professores.128 f.application/pdfDisponível em formato digitalFísica - Estudo e ensinoLeituraRedação acadêmicaEducaçãoLeitura no ensino de física : concepções, sentidos, possibilidades e dificuldades segundo o olhar dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAlvaro_dissertacao_versao_final_20080915.pdfapplication/pdf1167951https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16983/1/Alvaro_dissertacao_versao_final_20080915.pdf69e616e4ac429db0a4efe8efd43e964aMD51open accessTEXTAlvaro_dissertacao_versao_final_20080915.pdf.txtExtracted Texttext/plain280962https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16983/2/Alvaro_dissertacao_versao_final_20080915.pdf.txt101ba3b71ee7bb48abdce3891dbce6d2MD52open accessTHUMBNAILAlvaro_dissertacao_versao_final_20080915.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1282https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16983/3/Alvaro_dissertacao_versao_final_20080915.pdf.jpg9a8063bc66b5836807bfd537e1dd0b7bMD53open access1884/169832022-09-22 15:38:37.681open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/16983Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-22T18:38:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura no ensino de física : concepções, sentidos, possibilidades e dificuldades segundo o olhar dos professores |
title |
Leitura no ensino de física : concepções, sentidos, possibilidades e dificuldades segundo o olhar dos professores |
spellingShingle |
Leitura no ensino de física : concepções, sentidos, possibilidades e dificuldades segundo o olhar dos professores Leite, Alvaro Emilio Física - Estudo e ensino Leitura Redação acadêmica Educação |
title_short |
Leitura no ensino de física : concepções, sentidos, possibilidades e dificuldades segundo o olhar dos professores |
title_full |
Leitura no ensino de física : concepções, sentidos, possibilidades e dificuldades segundo o olhar dos professores |
title_fullStr |
Leitura no ensino de física : concepções, sentidos, possibilidades e dificuldades segundo o olhar dos professores |
title_full_unstemmed |
Leitura no ensino de física : concepções, sentidos, possibilidades e dificuldades segundo o olhar dos professores |
title_sort |
Leitura no ensino de física : concepções, sentidos, possibilidades e dificuldades segundo o olhar dos professores |
author |
Leite, Alvaro Emilio |
author_facet |
Leite, Alvaro Emilio |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Alvaro Emilio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951- |
contributor_str_mv |
Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - Estudo e ensino Leitura Redação acadêmica Educação |
topic |
Física - Estudo e ensino Leitura Redação acadêmica Educação |
description |
Orientador: Nilson Marcos Dias Garcia |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-22T18:38:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-22T18:38:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/16983 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/16983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
128 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16983/1/Alvaro_dissertacao_versao_final_20080915.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16983/2/Alvaro_dissertacao_versao_final_20080915.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16983/3/Alvaro_dissertacao_versao_final_20080915.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
69e616e4ac429db0a4efe8efd43e964a 101ba3b71ee7bb48abdce3891dbce6d2 9a8063bc66b5836807bfd537e1dd0b7b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898717193830400 |