Contribuição ao ensino da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Denise Grein
Data de Publicação: 1983
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73910
Resumo: Orientador: Profa. Dra. Zélia Milléo Pavão
id UFPR_544d5e115c9bca8b51919c8138ebee78
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73910
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santos, Denise GreinUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPavão, Zelia Milleo, 1928-20212022-08-30T18:47:50Z2022-08-30T18:47:50Z1983https://hdl.handle.net/1884/73910Orientador: Profa. Dra. Zélia Milléo PavãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 86-90Resumo: A importância da leitura é inegável em todas as atividades do ser humano. Constitui-se em principio basilar de comunicação, a vivificar a palavra escrita e a ensejar o intercâmbio de idéias e pensamentos entre países e nações. Fonte imediata de conhecimento, alça-se como o veiculo mais eficiente para a indagação e a pesquisa. Permite ao leitor estudar em seu ritmo característico, ampliar seus horizontes culturais dentro de opções próprias. A leitura pode-se converter também em lazer, em passatempo agradável, ultrapassando as fronteiras ambientais e enriquecendo a monotonia do quotidiano, tudo pelo manancial de novas opiniões, reflexões e argumentos que oferece. O nível de leitura fica na dependência das necessidades especificas do leitor e a da variedade de seu uso. Se for rápida, descompromissada, é leitura de consumação; já a que conduz às investigações mais profundas, é a de produção. Em rigor, o cidadão precisa aprender a ler de modo correto, particularmente para não se prestar a manipulações ideológicas. É sabido que todo texto apresenta condições de manipular o leitor e exercer influência no seu comportamento social, pois permite um largo contacto com novas convicções e diversos pontos de vista. Saber ler é inferir o conteúdo a partir do texto, aliado à experiência anterior e à interpretação subjetiva. Daí vai-se extrair o que é útil e deve ser assimilado. Por sua imensa serventia na existência do indivíduo, a leitura merece atenção especial dos educadores. Uma vez que o ato de ler é alicerce da intelectualidade, a ação pedagógica há de ser a mais estimulante, para que cada aluno faça dele processo pessoal de crescimento. Por isso, o ambiente escolar, especialmente nas aulas de leitura, será altamente atraente, ameno, com adoção de livros adequados que forneçam, pela correção da linguagem, excelência de mensagens e precisão de vocabulário, exemplo do escrever escorreito. Assim, concomitantemente ao ler, o aluno vai desenvolver o gosto pela escrita. 0 professor ocupa lugar de prestígio na formação do aluno e na tarefa pedagógica. É ele que, com suas características individuais, incentiva, motiva, desperta o interesse, o espirito de pesquisa e baliza as aulas de leitura. Necessário,de conseguinte, professores capazes, criativos, ornados de boa formação profissional e preocupados com sua atuação. São, numa palavra, os responsáveis diretos pelo sucesso do ensino da leitura. De outra parte, a didática da leitura, nos cursos de magistério e de aperfeiçoamento docente, oferecerá os pré-requisitos para o professor lecionar com eficácia.. Uma avaliação constante e contínua do ensino do ler -permite, não só o acompanhamento de todas as fases do trabalho e do progresso do aluno, como também a correção das falhas dentro do menor tempo possível. Enfim, nada obstante haja consenso sobre a relevância da leitura, não se conseguiu ainda, apesar dos esforços diligenciados nessa direção, conceber uma sistemática de aprendizagem da dimensão e amplitude desejáveis.Abstract: The importance of reading is undeniable in every area of life. It is, a basic principle of communication, to enliven the written word and to permit the exchange of ideas an thoughts between nations. As a readily available source of information it is considered to be the most efficient vehicle for research and study. It permits the reader to study at his own pace and to enlarge his cultural horizons. Reading can become a pleasant passtime, surpassing the immediate barriers of surroundings, and enrichening the routine of each day. It is also a source of new opinions, ideas and arguments for our evaluation. The reading level depends upon the needs of the reader and the variety of its use. Casual reading requireslittle commitment and is an end in itself, while reading which demands deeper study can be more productive. Strictly speaking, a person needs to learn to read correctly, particulary so he is not open to idealogical manipulations. It is known that each text presents ways of manipulating the reader and exercises possible influence on his social behavior, because it permits much contact with new convictions and diverse points of view. Knowing how to read is the ability to evaluate the content together with your previous experiences and arrive at a subjective interpretation. Then it is possible to exctrat what is useful and what should be assimilated. For its great usefulness, in the life of an individual, reading merits special attention by educators. Once that reading becomes the basis of the intellect, the act of teaching has to be more stimulating, so that each student can develop., at his own personal rate. For this reason, the school atmosphere, especially in reading classes, must be highly attractive,pleasant and with a good selection of current books that provide excellent messages with precise vocabulary and good examples of how to write. The teacher occupies a prestigious place in the development of the student and in the job of reading. It is he, that, with his own personal characteristics stimulates, motivates, awakens interest and the spirit of studying and establishes the criteria for reading classes. Consequently,it is necessary that teachers be capable, creative, with good professional background and being constantly brought up-to-date. In other words,teachers are directly responsible for the success.of teaching reading. For this reason teacher: training in methods of teaching reading offers the necessary pre-requisites for the teacher to effectively lecture. Continuous evaluation and reading instruction allow the teacher to be aware of the student's progress as well as correct problems that develop in the briefest possible time. Finally, there is a consensus regarding the importance of reading. However, in spite of great effort, no completely satisfactory system has yet been developed to teach this skill.Résumé: L'importance de la lecture en toutes les activités de l'homme est incontestable. Elle est le principe même de la comunication; elle anime les mots écrits et permet l ' échangé d ' idées et de pensées entre les pays. Source directe de la connaissance elle est pour cela l'instrument le plus éficace de recherche. Elle permet au lecteur le choix du rythme de ses études. La lecture peut être ausi une forme de loisir,un agréable passe-temps, puisqu'elle nous conduit au delà de notre environement et enrichit la monotonie du jour-le-jour, source qu'elle est de nouvelles opinions, réflexions et arguments. Le niveau de lecture dépend des besoins du lecteur, et de l'usage que l'on en fait. Selon que ce soit une lecture rapide sans engagements, ou au contraire, une lecture qui conduit a des enquêtes plus profondes, elle est lecture de consommation ou de production. Il faut apprendre à lire de façon correcte, pour ne pas se prêter à manipulations idéologiques. C'est un fait connu que tout texte présente des conditions de manipuler le lecteur et d'exercer une influence sur son comportement social, puisqu'il permet un large contact avec de nouvelles convictions et des points de vue les plus divers. Savoir lire c'est savoir déduire le contenu à partir du texte, appuyé par l'experience et l'interprétation subjective. De .la l ' on va'extraire ce qui est utile et doit être assimilé. La lecture mérite une attention toute spéciale des enseignants, pour tout ce qu l elle représente dans la vie. La lecture est la base de l'intelectualité, il est donc nécessaire que l'action pédagogique soit absolument stimulante, de façon à ce que chaque élève s ' en serve comme ' instrument de développment. Pour atteindre ce but, l ' ambience scolaire, espécialment dans classes de lecture, doit êtré attrayante, et le choix des livres doit tenir en compte la richesse du texte et du vocabulaire,la correction de la forme, l'excellence du contenu. De cette façon,l' élève développera en même temps le gout de la lecture et la facilité d'écrire. Le professeur joue un rôle très important dans la formation de l'élève et le travail pédagogique. C'est lui qui, par ses traits de caractère,stimule, réveille l'intérêt,l'esprit de recherche, oriente les classes de lecture. Voilà pourquoi il est necëssaire d'avoir des professeurs compétents, créatif s,de bonne formation professionnelle et imbus de l'importance de leur travail. Ils sont, en un mot, les responsables directs du succès de l'enseignement de la lecture. D'autre part, la didactique de la lecture,dans les cours de spécialisation et de perfectionnement du professorat, offre les conditions à ce que les enseignants puissent accomplir leur tâche avec efficience. L'évaluation constante et continue de l'enseignement de la lecture permet d'accompagner toutes les phases du travail et du progrès de l'élève, et de corriger au plus vite les défauts observés. Enfin, maigre l'unanimité quant à l ' .importance de la lecture, l'on n'est pas. encore arrivé, malgré tous les efforts dans ce sens, à concevoir une méthode d'enseignement de lecture aux dimensions et amplitude désirables.90 p.application/pdfDisponível em formato digitalRedação acadêmicaLeitura - Estudo e ensinoEducaçãoContribuição ao ensino da leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - DENISE GREIN SANTOS.pdfapplication/pdf5586530https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73910/1/D%20-%20D%20-%20DENISE%20GREIN%20SANTOS.pdfa83ef56632b96e6a41a4485716e1f3d6MD51open access1884/739102022-08-30 15:47:50.601open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73910Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-30T18:47:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuição ao ensino da leitura
title Contribuição ao ensino da leitura
spellingShingle Contribuição ao ensino da leitura
Santos, Denise Grein
Redação acadêmica
Leitura - Estudo e ensino
Educação
title_short Contribuição ao ensino da leitura
title_full Contribuição ao ensino da leitura
title_fullStr Contribuição ao ensino da leitura
title_full_unstemmed Contribuição ao ensino da leitura
title_sort Contribuição ao ensino da leitura
author Santos, Denise Grein
author_facet Santos, Denise Grein
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Denise Grein
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021
contributor_str_mv Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021
dc.subject.por.fl_str_mv Redação acadêmica
Leitura - Estudo e ensino
Educação
topic Redação acadêmica
Leitura - Estudo e ensino
Educação
description Orientador: Profa. Dra. Zélia Milléo Pavão
publishDate 1983
dc.date.issued.fl_str_mv 1983
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-30T18:47:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-30T18:47:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/73910
url https://hdl.handle.net/1884/73910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 90 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73910/1/D%20-%20D%20-%20DENISE%20GREIN%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a83ef56632b96e6a41a4485716e1f3d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860435503218688