Saberes e práticas docentes nas aulas de história : reflexões sobre a contribuição do professor historiador para a aprendizagem histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Tânia Kelly de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/83282
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ana Claudia Urban
id UFPR_1ea2aaf1e87b1c4dbf00602f9e3f6325
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/83282
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaUrban, Ana Claudia, 1967-Abreu, Tânia Kelly de2023-06-28T20:00:38Z2023-06-28T20:00:38Z2023https://hdl.handle.net/1884/83282Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ana Claudia UrbanDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 03/03/2023Inclui referências: p. 114-117Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo investigar de que forma os saberes dos professores de História se apresentam na prática em sala de aula. Buscou também compreender a relação dos mesmos com o conhecimento, dentro da perspectiva de que, os saberes docentes estão em constante construção e se constituem nos mais diversos contextos sociais. Para pensar a construção de saberes e práticas dos professores foi proposta uma revisão de referenciais sobre saberes docentes a partir do estudo de Tardif (2002, 2014), Monteiro (2002), Tozetto (2017), entre outros estudiosos que tratam desta temática, com ênfase nas tipologias elencadas por pesquisas na área do ensino. Assim, com vistas a analisar as especificidades dos professores de história, buscou-se nesse estudo caracterizar os saberes que estes mobilizam ao construir sua prática ao longo de sua trajetória profissional. Os sujeitos que participaram deste estudo foram três professores historiadores que atuam na rede estadual paranaense e que têm mais de 5 anos de experiência profissional. A proposta foi perceber como entendem seus saberes e como estes influenciam em suas escolhas para as aulas. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semi-estruturadas, considerando os professores como portadores de sua História e a sua experiência foi tomada como contribuição à investigação. Para referenciar a pesquisa, optou-se pela cientificidade do ensino de História, focando a Educação Histórica ancorada nos estudos de Jörn Rüsen (1994, 2006, 2010, 2015) e sua contribuição para o campo científico. Também foram referências importantes nesse estudo Freire (1996), Schmidt (2009), Oliveira (2012), Caimi (2015), Mattos (2017) e Sobanski (2017) Germinari (2011) e Urban (2009, 2011). A análise teórica e das entrevistas revelou que os professores constroem gradualmente os vínculos entre seus saberes e a construção do conhecimento em sala de aula ao longo de sua trajetória profissional. É importante valorizar suas experiências e conhecimentos para entender seus saberes docentes, que influenciam sua forma única de ensinar e entender a aprendizagem. Por fim, a presente pesquisa voltou o olhar ao papel do professor enquanto pesquisador e produtor do conhecimento e, foi possível apreender que a prática do professor em sua ação educativa carece tanto dos conhecimentos específicos da epistemologia da ciência da História, como dos saberes próprios do processo do ensino aprendizado que são construídos ao longo da trajetória do professor historiador e que estão vinculados a sua própria identidade profissional.Abstract: The present research aimed to investigate how the knowledge of History teachers is presented in classroom practice. It also sought to understand their relationship with knowledge, from the perspective that teaching knowledge is constantly being constructed and constituted in various social contexts. In order to think about the construction of teachers' knowledge and practices, a review of references on teaching knowledge was proposed based on the studies of Tardif (2002, 2014), Monteiro (2002), Tozetto (2017), among other scholars who deal with this subject, with emphasis on the typologies listed by research in the field of teaching. Thus, in this study, in order to analyze the specificities of history teachers, we sought to characterize the knowledge that these teachers mobilize when constructing their practice throughout their professional trajectory. The subjects who participated in this study were three historian teachers who work in the Paraná state education system and who have more than 5 years of professional experience. The proposal was to understand how they understand their knowledge and how it influences their choices for classes. Data collection was carried out through semi-structured interviews, considering the teachers as bearers of their history, and their experience was taken as a contribution to the research. To reference the research, the scientificity of History teaching was chosen, focusing on Historical Education anchored in the studies of Jörn Rüsen (1994, 2006, 2010, 2015) and his contribution to the scientific field. Freire (1996), Schmidt (2009), Oliveira (2012), Caimi (2015), Mattos (2017), Sobanski (2017), Germinari (2011) and Urban (2009, 2011) were also important references in this study. The theoretical analysis and interviews revealed that teachers gradually establish links between their knowledge and the construction of knowledge in the classroom throughout their professional trajectory. It is important to value their experiences and knowledge to understand their teaching knowledge, which influences their unique way of teaching and understanding learning. Finally, this research turned its attention to the role of the teacher as a researcher and producer of knowledge, and it was possible to apprehend that the teacher's practice in their educational action lacks both the specific knowledge of the epistemology of the science of History and the knowledge of the teaching-learning process, which are constructed throughout the trajectory of the historian teacher and are linked to their own professional identity.1 recurso online : PDF.application/pdfHistoria - Estudo e ensinoProfessores de historia - FormaçãoPrática de ensinoSaberes e práticas docentes nas aulas de história : reflexões sobre a contribuição do professor historiador para a aprendizagem históricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - TANIA KELLY DE ABREU.pdfapplication/pdf1034156https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83282/1/R%20-%20D%20-%20TANIA%20KELLY%20DE%20ABREU.pdf6bd0c9afb11758248b460a4508d5f061MD51open access1884/832822023-06-28 17:00:38.609open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83282Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-28T20:00:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saberes e práticas docentes nas aulas de história : reflexões sobre a contribuição do professor historiador para a aprendizagem histórica
title Saberes e práticas docentes nas aulas de história : reflexões sobre a contribuição do professor historiador para a aprendizagem histórica
spellingShingle Saberes e práticas docentes nas aulas de história : reflexões sobre a contribuição do professor historiador para a aprendizagem histórica
Abreu, Tânia Kelly de
Historia - Estudo e ensino
Professores de historia - Formação
Prática de ensino
title_short Saberes e práticas docentes nas aulas de história : reflexões sobre a contribuição do professor historiador para a aprendizagem histórica
title_full Saberes e práticas docentes nas aulas de história : reflexões sobre a contribuição do professor historiador para a aprendizagem histórica
title_fullStr Saberes e práticas docentes nas aulas de história : reflexões sobre a contribuição do professor historiador para a aprendizagem histórica
title_full_unstemmed Saberes e práticas docentes nas aulas de história : reflexões sobre a contribuição do professor historiador para a aprendizagem histórica
title_sort Saberes e práticas docentes nas aulas de história : reflexões sobre a contribuição do professor historiador para a aprendizagem histórica
author Abreu, Tânia Kelly de
author_facet Abreu, Tânia Kelly de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Urban, Ana Claudia, 1967-
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Tânia Kelly de
contributor_str_mv Urban, Ana Claudia, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Historia - Estudo e ensino
Professores de historia - Formação
Prática de ensino
topic Historia - Estudo e ensino
Professores de historia - Formação
Prática de ensino
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ana Claudia Urban
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-28T20:00:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-28T20:00:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/83282
url https://hdl.handle.net/1884/83282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83282/1/R%20-%20D%20-%20TANIA%20KELLY%20DE%20ABREU.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6bd0c9afb11758248b460a4508d5f061
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860253217718272