A aprendizagem musical do estudante com deficiência intelectual em contexto de inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/45440 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Valéria Lüders |
id |
UFPR_1f53b4a4e4157bc18a242f7ce3ce861c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/45440 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Piekarski, Teresa Cristina TrizzoliniLüders, ValériaUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação2018-02-10T02:47:35Z2018-02-10T02:47:35Z2014http://hdl.handle.net/1884/45440Orientadora: Profª Drª Valéria LüdersDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 04/04/2014Inclui referênciasÁrea de concentraçãoResumo: A presente pesquisa estudou a aprendizagem musical dos elementos do som pelo estudante com deficiência intelectual em contexto de inclusão, investigou pedagogia musical adequada à sua aprendizagem musical e estudou suas habilidades cognitivas. As concepções sobre desenvolvimento e aprendizagem, especificamente sobre a formação de conceitos em Vigotski (1997; 2004; 2010) ofereceram o substrato teórico que permitiram compreender como a criança com deficiência aprende no contexto escolar. As reflexões a respeito de inclusão de estudantes com deficiência intelectual que fundamentaram essa pesquisa foram baseadas em Stainback & Stainback (1999), Pan (2008) e Mantoan (2011). Quanto a pedagogia musical possível de ser utilizada com estudantes com deficiência intelectual incluídos em classe comum, diante da diversidade de possibilidades, este estudo foi referenciado em Dalcroze (2011), Kodály (2011), Willems (2011), Orff (2011), Orff/Wuytack (2011) e Paynter (2011). Optou-se pela pesquisa-ação, por possibilitar a verificação e intervenção no processo educacional. A ação pedagógica aconteceu em classe comum tendo estudantes de classe especial com deficiência intelectual nela inseridos, totalizando vinte e cinco estudantes. As aulas foram filmadas, com duração de uma hora semanal, totalizando 16 horas. Elaborou-se relatórios descritivos individuais com base nas observações das filmagens e diário de campo. Realizou-se uma avaliação, por meio de aplicação de um instrumento construído especificamente para esta pesquisa, aplicado individualmente para verificar o conhecimento prévio destes estudantes em música, anteriormente ao início da ação pedagógica, tendo sido o mesmo instrumento de avaliação, aplicado ao final das 16 horas de aula. Os resultados da avaliação inicial e final receberam tratamento estatístico por meio do ANOVA (análise de variância). Constatou-se que é possível a aprendizagem musical de estudantes com deficiência intelectual utilizando-se de recursos pedagógicos que possibilitem o fazer musical significativo. Como contribuição à área da Educação Musical e à produção científica em geral, apontou-se com este estudo pedagogia musical adequada à aprendizagem musical de estudantes com deficiência intelectual e proporcionando reflexões a respeito da inclusão destes alunos em classes comuns. Palavras-chave: Aprendizagem musical. Deficiência intelectual. Educação musical inclusiva.Abstract: This research has studied the musical learning of sound elements by students with intellectual disabilities in an inclusion context, it has investigated the music pedagogy that is most adequate to their music learning and it has studied their cognitive skills. The conceptions about development and learning, specifically the formation of concepts on Vygotsky (1997; 2004; 2010), have offered the theoretical basis that allowed the understanding of how a child with disabilities learns in an educational context. The reflections on the inclusion of students with intellectual disability that have substantiated the research were by Stainback & Stainback (1999), Pan (2008) and Mantoan (2011). As for possible musical pedagogy to be used with students with intellectual disabilities included in regular class, given the diversity of possibilities, this study was referenced in Dalcroze (2011), Kodaly (2011), Willems (2011), Orff (2011), Orff / Wuytack (2011) and Paynter (2011). Action research was choosen because it provides verification and intervention on the educational process. The pedagogical action was taken on a regular classroom having inserted students of special classes, with intellectual disabilities, totalizing twenty-five students. The classes were filmed for one hour every week, totalizing sixteen hours. Each class was transcribed afterwards into an individual descriptive report. The students were evaluated through the use of an instrument built specifically for this research, in order to check their previous knowledge in the beginning and at the end of the pedagogical action. The results of the initial and final evaluation were statistically treated by ANOVA (variance analysis). It was noted that it is possible for students with intellectual disabilities to learn music, provided the adequate pedagogical resources. As a contribution to the music education area and scientific production in general, this study indicated the adequate music pedagogy for intellectual disabled students' music learning and provided thoughts on integrating these students on ordinary classes. Keywords: Musical learning. Intellectual disability. Inclusive music education.174f. : il. algumas color., tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertaçõesMusica - Instrução e ensinoEstudantes - Incapacidade intelectualCrianças deficientesMúsica - Educação inclusivaDesignA aprendizagem musical do estudante com deficiência intelectual em contexto de inclusãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - TERESA CRISTINA TRIZZOLINI PIEKARSKI.pdfapplication/pdf13855404https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45440/1/R%20-%20D%20-%20TERESA%20CRISTINA%20TRIZZOLINI%20PIEKARSKI.pdf1fef339d97956c5b5e975159d16351dfMD51open access1884/454402018-02-10 00:47:35.537open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/45440Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-02-10T02:47:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A aprendizagem musical do estudante com deficiência intelectual em contexto de inclusão |
title |
A aprendizagem musical do estudante com deficiência intelectual em contexto de inclusão |
spellingShingle |
A aprendizagem musical do estudante com deficiência intelectual em contexto de inclusão Piekarski, Teresa Cristina Trizzolini Dissertações Musica - Instrução e ensino Estudantes - Incapacidade intelectual Crianças deficientes Música - Educação inclusiva Design |
title_short |
A aprendizagem musical do estudante com deficiência intelectual em contexto de inclusão |
title_full |
A aprendizagem musical do estudante com deficiência intelectual em contexto de inclusão |
title_fullStr |
A aprendizagem musical do estudante com deficiência intelectual em contexto de inclusão |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem musical do estudante com deficiência intelectual em contexto de inclusão |
title_sort |
A aprendizagem musical do estudante com deficiência intelectual em contexto de inclusão |
author |
Piekarski, Teresa Cristina Trizzolini |
author_facet |
Piekarski, Teresa Cristina Trizzolini |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Lüders, Valéria Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piekarski, Teresa Cristina Trizzolini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações Musica - Instrução e ensino Estudantes - Incapacidade intelectual Crianças deficientes Música - Educação inclusiva Design |
topic |
Dissertações Musica - Instrução e ensino Estudantes - Incapacidade intelectual Crianças deficientes Música - Educação inclusiva Design |
description |
Orientadora: Profª Drª Valéria Lüders |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-10T02:47:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-02-10T02:47:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/45440 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/45440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
174f. : il. algumas color., tabs., grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45440/1/R%20-%20D%20-%20TERESA%20CRISTINA%20TRIZZOLINI%20PIEKARSKI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1fef339d97956c5b5e975159d16351df |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898815382487040 |