A aprendizagem musical do estudante com deficiência intelectual em contexto de inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piekarski, Teresa Cristina Trizzolini
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/45440
Resumo: Orientadora: Profª Drª Valéria Lüders
id UFPR_1f53b4a4e4157bc18a242f7ce3ce861c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/45440
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Piekarski, Teresa Cristina TrizzoliniLüders, ValériaUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação2018-02-10T02:47:35Z2018-02-10T02:47:35Z2014http://hdl.handle.net/1884/45440Orientadora: Profª Drª Valéria LüdersDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 04/04/2014Inclui referênciasÁrea de concentraçãoResumo: A presente pesquisa estudou a aprendizagem musical dos elementos do som pelo estudante com deficiência intelectual em contexto de inclusão, investigou pedagogia musical adequada à sua aprendizagem musical e estudou suas habilidades cognitivas. As concepções sobre desenvolvimento e aprendizagem, especificamente sobre a formação de conceitos em Vigotski (1997; 2004; 2010) ofereceram o substrato teórico que permitiram compreender como a criança com deficiência aprende no contexto escolar. As reflexões a respeito de inclusão de estudantes com deficiência intelectual que fundamentaram essa pesquisa foram baseadas em Stainback & Stainback (1999), Pan (2008) e Mantoan (2011). Quanto a pedagogia musical possível de ser utilizada com estudantes com deficiência intelectual incluídos em classe comum, diante da diversidade de possibilidades, este estudo foi referenciado em Dalcroze (2011), Kodály (2011), Willems (2011), Orff (2011), Orff/Wuytack (2011) e Paynter (2011). Optou-se pela pesquisa-ação, por possibilitar a verificação e intervenção no processo educacional. A ação pedagógica aconteceu em classe comum tendo estudantes de classe especial com deficiência intelectual nela inseridos, totalizando vinte e cinco estudantes. As aulas foram filmadas, com duração de uma hora semanal, totalizando 16 horas. Elaborou-se relatórios descritivos individuais com base nas observações das filmagens e diário de campo. Realizou-se uma avaliação, por meio de aplicação de um instrumento construído especificamente para esta pesquisa, aplicado individualmente para verificar o conhecimento prévio destes estudantes em música, anteriormente ao início da ação pedagógica, tendo sido o mesmo instrumento de avaliação, aplicado ao final das 16 horas de aula. Os resultados da avaliação inicial e final receberam tratamento estatístico por meio do ANOVA (análise de variância). Constatou-se que é possível a aprendizagem musical de estudantes com deficiência intelectual utilizando-se de recursos pedagógicos que possibilitem o fazer musical significativo. Como contribuição à área da Educação Musical e à produção científica em geral, apontou-se com este estudo pedagogia musical adequada à aprendizagem musical de estudantes com deficiência intelectual e proporcionando reflexões a respeito da inclusão destes alunos em classes comuns. Palavras-chave: Aprendizagem musical. Deficiência intelectual. Educação musical inclusiva.Abstract: This research has studied the musical learning of sound elements by students with intellectual disabilities in an inclusion context, it has investigated the music pedagogy that is most adequate to their music learning and it has studied their cognitive skills. The conceptions about development and learning, specifically the formation of concepts on Vygotsky (1997; 2004; 2010), have offered the theoretical basis that allowed the understanding of how a child with disabilities learns in an educational context. The reflections on the inclusion of students with intellectual disability that have substantiated the research were by Stainback & Stainback (1999), Pan (2008) and Mantoan (2011). As for possible musical pedagogy to be used with students with intellectual disabilities included in regular class, given the diversity of possibilities, this study was referenced in Dalcroze (2011), Kodaly (2011), Willems (2011), Orff (2011), Orff / Wuytack (2011) and Paynter (2011). Action research was choosen because it provides verification and intervention on the educational process. The pedagogical action was taken on a regular classroom having inserted students of special classes, with intellectual disabilities, totalizing twenty-five students. The classes were filmed for one hour every week, totalizing sixteen hours. Each class was transcribed afterwards into an individual descriptive report. The students were evaluated through the use of an instrument built specifically for this research, in order to check their previous knowledge in the beginning and at the end of the pedagogical action. The results of the initial and final evaluation were statistically treated by ANOVA (variance analysis). It was noted that it is possible for students with intellectual disabilities to learn music, provided the adequate pedagogical resources. As a contribution to the music education area and scientific production in general, this study indicated the adequate music pedagogy for intellectual disabled students' music learning and provided thoughts on integrating these students on ordinary classes. Keywords: Musical learning. Intellectual disability. Inclusive music education.174f. : il. algumas color., tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertaçõesMusica - Instrução e ensinoEstudantes - Incapacidade intelectualCrianças deficientesMúsica - Educação inclusivaDesignA aprendizagem musical do estudante com deficiência intelectual em contexto de inclusãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - TERESA CRISTINA TRIZZOLINI PIEKARSKI.pdfapplication/pdf13855404https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45440/1/R%20-%20D%20-%20TERESA%20CRISTINA%20TRIZZOLINI%20PIEKARSKI.pdf1fef339d97956c5b5e975159d16351dfMD51open access1884/454402018-02-10 00:47:35.537open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/45440Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-02-10T02:47:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A aprendizagem musical do estudante com deficiência intelectual em contexto de inclusão
title A aprendizagem musical do estudante com deficiência intelectual em contexto de inclusão
spellingShingle A aprendizagem musical do estudante com deficiência intelectual em contexto de inclusão
Piekarski, Teresa Cristina Trizzolini
Dissertações
Musica - Instrução e ensino
Estudantes - Incapacidade intelectual
Crianças deficientes
Música - Educação inclusiva
Design
title_short A aprendizagem musical do estudante com deficiência intelectual em contexto de inclusão
title_full A aprendizagem musical do estudante com deficiência intelectual em contexto de inclusão
title_fullStr A aprendizagem musical do estudante com deficiência intelectual em contexto de inclusão
title_full_unstemmed A aprendizagem musical do estudante com deficiência intelectual em contexto de inclusão
title_sort A aprendizagem musical do estudante com deficiência intelectual em contexto de inclusão
author Piekarski, Teresa Cristina Trizzolini
author_facet Piekarski, Teresa Cristina Trizzolini
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Lüders, Valéria
Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.contributor.author.fl_str_mv Piekarski, Teresa Cristina Trizzolini
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações
Musica - Instrução e ensino
Estudantes - Incapacidade intelectual
Crianças deficientes
Música - Educação inclusiva
Design
topic Dissertações
Musica - Instrução e ensino
Estudantes - Incapacidade intelectual
Crianças deficientes
Música - Educação inclusiva
Design
description Orientadora: Profª Drª Valéria Lüders
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-10T02:47:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-10T02:47:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/45440
url http://hdl.handle.net/1884/45440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 174f. : il. algumas color., tabs., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45440/1/R%20-%20D%20-%20TERESA%20CRISTINA%20TRIZZOLINI%20PIEKARSKI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1fef339d97956c5b5e975159d16351df
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898815382487040