As influências das capacidades especializadas de marketing no desempenho de inovação em empresas do setor de turismo rural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/42942 |
Resumo: | Orientador : Profª. Drª. Simone Didonet |
id |
UFPR_1fb447ad14ac8c26f36af4977456cb93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/42942 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Khun, Juliano AparecidoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoDidonet, Simone Regina, 1974-2022-06-22T20:47:57Z2022-06-22T20:47:57Z2015https://hdl.handle.net/1884/42942Orientador : Profª. Drª. Simone DidonetDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 24/02/2016Inclui referências : f.130-139Resumo: Esta pesquisa versa sobre a influência das capacidades especializadas de marketing (CEM) sobre o desempenho de inovação, tendo como objetivo principal a análise dos impactos de cada CEM no desempenho. A pesquisa foi desenvolvida junto à micro e pequenas empresas do setor de turismo rural, localizadas na Região Metropolitana de Curitiba-PR. Análise dos dados se deu por meio da estatística descritiva, do teste de ANOVA e da análise fatorial exploratória. E com a regressão linear múltipla foi possível testar as hipóteses e os modelos alternativos. Os achados comprovam a relação de influência das CEM sobre o desempenho de inovação, e que certas capacidades exercem uma influência mais relevante nessa relação. Porém, esse padrão de influência das CEM mudou com o desmembramento do construto de desempenho de inovação em duas dimensões: inovação de produtos/serviços e inovação de marketing. Ressalta-se que o sistema de cooperação em que as empresas pesquisadas trabalham pode ter influenciado nos resultados da pesquisa, interferindo nas relações entre os construtos pesquisados. Foi também constatado pelo teste de ANOVA, que as capacidades especializadas são desenvolvidas de forma coletiva, isto é, o circuito turístico como um todo desenvolve determinada CEM.Abstract: This research deals of influence of specialized marketing capabilities (SMC) on innovation performance, having as main objective the analysis of the impacts of each SMC in the performance. The research was developed through a survey with 94 micro and small business in the rural tourism sector, spread in nine touristic circuits located in the Região Metropolitana de Curitiba-PR (Curitiba Metropolitan Area). In the statistical analysis we used the SPSS.21 software, and data analysis was done through descriptive statistics, ANOVA test and exploratory factor analysis. And with the multiple linear regression was possible to make the hypothesis test, and test 2 more alternative models.The findings prove the relationship of influence of SMC on innovation performance, and that certain capabilities exert a more relevant influence in this relationship. However, this influence pattern of the SMC changed with the breakdown of the innovation performance construct in two dimensions: products/services innovation and marketing innovation. Is highlighted here that the cooperation system in which the researched business works could have influenced the research results, interfering in the relations between the SMC and the innovation performance. It was also verified by the ANOVA test that the specialized capabilities are developed collectively, that is, the touristic circuit as one develops a particular SMC.159 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalAdministraçãoMarketing - Turismo ruralPequenas e médias empresas - Turismo ruralMarketingAs influências das capacidades especializadas de marketing no desempenho de inovação em empresas do setor de turismo ruralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIANO APARECIDO KHUN.pdfapplication/pdf2210934https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42942/1/R%20-%20D%20-%20JULIANO%20APARECIDO%20KHUN.pdf33a2853809bb7eae9aef0cc0d64242b5MD51open accessTEXTR - D - JULIANO APARECIDO KHUN.pdf.txtExtracted Texttext/plain309629https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42942/2/R%20-%20D%20-%20JULIANO%20APARECIDO%20KHUN.pdf.txt3d06382a0f9147a02b139b94463677c9MD52open accessTHUMBNAILR - D - JULIANO APARECIDO KHUN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1181https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42942/3/R%20-%20D%20-%20JULIANO%20APARECIDO%20KHUN.pdf.jpgff27100a32ff93fcdcc07b084706b7b1MD53open access1884/429422022-06-22 17:47:57.751open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/42942Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-06-22T20:47:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As influências das capacidades especializadas de marketing no desempenho de inovação em empresas do setor de turismo rural |
title |
As influências das capacidades especializadas de marketing no desempenho de inovação em empresas do setor de turismo rural |
spellingShingle |
As influências das capacidades especializadas de marketing no desempenho de inovação em empresas do setor de turismo rural Khun, Juliano Aparecido Administração Marketing - Turismo rural Pequenas e médias empresas - Turismo rural Marketing |
title_short |
As influências das capacidades especializadas de marketing no desempenho de inovação em empresas do setor de turismo rural |
title_full |
As influências das capacidades especializadas de marketing no desempenho de inovação em empresas do setor de turismo rural |
title_fullStr |
As influências das capacidades especializadas de marketing no desempenho de inovação em empresas do setor de turismo rural |
title_full_unstemmed |
As influências das capacidades especializadas de marketing no desempenho de inovação em empresas do setor de turismo rural |
title_sort |
As influências das capacidades especializadas de marketing no desempenho de inovação em empresas do setor de turismo rural |
author |
Khun, Juliano Aparecido |
author_facet |
Khun, Juliano Aparecido |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Khun, Juliano Aparecido |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Didonet, Simone Regina, 1974- |
contributor_str_mv |
Didonet, Simone Regina, 1974- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Marketing - Turismo rural Pequenas e médias empresas - Turismo rural Marketing |
topic |
Administração Marketing - Turismo rural Pequenas e médias empresas - Turismo rural Marketing |
description |
Orientador : Profª. Drª. Simone Didonet |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-22T20:47:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-22T20:47:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/42942 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/42942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
159 f. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42942/1/R%20-%20D%20-%20JULIANO%20APARECIDO%20KHUN.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42942/2/R%20-%20D%20-%20JULIANO%20APARECIDO%20KHUN.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42942/3/R%20-%20D%20-%20JULIANO%20APARECIDO%20KHUN.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
33a2853809bb7eae9aef0cc0d64242b5 3d06382a0f9147a02b139b94463677c9 ff27100a32ff93fcdcc07b084706b7b1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898821347835904 |