Uma revisão sistemática sobre o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/68776 |
Resumo: | Orientador : Robertino Mendes Santiago Junior |
id |
UFPR_20d69a20b835aab304371989f1cb50b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68776 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Santos, Wagner Rufino dos, 1982-Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em ComputaçãoSantiago Junior, Robertino Mendes2020-10-14T16:15:56Z2020-10-14T16:15:56Z2018https://hdl.handle.net/1884/68776Orientador : Robertino Mendes Santiago JuniorMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em ComputaçãoInclui referênciasResumo : O objetivo desta pesquisa é investigar como as tecnologias têm sido utilizadas, nos diferentes níveis escolares, para o ensino de matemática. Para tanto, foi realizado um levantamento no banco de dados da CAPES sobre as publicações que tratam dessa temática, a fim de desenvolver uma revisão sistemática da literatura. Com base no resultado final da análise dos artigos que compõe este estudo de pesquisa, pode-se constatar que já existem diversas alternativas relacionadas a software para ensinar Matemática, muitos desses inclusive gratuitos, indicados para trabalhar diversos assuntos da disciplina de matemática, principalmente para conteúdos da área da geometria. Além disso, outro fato que chamou atenção foi a escassez de atividades práticas destinadas para o ensino infantil e médio, uma vez que com base na análise do dados pesquisados, constatou-se que a maioria dos estudos foram destinados ao ensino médio (60%), fazendo uso de diversas abordagens pedagógicas, tais como: Aprendizagem Significativa, Teoria dos Registros de Representação Semióticas, Teoria dos Campos Conceituais, no entanto, mais de 60% dos artigos escolheram as abordagens pedagógicas Construtivista e Construcionista. Dentre os softwares citados pelos autores dos artigos do corpus da pesquisa, o GeoGebra foi o mais utilizado, além disso, acredita-se que, além desses recursos educacionais citados aqui, ainda assim, existam muitos outros softwares destinados para o ensino da matemática. Por isso, torna-se importante pesquisas voltadas para essa área, pois, dessa forma, novas tecnologias vão sendo conhecidas e com o passar do tempo espera-se que sejam incorporadas às práticas pedagógicas, pois, além de auxiliar o professor, o uso de novas tecnologias de informação e comunicação podem modificar a forma como o aluno compreende os conceitos matemáticos.1 arquivo ( p.).application/pdfMatematica - Recursos de informaçãoTecnologia educacionalEducaçao - Novas tecnologiasUma revisão sistemática sobre o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALWAGNER RUFINO DOS SANTOS.pdfapplication/pdf2021435https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68776/1/WAGNER%20RUFINO%20DOS%20SANTOS.pdfd185145335da01f20344bffdd4782acbMD51open access1884/687762020-10-14 13:15:56.236open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68776Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-14T16:15:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma revisão sistemática sobre o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática |
title |
Uma revisão sistemática sobre o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática |
spellingShingle |
Uma revisão sistemática sobre o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática Santos, Wagner Rufino dos, 1982- Matematica - Recursos de informação Tecnologia educacional Educaçao - Novas tecnologias |
title_short |
Uma revisão sistemática sobre o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática |
title_full |
Uma revisão sistemática sobre o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática |
title_fullStr |
Uma revisão sistemática sobre o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática |
title_full_unstemmed |
Uma revisão sistemática sobre o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática |
title_sort |
Uma revisão sistemática sobre o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática |
author |
Santos, Wagner Rufino dos, 1982- |
author_facet |
Santos, Wagner Rufino dos, 1982- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Wagner Rufino dos, 1982- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santiago Junior, Robertino Mendes |
contributor_str_mv |
Santiago Junior, Robertino Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matematica - Recursos de informação Tecnologia educacional Educaçao - Novas tecnologias |
topic |
Matematica - Recursos de informação Tecnologia educacional Educaçao - Novas tecnologias |
description |
Orientador : Robertino Mendes Santiago Junior |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-14T16:15:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-14T16:15:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/68776 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/68776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo ( p.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68776/1/WAGNER%20RUFINO%20DOS%20SANTOS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d185145335da01f20344bffdd4782acb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898749547642880 |