Avaliação no ensino de biologia : um estudo das escolas públicas de Curitba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macena, Ivone Rodrigues, 1973-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/66149
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Yanina Micaela Sammarco
id UFPR_21b81a934f9483b501106876f8f0acde
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/66149
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Macena, Ivone Rodrigues, 1973-Sammarco, Yanina MicaelaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional2020-03-30T22:22:57Z2020-03-30T22:22:57Z2019https://hdl.handle.net/1884/66149Orientadora: Profa. Dra. Yanina Micaela SammarcoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 13/12/2019Inclui referências: p. 100-103Área de concentração: Ensino de BiologiaResumo: Esta dissertação tem como objetivo colaborar com os estudos e discussões sobre as avaliações no ensino de Biologia, no intuito de contribuir para a melhora do processo de ensinoaprendizagem. A pesquisa foi impulsionada a partir da percepção de que as transformações na escola precisam ocorrer, especialmente, em relação às formas de avaliações, nas quais o aprendizado seja um processo de transformação para o educando. Na disciplina de Biologia, a avaliação precisa ser concebida como um suporte, para que o aluno progrida na aprendizagem, na construção do saber e no fortalecimento da autoestima do mesmo. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar algumas concepções de avaliação no processo ensino/aprendizagem. A metodologia desta pesquisa é de cunho qualitativo e quantitativo, por meio da pesquisa bibliográfica, utilizando-se da análise de conteúdo realizada em 50 Projetos Políticos Pedagógicos, de colégios da cidade de Curitiba, nos quais foram levantadas e analisadas as políticas de avaliação, de maneira geral, e em Biologia, de algumas escolas públicas de Curitiba. A partir do levantamento dos processos de avaliação em Biologia nas escolas, observou-se que nelas ainda se obedece ao paradigma classificatório, por meio de provas e notas, procedimentos que, de acordo com alguns teóricos, podem ser considerados excludentes. Constatou-se, também, que a questão da avaliação é multidimensional e precisa ser entendida como um auxílio para que os alunos possam ter uma aprendizagem mais significativa. A partir dos resultados da pesquisa efetuada das escolas amostradas, é que foram propostas algumas atividades de avaliação em Biologia, por meio das quais será possível mostrar algumas possibilidades alternativas no processo de avaliação, como metodologia de aprendizagem. Sendo assim, considera-se que um dos grandes desafios da educação atual consiste em construir novos caminhos para a avaliação, que deve ter um caráter comprometido com a aprendizagem da totalidade dos alunos. Palavras-chave: avaliação; aprendizagem; biologia; estudantes; professores.Abstract: This dissertation aims to collaborate with the studies and discussions about evaluations in the teaching of biology in order to contribute to the improvement of the teaching-learning process. The research was driven from the perception that transformations in school need to occur, especially in relation to forms of assessment, in which learning is a process of transformation for the student. In the biology course, assessment needs to be designed as a support for the student to progress in learning, building knowledge and strengthening student's self-esteem. In this sense, the objective of this work was to investigate some conceptions of evaluation in the teaching / learning process. The methodology of this research is qualitative and quantitative, through bibliographic research using content analysis carried out in 50 Pedagogical Political Projects of schools in the city of Curitiba, in which was evaluated and analyzed the evaluation policies in general and in Biology of some public schools in Curitiba. From the survey of the evaluation processes in Biology in schools, it was observed that in these schools still obeys the classification paradigm, through tests and grades, procedures that according to some theorists, can be considered exclusionary. It was also found that the question of assessment is multidimensional and needs to be understood as an aid for students to have a more meaningful learning. From the results of the research carried out from the sampled schools, it is proposed some evaluation activities in Biology, through which it will be possible to show some alternative possibilities in the evaluation process as a learning methodology. Thus, it is considered that one of the great challenges of current education is to build new ways for assessment, which must be committed to the learning of all students. Keywords: evaluation; learning; biology; students; teachers189 p. : il. (algumas color.).application/pdfBiologia - Estudo e ensinoAprendizagemEscolas publicasAvaliação educacionalAvaliação no ensino de biologia : um estudo das escolas públicas de Curitbainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - IVONE RODRIGUES MACENA BAROSSI.pdfapplication/pdf2652951https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66149/1/R%20-%20D%20-%20IVONE%20RODRIGUES%20MACENA%20BAROSSI.pdfe9dada2ac81f41c4ffd3959f34fcf8a0MD51open access1884/661492020-03-30 19:22:57.421open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66149Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-03-30T22:22:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação no ensino de biologia : um estudo das escolas públicas de Curitba
title Avaliação no ensino de biologia : um estudo das escolas públicas de Curitba
spellingShingle Avaliação no ensino de biologia : um estudo das escolas públicas de Curitba
Macena, Ivone Rodrigues, 1973-
Biologia - Estudo e ensino
Aprendizagem
Escolas publicas
Avaliação educacional
title_short Avaliação no ensino de biologia : um estudo das escolas públicas de Curitba
title_full Avaliação no ensino de biologia : um estudo das escolas públicas de Curitba
title_fullStr Avaliação no ensino de biologia : um estudo das escolas públicas de Curitba
title_full_unstemmed Avaliação no ensino de biologia : um estudo das escolas públicas de Curitba
title_sort Avaliação no ensino de biologia : um estudo das escolas públicas de Curitba
author Macena, Ivone Rodrigues, 1973-
author_facet Macena, Ivone Rodrigues, 1973-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Sammarco, Yanina Micaela
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
dc.contributor.author.fl_str_mv Macena, Ivone Rodrigues, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia - Estudo e ensino
Aprendizagem
Escolas publicas
Avaliação educacional
topic Biologia - Estudo e ensino
Aprendizagem
Escolas publicas
Avaliação educacional
description Orientadora: Profa. Dra. Yanina Micaela Sammarco
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-30T22:22:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-30T22:22:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/66149
url https://hdl.handle.net/1884/66149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 189 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66149/1/R%20-%20D%20-%20IVONE%20RODRIGUES%20MACENA%20BAROSSI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9dada2ac81f41c4ffd3959f34fcf8a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860301662978048