Avaliação escolar: indispensável no processo ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbara Vieira Marques Moreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9G9GCA
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo apresentar aos leitores deste artigo, em especial àqueles que atuam na área da Educação, as diferentes modalidades de avaliação, levando-os à reflexão de sua prática pedagógica e a possíveis aprimoramentos e reajustes, no sentido de fazer dos mecanismos avaliativos um processo continuo; priorizando a qualidade e a aprendizagem, buscando novos caminhos que venham a romper com modelos tradicionais puramente classificatórios, punitivos e excludentes. O trabalho apresenta também algumas sugestões práticas que exemplificam os diferentes tipos de avaliação da aprendizagem. Para tal utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com embasamento teórico na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e em vários autores renomados na área da educação, como AZZI (2004), DALBEN (2004), LUCKESI (1997) e PELLEGRINI(2003), cujas pesquisas publicadas também se remetem a autores consagrados como Jussara Hofman e Philippe Perrenoud.
id UFMG_cef814f6c55b76c202a159af9adbb34a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9G9GCA
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Mariana Cavaca Alves do ValeBarbara Vieira Marques Moreira2019-08-13T01:32:00Z2019-08-13T01:32:00Z2011-01-28http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9G9GCAEsta pesquisa tem por objetivo apresentar aos leitores deste artigo, em especial àqueles que atuam na área da Educação, as diferentes modalidades de avaliação, levando-os à reflexão de sua prática pedagógica e a possíveis aprimoramentos e reajustes, no sentido de fazer dos mecanismos avaliativos um processo continuo; priorizando a qualidade e a aprendizagem, buscando novos caminhos que venham a romper com modelos tradicionais puramente classificatórios, punitivos e excludentes. O trabalho apresenta também algumas sugestões práticas que exemplificam os diferentes tipos de avaliação da aprendizagem. Para tal utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com embasamento teórico na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e em vários autores renomados na área da educação, como AZZI (2004), DALBEN (2004), LUCKESI (1997) e PELLEGRINI(2003), cujas pesquisas publicadas também se remetem a autores consagrados como Jussara Hofman e Philippe Perrenoud.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAvaliação educacionalEducaçãoEscolas  Organização e administraçãoAvaliaçãoprocesso ensino-aprendizagemAvaliação escolar: indispensável no processo ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_barbara_vieira_marques_moreira_barros.pdfapplication/pdf185723https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9G9GCA/1/tcc_barbara_vieira_marques_moreira_barros.pdfc86b80f55cc1fac0e64612a9e9f59f64MD51TEXTtcc_barbara_vieira_marques_moreira_barros.pdf.txttcc_barbara_vieira_marques_moreira_barros.pdf.txtExtracted texttext/plain69603https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9G9GCA/2/tcc_barbara_vieira_marques_moreira_barros.pdf.txtf6b282c0b182f79413b970f05469727dMD521843/BUBD-9G9GCA2019-11-14 20:38:53.586oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9G9GCARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:38:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação escolar: indispensável no processo ensino-aprendizagem
title Avaliação escolar: indispensável no processo ensino-aprendizagem
spellingShingle Avaliação escolar: indispensável no processo ensino-aprendizagem
Barbara Vieira Marques Moreira
Avaliação
processo ensino-aprendizagem
Avaliação educacional
Educação
Escolas  Organização e administração
title_short Avaliação escolar: indispensável no processo ensino-aprendizagem
title_full Avaliação escolar: indispensável no processo ensino-aprendizagem
title_fullStr Avaliação escolar: indispensável no processo ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Avaliação escolar: indispensável no processo ensino-aprendizagem
title_sort Avaliação escolar: indispensável no processo ensino-aprendizagem
author Barbara Vieira Marques Moreira
author_facet Barbara Vieira Marques Moreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mariana Cavaca Alves do Vale
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbara Vieira Marques Moreira
contributor_str_mv Mariana Cavaca Alves do Vale
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
processo ensino-aprendizagem
topic Avaliação
processo ensino-aprendizagem
Avaliação educacional
Educação
Escolas  Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Avaliação educacional
Educação
Escolas  Organização e administração
description Esta pesquisa tem por objetivo apresentar aos leitores deste artigo, em especial àqueles que atuam na área da Educação, as diferentes modalidades de avaliação, levando-os à reflexão de sua prática pedagógica e a possíveis aprimoramentos e reajustes, no sentido de fazer dos mecanismos avaliativos um processo continuo; priorizando a qualidade e a aprendizagem, buscando novos caminhos que venham a romper com modelos tradicionais puramente classificatórios, punitivos e excludentes. O trabalho apresenta também algumas sugestões práticas que exemplificam os diferentes tipos de avaliação da aprendizagem. Para tal utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com embasamento teórico na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e em vários autores renomados na área da educação, como AZZI (2004), DALBEN (2004), LUCKESI (1997) e PELLEGRINI(2003), cujas pesquisas publicadas também se remetem a autores consagrados como Jussara Hofman e Philippe Perrenoud.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T01:32:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T01:32:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9G9GCA
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9G9GCA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9G9GCA/1/tcc_barbara_vieira_marques_moreira_barros.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9G9GCA/2/tcc_barbara_vieira_marques_moreira_barros.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c86b80f55cc1fac0e64612a9e9f59f64
f6b282c0b182f79413b970f05469727d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676690468896768