A constituição do regulamento nº7 de educação física no Brasil (1921 - 1942)
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/79578 |
Resumo: | Orientador: Marcus Aurélio Taborda de Oliveira |
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Queiroz, Kauê Fabiano da Silva, 1987-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação FísicaOliveira, Marcus Aurelio Taborda de, 1964-2022-10-17T16:23:54Z2022-10-17T16:23:54Z2009https://hdl.handle.net/1884/79578Orientador: Marcus Aurélio Taborda de OliveiraMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.Resumo : Apresenta-se, um estudo histórico que buscou investigar a constituição de uma obra publicada no Brasil na década de 1930 como guia oficial de treinamento dos corpos de tropa: o Regulamento N.° 7 de Educação Física - Método Francês. A pesquisa analisou o objeto destacando os seus principais pressupostos metodológicos, a fim de desvelar as bases sobre as quais foi constituído no contexto brasileiro. Para tal fim, dialogando com os autores Jacques Le Goff (1997) e Roger Chartier (1990), o trabalho se concentrou na "desconstrução da montagem", ou seja, procurou entender o objeto de estudo a partir dos processos que o levaram a ser que é/o que era, dos significados que ele tem/que ele teve, e dos interesses sociais, políticos e comerciais que o re-significaram durante contexto abordado. Nesse processo, o estudo dividiu-se em dois capítulos. No primeiro, apresento o Regulamento N.° 7 de Educação Física desde a sua elaboração na França até a sua adoção no Brasil e tradução para o português. No segundo, abordo a materialidade, os conteúdos e os pressupostos metodológicos que estruturaram a obra. A título de conclusão, a pesquisa aponta nas considerações finais que a adoção e publicação do Regulamento N.° 7 de Educação Física foi uma tentativa de unificar a Educação Física brasileira. Ainda conclui que, durante a trajetória da obra no Brasil, foi demonstrado que ela seguiu a interesses políticos, e que se fundamentou sobre um discurso de nacionalismo e de eugenia, para fortalecimento da nação e criação de uma identidade nacional nos moldes europeu.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação fisicaEducação - MetodologiaEducação fisica - HistóriaA constituição do regulamento nº7 de educação física no Brasil (1921 - 1942)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALKAUE FABIANO DA SILVA QUEIROZ 419287.pdfapplication/pdf1410964https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79578/1/KAUE%20FABIANO%20DA%20SILVA%20QUEIROZ%20419287.pdf7de52134d67340be93d919c0c6a7fd82MD51open access1884/795782022-10-17 13:23:54.405open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79578Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-17T16:23:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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