Formação de formadoras de professoras de inglês em contexto de formação continuada (Nap-UFPR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Halu, Regina Célia, 1963-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/23793
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão
id UFPR_231ac4924d30fb1b3530859325372a79
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/23793
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Halu, Regina Célia, 1963-Jordão, Clarissa Menezes, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-05-26T16:51:09Z2020-05-26T16:51:09Z2010https://hdl.handle.net/1884/23793Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes JordãoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 12/04/2010Bibliografia: fls. 207-223Resumo: Enfocando o formador universitário de professores de língua inglesa, esta pesquisa, de base etnográfica, investiga como se dá sua formação contínua a partir das práticas de ensino, aprendizagem e pesquisa com as quais se envolve. O campo de pesquisa é um núcleo de extensão atuando na formação continuada de formadores e professores de línguas estrangeiras – o Núcleo de Assessoria Pedagógica da Universidade Federal do Paraná (NAP-UFPR). Dentro desse Núcleo, a pesquisa concentra-se sobre as atividades de um grupo de tutoras na área de língua inglesa, procurando investigá-la como uma comunidade de questionamento conceitual, conforme concebida a partir das propostas de Wenger e Lave sobre comunidades de prática, de Cochran-Smith e Lytle sobre omunidades de questionamento e de Jordão e ndreotti sobre uma abordagem pós-metodo para a formação de professores e formadores baseada nos pressupostos do letramento crítico. Dentro desse quadro investigativo, argumenta-se a favor de uma oncepção de agência discursiva (Bhabha), caracterizando as comunidades de questionamento como espaços de aprendizagem de procedimentos interpretativos discursivos, o que implica em uma conceituação de língua como discurso (Foucault). Discutem-se também concepções preponderantes de formação de professores técnicoracionalista e crítico-reflexiva), sendo examinadas as imagens de formador e as concepções de conhecimento e língua implícitas em cada uma. Os debates em torno do enômeno da expansão da língua inglesa no mundo servem como pivô para iniciar o trabalho interpretativo sobre os processos de formação envolvendo o grupo de tutoras do NAP-UFPR. Considerando o contexto desse núcleo de extensão de uma universidade pública brasileira como um lócus para a formação de formadoras, desenha-se uma concepção de formação continuada baseada na ossibilidade de aprendizagem pela participação em uma comunidade engajada em questionamentos conceituais sobre língua, conhecimento e educação, ancorados no respeito e interesse pela diferença.Abstract: Focusing on the English language teacher educator in higher education, this ethnography-based research investigates how their own ongoing education takes place, based as it is on the teaching, earning and research practices with which they become involved. The research field is the Center for Foreign Language Teachers (Núcleo de Assessoria Pedagógica – NAP) at the Federal University of Parana (UFPR), which develops initiatives for the continuing education of foreign language teachers and educators. The present research follows the activities of a group of tutors in the English language area, taking the group as a community of conceptual inquiry, as conceived from the proposals made by Wenger and Lave about communities of practice, by Cochran-Smith and Lytle about communities of inquiry, and by Jordão and Andreotti about a post-method approach for the ongoing education of teachers and teacher educators based on critical literacy assumptions. Within this research framework, an argument is presented in favor of a concept of discursive agency (Bhabha), characterizing communities of inquiry as spaces for learning discursive interpretative procedures, what implies a concept of language as discourse (Foucault). Preponderant conceptions of teacher education (technicalrationalist and critical-reflexive) are also discussed, with a focus on the images of teacher educator and the conceptions of knowledge and language implicit in each. The debates around the phenomenon of the English language expansion in the world serve as a pivot for the beginning of the interpretive work on the education processes involving the group of tutors at the Center. Considering this Center of extension in a Brazilian public university as a locus for the education of teacher educators, a concept of ongoing education is designed based on the possibility of learning through the participation in a community engaged with conceptual questionings on language, knowledge, and education, anchored in an attitude of respect for and interest in difference.246f.application/pdfDisponível em formato digitalTeses - LetrasProfessores de línguas - FormaçãoProfessores de línguas - Estudo e ensino (Educaçao permanente)Extensão universitariaLetrasFormação de formadoras de professoras de inglês em contexto de formação continuada (Nap-UFPR)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALHALUteseUFPR2010.pdfapplication/pdf2671376https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23793/1/HALUteseUFPR2010.pdf01d92df6fa1dd90db21e3392a7f4472bMD51open accessTEXTHALUteseUFPR2010.pdf.txtExtracted Texttext/plain601530https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23793/2/HALUteseUFPR2010.pdf.txtec70a18bb6281013b1b18a5ad4a5043bMD52open accessTHUMBNAILHALUteseUFPR2010.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1261https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23793/3/HALUteseUFPR2010.pdf.jpg18c129a6a795920ca950fb0fa97a27afMD53open access1884/237932020-05-26 13:51:09.95open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/23793Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-26T16:51:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de formadoras de professoras de inglês em contexto de formação continuada (Nap-UFPR)
title Formação de formadoras de professoras de inglês em contexto de formação continuada (Nap-UFPR)
spellingShingle Formação de formadoras de professoras de inglês em contexto de formação continuada (Nap-UFPR)
Halu, Regina Célia, 1963-
Teses - Letras
Professores de línguas - Formação
Professores de línguas - Estudo e ensino (Educaçao permanente)
Extensão universitaria
Letras
title_short Formação de formadoras de professoras de inglês em contexto de formação continuada (Nap-UFPR)
title_full Formação de formadoras de professoras de inglês em contexto de formação continuada (Nap-UFPR)
title_fullStr Formação de formadoras de professoras de inglês em contexto de formação continuada (Nap-UFPR)
title_full_unstemmed Formação de formadoras de professoras de inglês em contexto de formação continuada (Nap-UFPR)
title_sort Formação de formadoras de professoras de inglês em contexto de formação continuada (Nap-UFPR)
author Halu, Regina Célia, 1963-
author_facet Halu, Regina Célia, 1963-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Jordão, Clarissa Menezes, 1963-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Halu, Regina Célia, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses - Letras
Professores de línguas - Formação
Professores de línguas - Estudo e ensino (Educaçao permanente)
Extensão universitaria
Letras
topic Teses - Letras
Professores de línguas - Formação
Professores de línguas - Estudo e ensino (Educaçao permanente)
Extensão universitaria
Letras
description Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-26T16:51:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-26T16:51:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/23793
url https://hdl.handle.net/1884/23793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 246f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23793/1/HALUteseUFPR2010.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23793/2/HALUteseUFPR2010.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23793/3/HALUteseUFPR2010.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 01d92df6fa1dd90db21e3392a7f4472b
ec70a18bb6281013b1b18a5ad4a5043b
18c129a6a795920ca950fb0fa97a27af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898708595507200