Formação continuada de professores de inglês : as manhãs de sábado de um grupo de estudos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/32749 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão |
id |
UFPR_0a951439595720755ee71fee13703508 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/32749 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Jamoussi, Thaisa de AndradeJordão, Clarissa Menezes, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-03-05T15:28:11Z2020-03-05T15:28:11Z2013https://hdl.handle.net/1884/32749Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes JordãoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 02/09/2013Bibliografia: fls. 124-138Resumo: Esta pesquisa se insere na área de formação continuada de professores de inglês, tendo como foco específico um grupo de estudos. De base etnográfica e interpretativa, a pesquisa de campo concentra-se em um grupo de estudos de professores de inglês que fazia parte das atividades de um projeto de extensão de uma universidade pública estadual. O grupo de estudos teve início em 2002 e encerrou suas atividades em 2004, período em que foram gerados os dados analisados aqui. Um dos objetivos da pesquisa era compreender os aspectos que fizeram com que o grupo permanecesse ativo durante os dois anos de sua existência. Os dados para análise foram gerados a partir de um questionário inicial, dos registros das reuniões e de uma entrevista final. A análise teve como suporte a teoria sociocultural de Vygotsky (2001, 2003), os estudos de Wenger sobre participação em comunidades de prática (1991, 1998, 2000), bem como a literatura sobre estudos desenvolvidos com grupos de estudos na formação profissional. Ao contrário do que estudos anteriores afirmam, embora o grupo de estudos tenha criado oportunidades para que os professores saíssem de seu isolamento e possibilitado a troca de experiências bem como a leitura e discussão de temas de interesse, os encontros analisados não podem ser caracterizados como um ambiente livre de julgamento e conflitos, pois as relações de poder/saber entre os membros do grupo também foram evidenciadas neste espaço de formação continuada de professores de inglês.Abstract: Developed in the field of English teachers? continuing education, the present research has as its specific focus a study group. The methodology, based on an ethnographic and interpretativist perspective for data analysis, concentrates on a group of English teachers involved in an outreach extension project at a public university in the south of Brazil. The study group started its activities in 2002 and was in operation until the end of 2003, so the data for the research was generated in those two years. The main objective was to verify how and which formative needs of in-service teachers of English can be met by the participation in a study group. The data was generated by participants' answers to an initial questionnaire, meetings reports and a final interview with the participants. The analysis was supported by Vygotsky's sociocultural theory (2001, 2003), Wenger's studies about participation in communities of practice (1991, 1998, 2000), as well as literature developed specifically about study groups and their impact on professional education. Although showing that the study group allowed teachers to avoid their isolation, to share experiences as well as the opportunity to read and discuss topics of their interest, the research findings contradicted one specific characteristic of study groups as mentioned by former studies, since the study group in focus could not be considered as a non-judgmental and conflict-free space, as power/knowledge relations among the members of the group could be noticed in this kind of English teachers continuing education.163f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTeses - LetrasProfessores de inglesEducação permanenteLíngua inglesa - Estudos em grupoLetrasFormação continuada de professores de inglês : as manhãs de sábado de um grupo de estudosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - THAISA DE ANDRADE JAMOUSSI.pdfapplication/pdf1231830https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32749/1/R%20-%20T%20-%20THAISA%20DE%20ANDRADE%20JAMOUSSI.pdf55e402c93dcd2656347c43f3c9ea9056MD51open accessTEXTR - T - THAISA DE ANDRADE JAMOUSSI.pdf.txtExtracted Texttext/plain341142https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32749/2/R%20-%20T%20-%20THAISA%20DE%20ANDRADE%20JAMOUSSI.pdf.txt5f87957091e12dec724f50cee43a5b4cMD52open accessTHUMBNAILR - T - THAISA DE ANDRADE JAMOUSSI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32749/3/R%20-%20T%20-%20THAISA%20DE%20ANDRADE%20JAMOUSSI.pdf.jpg7b320b0f2884c9c222261fdd0cbdc80eMD53open access1884/327492020-03-05 12:28:11.751open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/32749Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-03-05T15:28:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação continuada de professores de inglês : as manhãs de sábado de um grupo de estudos |
title |
Formação continuada de professores de inglês : as manhãs de sábado de um grupo de estudos |
spellingShingle |
Formação continuada de professores de inglês : as manhãs de sábado de um grupo de estudos Jamoussi, Thaisa de Andrade Teses - Letras Professores de ingles Educação permanente Língua inglesa - Estudos em grupo Letras |
title_short |
Formação continuada de professores de inglês : as manhãs de sábado de um grupo de estudos |
title_full |
Formação continuada de professores de inglês : as manhãs de sábado de um grupo de estudos |
title_fullStr |
Formação continuada de professores de inglês : as manhãs de sábado de um grupo de estudos |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores de inglês : as manhãs de sábado de um grupo de estudos |
title_sort |
Formação continuada de professores de inglês : as manhãs de sábado de um grupo de estudos |
author |
Jamoussi, Thaisa de Andrade |
author_facet |
Jamoussi, Thaisa de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Jordão, Clarissa Menezes, 1963- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jamoussi, Thaisa de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses - Letras Professores de ingles Educação permanente Língua inglesa - Estudos em grupo Letras |
topic |
Teses - Letras Professores de ingles Educação permanente Língua inglesa - Estudos em grupo Letras |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-05T15:28:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-05T15:28:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/32749 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/32749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
163f. : tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32749/1/R%20-%20T%20-%20THAISA%20DE%20ANDRADE%20JAMOUSSI.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32749/2/R%20-%20T%20-%20THAISA%20DE%20ANDRADE%20JAMOUSSI.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32749/3/R%20-%20T%20-%20THAISA%20DE%20ANDRADE%20JAMOUSSI.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
55e402c93dcd2656347c43f3c9ea9056 5f87957091e12dec724f50cee43a5b4c 7b320b0f2884c9c222261fdd0cbdc80e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898792528773120 |