A formação do professor de língua inglesa : um estudo interpretativo das ementas na formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zamboni, Alessandra da Silva Quadros
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/36561
Resumo: Orientadora : Profª Drª Clarissa Menezes Jordão
id UFPR_6b832989e46ddc03f82f6043b7677ffd
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/36561
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Jordão, Clarissa Menezes, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasZamboni, Alessandra da Silva Quadros2022-12-09T12:37:53Z2022-12-09T12:37:53Z2013https://hdl.handle.net/1884/36561Orientadora : Profª Drª Clarissa Menezes JordãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 22/02/2013Inclui referênciasResumo: Este trabalho e o relato de uma pesquisa qualitativa que investiga a concepcao formativa subjacente ao curriculo do curso de Letras em um curso de formacao de professores de lingua estrangeira em uma instituicao de ensino superior do Parana. O estudo teve como objetos de analise as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Letras e o documento curricular. Os objetos foram considerados por meio das seguintes categorias de analise: a) os modelos de formacao docente (D.AVILA, 2008; WALLACE, 2001; PIMENTA & LIMA, 2004; SCHON, 2000; COCHRAN-SMITH & LYTLE, 1999; MARTINEZ, 2007; HALU, 2010 e VIEIRA-ABRAHAO, 2010); b) os conceitos de proficiencia linguistica (STERN, 1983; 1992; SCARAMUCCI, 2000, TEIXEIRA DA SILVA, 2000 e ALMEIDA FILHO, 2004). A pesquisa, que se situa no campo dos estudos da Linguistica Aplicada e da formacao docente, constitui-se em pesquisa qualitativa de cunho etnografico e quanto aos procedimentos configura-se como um estudo de caso, pesquisa bibliografica e documental. Apos a analise e interpretacao dos dados levantados concluiu-se que: a) a formacao profissional do professor de lingua inglesa e embasada nos documentos oficiais pelo modelo de formacao pelas competencias profissionais, enquanto que o modelo instrumental-racionalista norteia o documento curricular da instituicao pesquisada; b) as definicoes de proficiencia linguistica que embasam a formacao do professor de lingua inglesa nao estao claras nos documentos oficiais, o que igualmente ocorre no documento curricular investigado; c) a maneira com que esses elementos se articulam na formacao inicial do professor de lingua inglesa na instituicao pesquisada e definida por meio das relacoes de poder que se manifestam especialmente pela hegemonia formativa da lingua portuguesa sobre a lingua estrangeira, promovendo a ocupacao de espacos que deveriam estar sendo preenchidos pela formacao especifica em lingua inglesa, em termos teoricos e pedagogicos. Palavras-chave: curriculo; formacao de professores; modelos de formacao docente; proficiencia linguistica; Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Letras.Abstract: This work reports a qualitative research which investigates the formative conception implied to the Curriculum Policies for the Teaching of Languages in an English teacher education course of a Higher Education Institution. This study had as analysis objects the Curriculum Policies for the Teaching of Languages (Curso de Letras) and the curriculum of the course. The objects were considered through this analysis categories: a) the models of teacher training (D.AVILA, 2008; WALLACE, 2001; PIMENTA & LIMA, 2004; SCHON, 2000; COCHRAN-SMITH & LYTLE, 1999; MARTINEZ, 2007; HALU, 2010 and VIEIRA-ABRAHAO, 2010); b) the linguistic proficiency concepts (STERN, 1983; 1992; SCARAMUCCI, 2000; TEIXEIRA DA SILVA, 2000 and ALMEIDA FILHO, 2004). The research, which is situated in the field of the Applied Linguistics and teacher education studies, is an ethnography-based qualitative research, a case study, a bibliographic and a documentary research. After the analysis and data interpretation, it has been concluded that: a) in the oficial documents, English teacher professional formation is based on the Competency-based Approach, while the instrumental-racionalist model bases the institution curriculum; b) the definition of linguistic proficiency is not clear in the official documents which base the English teacher education, and the same occurs in the course curriculum; c) the means in which those elements become linked in the former English teacher education in the researched institution is defined by the power relations which are revealed specially by the hegemony of the Portuguese Language issues, promoting the occupancy of spaces which should be filled by the specific education in the English language, in theoretical and pedagogical terms. Keywords: curriculum; teaching education; teaching education models; linguistic proficiency; curriculum policies for the English teacher education.115f : il., color., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesLetrasProfessores de língua - FormaçãoLíngua inglesa - Linguistica aplicadaA formação do professor de língua inglesa : um estudo interpretativo das ementas na formação inicialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALESSANDRA DA SILVA QUADROS ZAMBONI.pdfapplication/pdf2241884https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36561/1/R%20-%20D%20-%20ALESSANDRA%20DA%20SILVA%20QUADROS%20ZAMBONI.pdfb72177733aa081ddc7234d0a81bd515aMD51open accessTEXTR - D - ALESSANDRA DA SILVA QUADROS ZAMBONI.pdf.txtExtracted Texttext/plain246993https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36561/2/R%20-%20D%20-%20ALESSANDRA%20DA%20SILVA%20QUADROS%20ZAMBONI.pdf.txt53153873b727d1a847c7fe003ffcf552MD52open accessTHUMBNAILR - D - ALESSANDRA DA SILVA QUADROS ZAMBONI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36561/3/R%20-%20D%20-%20ALESSANDRA%20DA%20SILVA%20QUADROS%20ZAMBONI.pdf.jpgc397f62e04e7f5653c29c3b00f751ba7MD53open access1884/365612022-12-09 09:37:53.61open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/36561Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-09T12:37:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação do professor de língua inglesa : um estudo interpretativo das ementas na formação inicial
title A formação do professor de língua inglesa : um estudo interpretativo das ementas na formação inicial
spellingShingle A formação do professor de língua inglesa : um estudo interpretativo das ementas na formação inicial
Zamboni, Alessandra da Silva Quadros
Teses
Letras
Professores de língua - Formação
Língua inglesa - Linguistica aplicada
title_short A formação do professor de língua inglesa : um estudo interpretativo das ementas na formação inicial
title_full A formação do professor de língua inglesa : um estudo interpretativo das ementas na formação inicial
title_fullStr A formação do professor de língua inglesa : um estudo interpretativo das ementas na formação inicial
title_full_unstemmed A formação do professor de língua inglesa : um estudo interpretativo das ementas na formação inicial
title_sort A formação do professor de língua inglesa : um estudo interpretativo das ementas na formação inicial
author Zamboni, Alessandra da Silva Quadros
author_facet Zamboni, Alessandra da Silva Quadros
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Jordão, Clarissa Menezes, 1963-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Zamboni, Alessandra da Silva Quadros
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Letras
Professores de língua - Formação
Língua inglesa - Linguistica aplicada
topic Teses
Letras
Professores de língua - Formação
Língua inglesa - Linguistica aplicada
description Orientadora : Profª Drª Clarissa Menezes Jordão
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-09T12:37:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-09T12:37:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/36561
url https://hdl.handle.net/1884/36561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 115f : il., color., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36561/1/R%20-%20D%20-%20ALESSANDRA%20DA%20SILVA%20QUADROS%20ZAMBONI.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36561/2/R%20-%20D%20-%20ALESSANDRA%20DA%20SILVA%20QUADROS%20ZAMBONI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36561/3/R%20-%20D%20-%20ALESSANDRA%20DA%20SILVA%20QUADROS%20ZAMBONI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b72177733aa081ddc7234d0a81bd515a
53153873b727d1a847c7fe003ffcf552
c397f62e04e7f5653c29c3b00f751ba7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898724329390080