O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) como espaço de formação continuada de professores de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mulik, Katia Bruginski
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/41522
Resumo: Orientadora : Profª Drª Clarissa Menezes Jordão
id UFPR_25288933e97ee4d3b406b3fa5cbb29c5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41522
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Mulik, Katia BruginskiJordão, Clarissa Menezes, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-05-11T19:16:46Z2020-05-11T19:16:46Z2014https://hdl.handle.net/1884/41522Orientadora : Profª Drª Clarissa Menezes JordãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 25/09/2014Inclui referênciasÁrea de concentração: Estudos linguísticosResumo: A necessidade de promover a formação do estudante voltada para a criticidade e cidadania vem sendo amplamente divulgada em documentos oficiais de ensino (DCEs, 2008, OCEM, 2006) e apontada em pesquisas recentes (ROCHA e MACIEL, 2013) sobre ensino-aprendizado na educação básica. No entanto, não há como pensar na promoção de uma educação de qualidade diante de uma perspectiva crítica sem levar em consideração a formação continuada de professores, uma vez que estes são figuras centrais na relação ensinoaprendizagem. Nesse sentido, esta proposta de investigação ressalta a importância de uma formação continuada capaz de fornecer ao professor subsídios para lidar com as turbulências do contexto educacional e ao mesmo tempo promover a sua própria formação crítica, bem como a de seus alunos. Para isso, proponho neste trabalho, analisar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência como espaço de formação continuada para professores de língua inglesa, atentando-se para o professor supervisor. Para tanto, recorro aos pressupostos das teorias sobre letramento crítico acreditando que, estas, inseridas no paradigma pós-moderno, abrangem elementos como a prática problematizadora, o dissenso e a complexidade das relações sociais e educacionais corroborando para o agenciamento crítico do professor. A metodologia de trabalho adotada foi a pesquisa etnográfica inscrita no paradigma interpretativista. Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram questionários, entrevistas, gravações de reuniões em áudio e diários de campo. Como aporte teórico recorro a pesquisadores como Mateus (2009), Blatyta (2005), Nóvoa (2009) Candau (2010 para a discussão de questões relacionadas à formação do professor e Jordão (2004/2007), Souza (2011) e Andreotti (2008) sobre as teorias de letramento crítico dentre outros. Como categorias de análise recorro aos aspetos apresentados no relatório da Fundação Victor Civita (2011) entendendo o PIBID-Inglês como uma perspectiva de formação continuada colaborativa. As contribuições deste estudo dizem respeito às reflexões quanto ao papel do professor supervisor no programa e a utilização do LC para compreender e (re) pensar a formação de professores. Palavras-chave: formação continuada de professores; PIBID; letramento crítico; ensino de língua inglesa.Abstract: The need to promote student education centered to criticality and citizenship has been widely presented in official documents about teaching (DCEs, 2008; OCEM, 2006) and indicated in recent research (ROCHA & MACIEL, 2013) about teaching-learning in basic education. However, in order to think of promoting quality education facing a critical perspective, one must consider continuous teacher education, since it is a central figure of teaching-learning relationship. In this sense, this research proposal highlights the importance of continuous teacher education which could be able to offer support to teachers deal with turbulence in educational contexts, and at the same time continuous teacher education can promote teachers' own critical education, as well as their students. I propose to analyze in this study the Scholarship Institutional Program for Initiation to teaching (PIBID) as a continuous education space to English teachers, paying special attention to supervisor teachers. Further, this study draws up on critical literacies theory assumptions, since it is believed these assumptions inserted in the postmodern paradigm covers elements such as questioning practice, dissent, and the complexity social and educational relations which corroborates to teacher critical agency. Ethnography research inserted in interpretive paradigm has been adopted as methodology in this study. Data sources include questionnaires, interviews, audio-records of meetings and journals of the field. I resort to researchers such as Mateus (2009), Blatyta (2005), Nóvoa (2009) Candau (2010) to discuss issues related to teacher education, and Jordão (2004/2007), Souza (2011), and Andreotti (2008) about critical literacies. The category of analysis are based on the aspects presented in the report from Fundação Victor Civita (2011) and PIBID is understood as a collaborative continuous education perspective. This study can contribute to reflections about the supervisor teacher's role in the program and the use of CL to understand and (re)think teacher education. Keywords: Continuous teacher education; PIBID; critical literacy; English teaching.*172f : il.application/pdfDisponível em formato digitalLetrasProfessores de ingles - FormaçãoEducação permanenteLíngua inglesa - Estudo e ensinoO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) como espaço de formação continuada de professores de língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - KATIA BRUGINSKI MULIK.pdfapplication/pdf6855978https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41522/1/R%20-%20D%20-%20KATIA%20BRUGINSKI%20MULIK.pdfde6b025adb5b6b45b44ab52dcc73da0dMD51open accessTEXTR - D - KATIA BRUGINSKI MULIK.pdf.txtExtracted Texttext/plain1030517https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41522/2/R%20-%20D%20-%20KATIA%20BRUGINSKI%20MULIK.pdf.txta9b1c264f862a19f7b05e7f2732cf69aMD52open accessTHUMBNAILR - D - KATIA BRUGINSKI MULIK.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41522/3/R%20-%20D%20-%20KATIA%20BRUGINSKI%20MULIK.pdf.jpg32b172e8b311a85c3179e295954884fdMD53open access1884/415222020-05-11 16:16:46.485open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41522Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-11T19:16:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) como espaço de formação continuada de professores de língua inglesa
title O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) como espaço de formação continuada de professores de língua inglesa
spellingShingle O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) como espaço de formação continuada de professores de língua inglesa
Mulik, Katia Bruginski
Letras
Professores de ingles - Formação
Educação permanente
Língua inglesa - Estudo e ensino
title_short O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) como espaço de formação continuada de professores de língua inglesa
title_full O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) como espaço de formação continuada de professores de língua inglesa
title_fullStr O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) como espaço de formação continuada de professores de língua inglesa
title_full_unstemmed O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) como espaço de formação continuada de professores de língua inglesa
title_sort O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) como espaço de formação continuada de professores de língua inglesa
author Mulik, Katia Bruginski
author_facet Mulik, Katia Bruginski
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Jordão, Clarissa Menezes, 1963-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Mulik, Katia Bruginski
dc.subject.por.fl_str_mv Letras
Professores de ingles - Formação
Educação permanente
Língua inglesa - Estudo e ensino
topic Letras
Professores de ingles - Formação
Educação permanente
Língua inglesa - Estudo e ensino
description Orientadora : Profª Drª Clarissa Menezes Jordão
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-11T19:16:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-11T19:16:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/41522
url https://hdl.handle.net/1884/41522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 172f : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41522/1/R%20-%20D%20-%20KATIA%20BRUGINSKI%20MULIK.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41522/2/R%20-%20D%20-%20KATIA%20BRUGINSKI%20MULIK.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41522/3/R%20-%20D%20-%20KATIA%20BRUGINSKI%20MULIK.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv de6b025adb5b6b45b44ab52dcc73da0d
a9b1c264f862a19f7b05e7f2732cf69a
32b172e8b311a85c3179e295954884fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898719090704384