O habitus dos professores formadores dos cursos de licenciatura em química, nos institutos federais de educação em Santa Catarina, e a constituição da prática como componente curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Priscila Juliana da, 1987-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73907
Resumo: Orientadora: Prof(a). Dr(a). Orliney Maciel Guimarães
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spelling Silva, Priscila Juliana da, 1987-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGuimarães, Orliney Maciel, 1964-2022-05-12T17:02:47Z2022-05-12T17:02:47Z2021https://hdl.handle.net/1884/73907Orientadora: Prof(a). Dr(a). Orliney Maciel GuimarãesTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 14/12/2021Inclui referências: p. 209-222Resumo: O objeto de pesquisa desta tese é a Prática como Componente Curricular nos cursos de Licenciatura em Química, ofertados nos Institutos Federais de Santa Catarina. A partir do referencial teórico-metodológico bourdeusiano, definiu-se como pergunta de pesquisa a seguinte questão: Como o habitus dos professores formadores dos cursos de Licenciatura em Química, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, constitui a Prática como Componente Curricular por eles desenvolvida? Assim, trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo geral compreender como o habitus dos professores formadores dos cursos de Licenciatura em Química, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, constitui a Prática como Componente Curricular por eles desenvolvida. Para responder ao objetivo proposto, foram empregadas como técnicas de construção de dados a análise documental de Projetos Pedagógico de Curso (PPC) e entrevistas semiestruturadas com 7 professores formadores. Foram analisados 65 PPC dos cursos de Licenciatura em Química ofertados, no Brasil, pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Na análise, identificou-se quatro formas de organização curricular para a PCC; analisou-se os conhecimentos priorizados nas disciplinas que desenvolvem a PCC; e verificou-se a profissionalização docente como um dos princípios do campo educacional e do subcampo da formação docente que são expressos nos PPC. Ainda, evidenciou-se um alinhamento entre as normativas para formação docente e os PPC dos cursos analisados, que demonstram a racionalidade prática como um modelo predominante na organização curricular institucionalizada da PCC. A partir das entrevistas realizadas com 7 professores formadores, que atuam nos cursos de Licenciatura Química ofertados nos Institutos Federais de Santa Catarina, identificou-se que o capital simbólico que organiza as relações entre os professores formadores é o capital cultural em seus aspectos institucionalizados e incorporados. Portanto, os títulos acadêmicos e o tempo de experiência na docência são capitais culturais acumulados que proporcionam distinção e posicionam os professores formadores entrevistados. Na análise da PCC desenvolvida pelos professores formadores, são destaques as relações entre os professores formadores, especialmente dos professores com capital menor, que se apoiam nos professores formadores com maior capital acumulado para desenvolver a PCC e também constituir capital social. A análise das entrevistas também destacou que são duas as concepções de PCC predominantes que têm enfoques distintos. A primeira concepção enfoca a escola como um espaço para além da sala de aula e a segunda destaca a sala de aula por meio do planejamento e desenvolvimento de materiais e recursos didáticos. Diante disso, percebeu-se que a forma de desenvolver a PCC tem relação com a área de formação do professor formador. O enfoque na escola como um todo é priorizado pelos professores das fases iniciais do curso e/ou que têm formação na área de Pedagogia. Enquanto que, nas fases finais, ocorre a ênfase na sala de aula e em recursos para o ensino de Química, aspectos priorizados pelos professores com formação na área de Química. Por fim, conclui-se que o habitus constitui a PCC a partir das relações entre os elementos da trajetória dos professores formadores e do contexto de sua atuação profissional.Abstract: This thesis had as research object the Practice as a Curriculum Component (PCC) in the Chemistry Degree courses offered at the Federal Institutes of Santa Catarina. From the Bourdeusian theoretical-methodological framework, the following question was defined as a research problem: How does the habitus of the teacher educators from the Chemistry Degree courses at the Federal Institutes of Education, Science and Technology constitute the Practice as a Curriculum Component developed by them? Thus, it is qualitative research aiming to understand how the habitus of teacher educators from the Chemistry Degree courses at the Federal Institutes of Education, Science and Technology constitutes the Practice as a Curriculum Component developed by them. To respond to the proposed objective, documental analysis of Pedagogical Course Projects (PCP) and semi-structured interviews with 7 teacher educators were used as data construction techniques. We analyzed 65 PCP from the Chemistry Degree courses offered in Brazil by the Federal Institutes of Education, Science and Technology. In the analysis, four forms of curricular organization for the PCC were identified; the knowledge prioritized in the disciplines that develop the PCC was analyzed; and teacher professionalization was verified as one of the principles of the educational field and of the subfield of teacher education that is expressed in the PCP. Furthermore, an alignment between the regulations for teacher training and the PCP of the analyzed courses was highlighted, which demonstrates practical rationality as a predominant model in the institutionalized curricular organization of the PCC. From the interviews carried out with 7 teacher educators who work in the Chemical Degree courses offered at the Federal Institutes of Santa Catarina, it was identified that the symbolic capital that organizes the relationships between the teacher educators is cultural capital in its institutionalized and incorporated aspects. Therefore, academic titles and experience in teaching are accumulated capitals that provide distinction and position the teacher educators interviewed. In the analysis of the PCC developed by teacher educators, the relationships between teacher educators are highlighted, especially those teachers with lower cultural capital, who rely on teachers with higher accumulated cultural capital to develop the PCC and also constitute social capital. The analysis of the interviews also emphasized that there are two predominant conceptions of PCC that have different focuses. The first concept focuses on the school as a space beyond the classroom, and the second concept highlights the classroom through the planning and development of teaching materials and resources. Consequently, it was realized that the way to develop the PCC is related to the training area of the teacher educator. The focus on the school as a whole is prioritized by teachers in the early stages of the course and/or who are trained in the area of Pedagogy. Meanwhile, in the final phases, the focus on the classroom and on resources for teaching Chemistry is prioritized by teachers trained in Chemistry. Finally, it is concluded that the habitus constitutes the PCC based on the relationships between the elements of the trajectory of the teacher educators and the context of their professional performance.1 recurso online : PDF.application/pdfPrática de ensinoTrabalho docenteDisciplinaQuímica - Estudo e ensinoProfessores - Formação - BrasilEducaçãoUniversidades e faculdades - Corpo docenteO habitus dos professores formadores dos cursos de licenciatura em química, nos institutos federais de educação em Santa Catarina, e a constituição da prática como componente curricularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - PRISCILA JULIANA DA SILVA.pdfapplication/pdf2991532https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73907/1/R%20-%20T%20-%20PRISCILA%20JULIANA%20DA%20SILVA.pdf7dc038b650c9d6343da6ef576c1b8279MD51open access1884/739072022-05-12 14:02:47.455open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73907Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-05-12T17:02:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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