Objetos de aprendizagem e lousa digital no trabalho com álgebra : as estratégias dos alunos na utilização desses recursos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/38192 |
Resumo: | Orientador : Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke |
id |
UFPR_1c9bdb04c6b2d977cc5ac3d5903f9094 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38192 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaKalinke, Marco AurélioDerossi, Bruna2024-04-08T13:33:56Z2024-04-08T13:33:56Z2015https://hdl.handle.net/1884/38192Orientador : Prof. Dr. Marco Aurélio KalinkeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 19/03/2015Inclui referências : fls. 133-137Resumo: Em nosso trabalho analisamos que estratégias são utilizadas pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II na resolução de problemas de Álgebra com uso de objetos de aprendizagem nas lousas digitais em relação às utilizadas no uso de lápis e papel. Para isso, inicialmente buscamos entender como as TIC influenciam o pensamento humano; chegando à conclusão de que elas reorganizam nosso pensamento, fazendo com que pensemos de formas diferentes quando trabalhamos com algum material digital. Concluímos também que as lousas digitais são ferramentas multimídias que vem sendo instaladas em boa parte das escolas brasileiras e podem proporcionar aulas mais dinâmicas por meio de uma linguagem digital. Os objetos de aprendizagem, por sua vez, potencializam as ferramentas das lousas digitais e permitem que os alunos explorem um determinado conteúdo arrastando objetos com uma caneta ou com o dedo, dependendo do modelo de lousa utilizado. Além disso, nosso estudo revelou que, quando trabalham com o lápis e o papel, as principais estratégias utilizadas pelos alunos são aquelas que não envolvem procedimentos algébricos, ou seja, na maioria das vezes, os alunos optam por procedimentos numéricos, mesmo tratando-se de problemas que envolvem a Álgebra. Destacamos que a estratégia mais frequente identificada nas resoluções com lápis e papel é a tentativa e erro, na qual o aluno vai substituindo a letra por algum valor numérico até encontrar um resultado satisfatório. Nossa pesquisa revelou também que na utilização de um OA na LD, os alunos participaram intensivamente das resoluções, opinando e dando caminhos para o colega que estava utilizando o OA, surgindo, neste caso, a construção de um conhecimento coletivo, o que evidencia um possível coletivo pensante. Além disso, percebemos que, como o OA não dava a opção de substituir um valor numérico no lugar da variável, o aluno acabou resolvendo a equação passo a passo, utilizando procedimentos mais próximos de algébricos. Houve também a presença da interatividade (aluno com o OA e a LD) e da interação (aluno com aluno), evidenciando um possível coletivo pensante.Abstract: In our work we analyzed which strategies are used by students in elementary school from 9th grade solving Algebra II problems using learning objects in digital whiteboards and its relation to the use of pencil and paper. In order to do this, first we sought to understand how information and communication technologies (ICT) influence human thought; coming to the conclusion that they reorganize our thinking, making us think differently when working with any digital material. We also concluded that digital whiteboards are multimedia tools that have been installed in most of the Brazilian schools and they can provide more dynamic classes through a digital language. Learning objects, in turn, enhance the tools of digital whiteboards and allow students to explore a particular content by dragging objects with a pen or a finger, depending on the blackboard model used. In addition, our study showed that, when working with pencil and paper, the main strategies used by students are those that do not involve algebraic procedures, it means, in most part, students chose numerical procedures, even in case of problems involving algebra. We emphasized that the most common strategy identified in the resolutions with pencil and paper is trial and error, in which the student tries to find a satisfactory result by replacing the letter for some numerical value. Our research also revealed that when they use an LO (learning object) on the DB (digital board), students participated intensively in solving the problems, opining and giving ways to the classmate who was using the LO, emerging, in this case, the construction of a collective knowledge which shows a possible collective thinking. Furthermore, we realized, considering that the LO did not give the option of replacing a numeric value instead of the variable, the student solved the equation step by step using procedures closer to the algebraic way. There was also the presence of interactivity (student with LO and DB) and interaction among students, evidencing a possible collective thinking.137f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaInterfaces (Computador)Sistemas de computação interativosAlgebra - Estudo e ensinoObjetos de aprendizagem e lousa digital no trabalho com álgebra : as estratégias dos alunos na utilização desses recursosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - BRUNA DEROSSI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38192/1/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20DEROSSI.pdf.jpg5b59346654ecc8ced123801ebbf3b6dbMD51open accessTEXTR - D - BRUNA DEROSSI.pdf.txtExtracted Texttext/plain235616https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38192/2/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20DEROSSI.pdf.txt9d6585b650555962c1558164ac94289dMD52open accessORIGINALR - D - BRUNA DEROSSI.pdfapplication/pdf3251764https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38192/3/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20DEROSSI.pdf860a0f2036bed3d96023a974bd01a5feMD53open access1884/381922024-04-08 10:33:56.872open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38192Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-08T13:33:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Objetos de aprendizagem e lousa digital no trabalho com álgebra : as estratégias dos alunos na utilização desses recursos |
title |
Objetos de aprendizagem e lousa digital no trabalho com álgebra : as estratégias dos alunos na utilização desses recursos |
spellingShingle |
Objetos de aprendizagem e lousa digital no trabalho com álgebra : as estratégias dos alunos na utilização desses recursos Derossi, Bruna Matemática Interfaces (Computador) Sistemas de computação interativos Algebra - Estudo e ensino |
title_short |
Objetos de aprendizagem e lousa digital no trabalho com álgebra : as estratégias dos alunos na utilização desses recursos |
title_full |
Objetos de aprendizagem e lousa digital no trabalho com álgebra : as estratégias dos alunos na utilização desses recursos |
title_fullStr |
Objetos de aprendizagem e lousa digital no trabalho com álgebra : as estratégias dos alunos na utilização desses recursos |
title_full_unstemmed |
Objetos de aprendizagem e lousa digital no trabalho com álgebra : as estratégias dos alunos na utilização desses recursos |
title_sort |
Objetos de aprendizagem e lousa digital no trabalho com álgebra : as estratégias dos alunos na utilização desses recursos |
author |
Derossi, Bruna |
author_facet |
Derossi, Bruna |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kalinke, Marco Aurélio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Derossi, Bruna |
contributor_str_mv |
Kalinke, Marco Aurélio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Interfaces (Computador) Sistemas de computação interativos Algebra - Estudo e ensino |
topic |
Matemática Interfaces (Computador) Sistemas de computação interativos Algebra - Estudo e ensino |
description |
Orientador : Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-08T13:33:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-04-08T13:33:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/38192 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/38192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
137f. : il. algumas color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38192/1/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20DEROSSI.pdf.jpg https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38192/2/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20DEROSSI.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38192/3/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20DEROSSI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5b59346654ecc8ced123801ebbf3b6db 9d6585b650555962c1558164ac94289d 860a0f2036bed3d96023a974bd01a5fe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898843303968768 |