Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Paulo Roberto Pola [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118497
Resumo: This work is a study and a repost on a possible way that can be worked together Mathematics and Native Language, presenting activities for the middle school, trying to make teaching more interesting, dynamic and playful. The work presents proposal for activities based on stories from the book “O Homem que calculava” by Malba Tahan, with questionnaires to be answered by the students and guidance for teachers on how to apply these activities in the classroom. Applications of these activities were carried out and this work also includes analysis and records of them
id UNSP_6266df756ccf091c112073c0a054082a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118497
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamentalMatemática - Estudo e ensinoEnsino fundamentalThis work is a study and a repost on a possible way that can be worked together Mathematics and Native Language, presenting activities for the middle school, trying to make teaching more interesting, dynamic and playful. The work presents proposal for activities based on stories from the book “O Homem que calculava” by Malba Tahan, with questionnaires to be answered by the students and guidance for teachers on how to apply these activities in the classroom. Applications of these activities were carried out and this work also includes analysis and records of themEste trabalho apresenta um estudo feito sobre uma das possibilidades de como podem ser trabalhadas em sala de aula a Matemática e a Língua Materna de forma unida, visando atividades diferenciadas para o Ensino Fundamental, buscando tornar o ensino mais interessante, dinâmico e lúdico. O trabalho apresenta propostas de atividades baseadas em histórias do livro “O Homem que calculava” de Malba Tahan, com questionários de reconhecimento e de resultados a serem respondidos pelos alunos e orientações para os professores de como aplicar essas atividades em sala de aula. Foram realizadas aplicações dessas atividades nas séries finais do Ensino Fundamental e o trabalho também traz análises e registros das mesmasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Zeni, Jose Ricardo de Rezende [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Paulo Roberto Pola [UNESP]2015-03-23T15:10:54Z2015-03-23T15:10:54Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCAMPOS, Paulo Roberto Pola. Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamental. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012.http://hdl.handle.net/11449/118497000708100campos_prp_tcc_guara.pdf1085755634278513Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T17:50:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118497Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:33:34.811024Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamental
title Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamental
spellingShingle Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamental
Campos, Paulo Roberto Pola [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Ensino fundamental
title_short Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamental
title_full Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamental
title_fullStr Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamental
title_full_unstemmed Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamental
title_sort Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamental
author Campos, Paulo Roberto Pola [UNESP]
author_facet Campos, Paulo Roberto Pola [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zeni, Jose Ricardo de Rezende [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Paulo Roberto Pola [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Ensino fundamental
topic Matemática - Estudo e ensino
Ensino fundamental
description This work is a study and a repost on a possible way that can be worked together Mathematics and Native Language, presenting activities for the middle school, trying to make teaching more interesting, dynamic and playful. The work presents proposal for activities based on stories from the book “O Homem que calculava” by Malba Tahan, with questionnaires to be answered by the students and guidance for teachers on how to apply these activities in the classroom. Applications of these activities were carried out and this work also includes analysis and records of them
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-03-23T15:10:54Z
2015-03-23T15:10:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPOS, Paulo Roberto Pola. Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamental. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/118497
000708100
campos_prp_tcc_guara.pdf
1085755634278513
identifier_str_mv CAMPOS, Paulo Roberto Pola. Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamental. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012.
000708100
campos_prp_tcc_guara.pdf
1085755634278513
url http://hdl.handle.net/11449/118497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128247192354816