Concepções de professores do ensino fundamental sobre a leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/22157 |
Resumo: | Orientadora: Sandra Regina Kirchner Guimarães |
id |
UFPR_272573a3abb1b9f4dbf1bbe6b2cac13d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/22157 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Pinheiro, Luciana RibeiroGuimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-12-10T16:17:23Z2020-12-10T16:17:23Z2007https://hdl.handle.net/1884/22157Orientadora: Sandra Regina Kirchner GuimarãesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/08/2007Bibliografia: p. 140-142Linha de Pesquisa: Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humanoResumo: Esse estudo, fundamentado em teorias do conhecimento cujas abordagens são interacionistas e cognitivistas, caracteriza-se como um estudo exploratório, quantitativo e qualitativo. A pesquisa teve como objetivo principal investigar as concepções sobre a leitura e a complexidade do ato de formar leitores proficientes de professoras do ensino fundamental, de escolas públicas e particulares, do interior dos estados do Paraná e da Bahia, atuantes em diferentes áreas do conhecimento. Pesquisas que abordam as concepções de professores do ensino fundamental, período de suma importância no desenvolvimento de leitores proficientes, sobre o ensino da leitura ainda são escassas. Participaram dessa pesquisa 40 professoras, vinte da cidade de Itaberaba, interior da Bahia, e 20 professoras das cidades paranaenses Marechal Cândido Rondon e Borrazópolis. O instrumento de coleta de dados selecionado para esse trabalho foi o questionário, constituído de perguntas objetivas e abertas. Para as respostas objetivas, o procedimento de análise de dados foi realizado através da frequência das respostas do cálculo de porcentagem. Para as repostas abertas, optamos pela análise de conteúdo, procedendo a análises quantitativas e qualitativas. As respostas das professoras, dos dois grupos, sobre as questões elaboradas revelam que as suas concepções estão vinculadas às realidades socais, econômicas e políticas. Revelam, portanto, a estreita relação entre o significado e o significante construído a partir do contexto a que estão inseridas. Para esse grupo de professoras do interior da Bahia, a leitura é entendida como um instrumento de transformações sociais, de libertação, de ruptura da alienação, portanto, a sua importância está vinculada na condição que viabiliza ao indivíduo atuar como um cidadão. Assim, a leitura passa do âmbito das necessidades coletivas para o âmbito das ofertas individuais. Para o grupo de professoras do interior do Paraná, a leitura está mais relacionada a formação intelectual e instrumento de acesso ao conhecimento, dessa forma, passa do âmbito das necessidades individuais para o âmbito das ofertas coletivas. Há evidências de que essas vivências sociais subsidiam as práticas pedagógicas dessas professoras quanto ao ensino de leitura, uma vez que as professoras do grupo do interior da Bahia orientam seus educandos destacando mais as estratégias que caracterizam o processo top down (descendente), enquanto as orientações pedagógicas das professoras do grupo do interior do Paraná enfatizam mais as estratégias que caracterizam o processo botton up (ascendente). As professoras dos dois grupos consideram que o ensino da leitura é de responsabilidade de todos os professores, mas revelam que os mesmos não possuem formação profissional para o ensino da leitura. Ao buscarmos, nas concepções interacionistas, uma interpretação para esses resultados, encontramos em Vigotski a origem dos conceitos a partir das relações interpessoais, num contexto sócio-histórico. E encontramos na teoria de Freire, a compreensão da educação como um ato de construção e reconstrução de significados a partir de uma realidade. Assim, concluímos que as concepções dessas professoras sobrea leitura e sobre a complexidade do ato de ensinar a ler estão intrinsecamente relacionadas às suas vivências sócio-históricas e suas práticas podem estar sendo subjugadas a essas condições e pontos de vista.viii, 163 f. : il. ; 30 cm.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoLeitura (Ensino de primeiro grau)Professores - FormaçãoEducaçãoConcepções de professores do ensino fundamental sobre a leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao-Luciana Ribeiro Pinheiro.pdfapplication/pdf1416742https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22157/1/Dissertacao-Luciana%20Ribeiro%20Pinheiro.pdf320fba244efd96f7fdb4bbacbd0f42aaMD51open accessTEXTDissertacao-Luciana Ribeiro Pinheiro.pdf.txtExtracted Texttext/plain450107https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22157/2/Dissertacao-Luciana%20Ribeiro%20Pinheiro.pdf.txta6f9515e6f774cd894018550135193b2MD52open accessTHUMBNAILDissertacao-Luciana Ribeiro Pinheiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1082https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22157/3/Dissertacao-Luciana%20Ribeiro%20Pinheiro.pdf.jpg9c000ec20cc1ac53f701c383cbbbbed4MD53open access1884/221572020-12-10 13:17:23.818open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/22157Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-12-10T16:17:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepções de professores do ensino fundamental sobre a leitura |
title |
Concepções de professores do ensino fundamental sobre a leitura |
spellingShingle |
Concepções de professores do ensino fundamental sobre a leitura Pinheiro, Luciana Ribeiro Dissertações - Educação Leitura (Ensino de primeiro grau) Professores - Formação Educação |
title_short |
Concepções de professores do ensino fundamental sobre a leitura |
title_full |
Concepções de professores do ensino fundamental sobre a leitura |
title_fullStr |
Concepções de professores do ensino fundamental sobre a leitura |
title_full_unstemmed |
Concepções de professores do ensino fundamental sobre a leitura |
title_sort |
Concepções de professores do ensino fundamental sobre a leitura |
author |
Pinheiro, Luciana Ribeiro |
author_facet |
Pinheiro, Luciana Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Guimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Luciana Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Educação Leitura (Ensino de primeiro grau) Professores - Formação Educação |
topic |
Dissertações - Educação Leitura (Ensino de primeiro grau) Professores - Formação Educação |
description |
Orientadora: Sandra Regina Kirchner Guimarães |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-10T16:17:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-10T16:17:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/22157 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/22157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
viii, 163 f. : il. ; 30 cm. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22157/1/Dissertacao-Luciana%20Ribeiro%20Pinheiro.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22157/2/Dissertacao-Luciana%20Ribeiro%20Pinheiro.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22157/3/Dissertacao-Luciana%20Ribeiro%20Pinheiro.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
320fba244efd96f7fdb4bbacbd0f42aa a6f9515e6f774cd894018550135193b2 9c000ec20cc1ac53f701c383cbbbbed4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860367098314752 |