Ensino de partículas elementares para o terceiro ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Desordi, Jaqueline Cristine, 1997-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/62365
Resumo: Orientador : Rita de Cássia dos Anjos Coorientador: Camila Tonezer
id UFPR_28e7f6a5e17010c1999cdc5172f368f9
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/62365
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Desordi, Jaqueline Cristine, 1997-Anjos, Rita de Cássia dos, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas2022-05-10T17:04:38Z2022-05-10T17:04:38Z2018https://hdl.handle.net/1884/62365Orientador : Rita de Cássia dos Anjos Coorientador: Camila TonezerMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas - Habilitação em Física.Inclui referênciasResumo : Este trabalho apresenta uma Sequência Didática (SD) de conceitos da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino de Partículas Elementares (EPE) para o terceiro ano do Ensino Médio. Além da proposta de uma SD, o trabalho apresenta um material construído e a aplicação do mesmo para a turma do terceiro ano do Ensino Médio (EM) do Colégio Estadual Santo Agostinho no Município de Palotina no estado do Paraná. A pesquisa realizada para a aplicação do EPE, está voltada às possibilidades de inserção de conteúdos presentes em alguns livros didáticos de física e química, mas que não costumam ser aplicados em sala de aula com os alunos. A proposta está estruturada em quatro aulas, com duração entre 45 a 50 minutos em cada aula, abordando algumas ferramentas e métodos diferentes do cotidiano de uma sala de aula. Entre essas ferramentas e métodos, está um jogo de cartas com as características (spin, carga, classificação, interação, massa) do Modelo Padrão das Partículas Elementares (MPPE). Para compreender o surgimento e as abordagens iniciais das questões norteadoras do que o universo é composto, foram realizadas análises de imagens e relações históricas da evolução dos conceitos das Partículas que constituem a Matéria até as Partículas Elementares do Modelo Padrão atual. Durante a aplicação da SD, também foram realizadas demonstrações de experimentos através de vídeos, com suas aplicações e sugestões da melhor forma de realização.1 recurso online : PDF.application/pdfFísicaEnsino de partículas elementares para o terceiro ano do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC-merged.pdfapplication/pdf3602165https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62365/1/TCC-merged.pdffc9646d1c42abbe451266077c3c53716MD51open access1884/623652022-05-10 14:04:38.52open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62365Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-05-10T17:04:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de partículas elementares para o terceiro ano do ensino médio
title Ensino de partículas elementares para o terceiro ano do ensino médio
spellingShingle Ensino de partículas elementares para o terceiro ano do ensino médio
Desordi, Jaqueline Cristine, 1997-
Física
title_short Ensino de partículas elementares para o terceiro ano do ensino médio
title_full Ensino de partículas elementares para o terceiro ano do ensino médio
title_fullStr Ensino de partículas elementares para o terceiro ano do ensino médio
title_full_unstemmed Ensino de partículas elementares para o terceiro ano do ensino médio
title_sort Ensino de partículas elementares para o terceiro ano do ensino médio
author Desordi, Jaqueline Cristine, 1997-
author_facet Desordi, Jaqueline Cristine, 1997-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Anjos, Rita de Cássia dos, 1983-
Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas
dc.contributor.author.fl_str_mv Desordi, Jaqueline Cristine, 1997-
dc.subject.por.fl_str_mv Física
topic Física
description Orientador : Rita de Cássia dos Anjos Coorientador: Camila Tonezer
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-10T17:04:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-10T17:04:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/62365
url https://hdl.handle.net/1884/62365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62365/1/TCC-merged.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fc9646d1c42abbe451266077c3c53716
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860512738181120