Ensino de partículas elementares para o terceiro ano do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/62365 |
Resumo: | Orientador : Rita de Cássia dos Anjos Coorientador: Camila Tonezer |
id |
UFPR_28e7f6a5e17010c1999cdc5172f368f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/62365 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Desordi, Jaqueline Cristine, 1997-Anjos, Rita de Cássia dos, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas2022-05-10T17:04:38Z2022-05-10T17:04:38Z2018https://hdl.handle.net/1884/62365Orientador : Rita de Cássia dos Anjos Coorientador: Camila TonezerMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas - Habilitação em Física.Inclui referênciasResumo : Este trabalho apresenta uma Sequência Didática (SD) de conceitos da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino de Partículas Elementares (EPE) para o terceiro ano do Ensino Médio. Além da proposta de uma SD, o trabalho apresenta um material construído e a aplicação do mesmo para a turma do terceiro ano do Ensino Médio (EM) do Colégio Estadual Santo Agostinho no Município de Palotina no estado do Paraná. A pesquisa realizada para a aplicação do EPE, está voltada às possibilidades de inserção de conteúdos presentes em alguns livros didáticos de física e química, mas que não costumam ser aplicados em sala de aula com os alunos. A proposta está estruturada em quatro aulas, com duração entre 45 a 50 minutos em cada aula, abordando algumas ferramentas e métodos diferentes do cotidiano de uma sala de aula. Entre essas ferramentas e métodos, está um jogo de cartas com as características (spin, carga, classificação, interação, massa) do Modelo Padrão das Partículas Elementares (MPPE). Para compreender o surgimento e as abordagens iniciais das questões norteadoras do que o universo é composto, foram realizadas análises de imagens e relações históricas da evolução dos conceitos das Partículas que constituem a Matéria até as Partículas Elementares do Modelo Padrão atual. Durante a aplicação da SD, também foram realizadas demonstrações de experimentos através de vídeos, com suas aplicações e sugestões da melhor forma de realização.1 recurso online : PDF.application/pdfFísicaEnsino de partículas elementares para o terceiro ano do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC-merged.pdfapplication/pdf3602165https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62365/1/TCC-merged.pdffc9646d1c42abbe451266077c3c53716MD51open access1884/623652022-05-10 14:04:38.52open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62365Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-05-10T17:04:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de partículas elementares para o terceiro ano do ensino médio |
title |
Ensino de partículas elementares para o terceiro ano do ensino médio |
spellingShingle |
Ensino de partículas elementares para o terceiro ano do ensino médio Desordi, Jaqueline Cristine, 1997- Física |
title_short |
Ensino de partículas elementares para o terceiro ano do ensino médio |
title_full |
Ensino de partículas elementares para o terceiro ano do ensino médio |
title_fullStr |
Ensino de partículas elementares para o terceiro ano do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Ensino de partículas elementares para o terceiro ano do ensino médio |
title_sort |
Ensino de partículas elementares para o terceiro ano do ensino médio |
author |
Desordi, Jaqueline Cristine, 1997- |
author_facet |
Desordi, Jaqueline Cristine, 1997- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Anjos, Rita de Cássia dos, 1983- Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Desordi, Jaqueline Cristine, 1997- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física |
topic |
Física |
description |
Orientador : Rita de Cássia dos Anjos Coorientador: Camila Tonezer |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-10T17:04:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-10T17:04:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/62365 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/62365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62365/1/TCC-merged.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fc9646d1c42abbe451266077c3c53716 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860512738181120 |