Reflexões sobre o processo de implantação da educação do campo no Colégio Estadual da Ilha das Peças/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Antonio Carlos dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/85288
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Vanessa Marion Andreoli
id UFPR_296114aa72a10d80d0f1fb170c9a5a3e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/85288
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoAndreoli, Vanessa Marion, 1979-Reis, Antonio Carlos dos2024-01-12T18:44:26Z2024-01-12T18:44:26Z2022https://hdl.handle.net/1884/85288Orientadora: Profa. Dra. Vanessa Marion AndreoliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 10/04/2023Inclui referênciasResumo: Este Estudo de Caso tem como principal objetivo refletir sobre a trajetória das transformações ocorridas a partir da implantação da Educação do Campo no Colégio Estadual do Campo Ilha das Peças, localizado em Guaraqueçaba, litoral norte paranaense, tendo como foco principal relatar o antes e o depois neste processo, apresentando como resultado principal a concepção e a percepção dos profissionais da educação que trabalharam neste período na escola. Desde 2009 as escolas estaduais das ilhas do litoral do Paraná têm uma proposta pedagógica específica (PARANÁ, 2009), que possibilitou uma organização curricular diferenciada ancorada nos princípios da Educação do Campo. Desde então as escolas têm enfrentado diferentes desafios para consolidar a proposta, que devem ser problematizados para que se possa pensar em alternativas para superá-los. Para tanto, esta pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, tem como instrumento de pesquisa entrevistas com educadores que atuam e atuaram no Processo de Implantação da Educação do Campo na Comunidade de Ilha das Peças. Como principal resultado pode-se apontar que para a superação de problemas e obstáculos, não só para o seu funcionamento como Escola do Campo, mas principalmente como "Escola das Ilhas", há necessidade de reconhecimento de suas especificidades culturais e regionais do litoral paranaense, assim como de uma formação específica tanto para a equipe escolar quanto para a comunidade, que contribua para sua emancipação a partir da valorização e fortalecimento do seu território.Abstract: The main objective of this Case Study is to reflect on the trajectory of the transformations that occurred after the implementation of Rural Education at Colégio Estadual do Campo Ilha das Peças, located in Guarçouba, on the north coast of Paraná, with the main focus on reporting the before and after then in this process, presenting as the main result the conception and perception of education professionals who worked at the school during this period. Since 2009, state schools on the islands off the coast of Paraná have had a specific pedagogical proposal (PARANÁ, 2009), which enabled a differentiated curriculum organization anchored in the principles of Rural Education. Since then, schools have faced different challenges to consolidate the proposal, which must be problematized so that alternatives can be thought of to overcome them. Therefore, this exploratory qualitative research uses interviews with educators who work and have worked in the Field Education Implementation Process in the Ilha das Peças Community. As a main result, it can be pointed out that in order to overcome problems and obstacles, not only for its operation as a Rural School, but mainly as a "School of the Islands", there is a need to recognize its cultural and regional specificities on the coast of Paraná, as well as specific training for both the school staff and the community, which contributes to their emancipation based on the appreciation and strengthening of their territory.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEducação rural - Estudo e ensinoEducação rural - ParanáEscolas ruraisEducação e EstadoReflexões sobre o processo de implantação da educação do campo no Colégio Estadual da Ilha das Peças/PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANTONIO CARLOS DOS REIS.pdfapplication/pdf3028595https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85288/1/R%20-%20D%20-%20ANTONIO%20CARLOS%20DOS%20REIS.pdfc81fb9bb31556559e7a6747489895fe7MD51open access1884/852882024-01-12 15:44:26.43open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/85288Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-01-12T18:44:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre o processo de implantação da educação do campo no Colégio Estadual da Ilha das Peças/PR
title Reflexões sobre o processo de implantação da educação do campo no Colégio Estadual da Ilha das Peças/PR
spellingShingle Reflexões sobre o processo de implantação da educação do campo no Colégio Estadual da Ilha das Peças/PR
Reis, Antonio Carlos dos
Educação - Estudo e ensino
Educação rural - Estudo e ensino
Educação rural - Paraná
Escolas rurais
Educação e Estado
title_short Reflexões sobre o processo de implantação da educação do campo no Colégio Estadual da Ilha das Peças/PR
title_full Reflexões sobre o processo de implantação da educação do campo no Colégio Estadual da Ilha das Peças/PR
title_fullStr Reflexões sobre o processo de implantação da educação do campo no Colégio Estadual da Ilha das Peças/PR
title_full_unstemmed Reflexões sobre o processo de implantação da educação do campo no Colégio Estadual da Ilha das Peças/PR
title_sort Reflexões sobre o processo de implantação da educação do campo no Colégio Estadual da Ilha das Peças/PR
author Reis, Antonio Carlos dos
author_facet Reis, Antonio Carlos dos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andreoli, Vanessa Marion, 1979-
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Antonio Carlos dos
contributor_str_mv Andreoli, Vanessa Marion, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Educação rural - Estudo e ensino
Educação rural - Paraná
Escolas rurais
Educação e Estado
topic Educação - Estudo e ensino
Educação rural - Estudo e ensino
Educação rural - Paraná
Escolas rurais
Educação e Estado
description Orientadora: Profa. Dra. Vanessa Marion Andreoli
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-12T18:44:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-12T18:44:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/85288
url https://hdl.handle.net/1884/85288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85288/1/R%20-%20D%20-%20ANTONIO%20CARLOS%20DOS%20REIS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c81fb9bb31556559e7a6747489895fe7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860314859307008