Cartografias do sensível : o corpo deficiente feminino nas aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Michele Caroline da Silva, 1989-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/45808
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Claudia Madruga Cunha
id UFPR_2b2964d436a0120440e9f9470ca992c5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/45808
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rodrigues, Michele Caroline da Silva, 1989-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCunha, Claudia Madruga, 1963-2022-08-25T18:08:54Z2022-08-25T18:08:54Z2016https://hdl.handle.net/1884/45808Orientadora: Profª. Drª. Claudia Madruga CunhaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 19/10/2016Inclui referências : f. 95-97Resumo: Esta cartografia desenvolve-se em torno do corpo feminino deficiente, atravessado pelos conceitos da Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze e Felix Guattari. Problematiza a invisibilidade dos afetos e, portanto, o reconhecimento de si do corpo deficiente feminino, corpo que se refere a jovens com deficiência intelectual leve estudantes da APAE de Curitiba; corpo que se apresenta como objeto de estudo e para o qual se organizou um trabalho de intervenção nas aulas de Educação Física. Nos três movimentos desta cartografia, busca-se compor um novo sentido desse corpo, uma nova percepção e reconhecimento de si. No primeiro movimento, contextualiza-se o corpo feminino e deficiente. No segundo, o corpo da tradição, da Educação Física e o desejo de um corpo mais sensível através do poder de ser afetado e na vontade de potência. Já no terceiro, abordamos a dança como potência ao encontro da multiplicidade dos corpos. Por fim, com as práticas da dança Contato e Improvisação, exploram-se as possibilidades do corpo feminino deficiente, fazendo com que as dimensões conceituais que o permeiam como multiplicidades, pluralidades e potencialidades sejam postas a bailar na expressão/improvisação. Almejou-se flexibilizar no contato entre corpos um processo de inserção cultural e expressão das diferenças, explorando um corpo sensível, um corpo sem órgãos potencialmente desejante. Palavras-chave: Corpo feminino deficiente; Dança Contato Improvisação; Educação; Educação Física; Filosofia da Diferença; Filosofísica.Abstract: This cartography is developed about the deficient female body, crossed the concepts of Philosophy of Gilles Deleuze and Felix Guattari difference. It discusses the invisibility of affections and therefore the recognition of other female deficient body, that refers to young people with mild intellectual deficiency students of APAE in Curitiba; body itself as an object of study and for which it organized an intervention work in physical education classes. In the three movements of this cartography, we seek to compose a new sense of that body, a new perception and recognition of oneself. In the first movement, it contextualizes the female and deficient body. In the second, the body of tradition, Physical Education and the desire for a more sensitive body through the power of being affected and in the will to power. In the third, we approach dance as power to meet the multiplicity of bodies. Finally, the dance practices Contact Improvisation explore the possibilities of the deficient female body, causing the conceptual dimensions such that the permeate manifolds, pluralities and potentialities be put to dance in the expression/improvisation. It longed for relax in contact between bodies a cultural integration process and expression. Of differences, exploring a sensitive body, a body without potentially desiring bodies. Keywords: Deficient female body; Dance Contact Improvisation; Education; Physical Education; Difference of philosophy; Philosophysics.100 f. : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoEducação física - Estudo e ensinoDança - EducaçãoPessoas com deficiênciaCartografias do sensível : o corpo deficiente feminino nas aulas de Educação Físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MICHELE CAROLINE DA SILVA RODRIGUES.pdfapplication/pdf2779313https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45808/1/R%20-%20D%20-%20MICHELE%20CAROLINE%20DA%20SILVA%20RODRIGUES.pdf017349643e28d5043efe08cfcdc6ba23MD51open access1884/458082022-08-25 15:08:54.173open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/45808Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-25T18:08:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cartografias do sensível : o corpo deficiente feminino nas aulas de Educação Física
title Cartografias do sensível : o corpo deficiente feminino nas aulas de Educação Física
spellingShingle Cartografias do sensível : o corpo deficiente feminino nas aulas de Educação Física
Rodrigues, Michele Caroline da Silva, 1989-
Educação
Educação física - Estudo e ensino
Dança - Educação
Pessoas com deficiência
title_short Cartografias do sensível : o corpo deficiente feminino nas aulas de Educação Física
title_full Cartografias do sensível : o corpo deficiente feminino nas aulas de Educação Física
title_fullStr Cartografias do sensível : o corpo deficiente feminino nas aulas de Educação Física
title_full_unstemmed Cartografias do sensível : o corpo deficiente feminino nas aulas de Educação Física
title_sort Cartografias do sensível : o corpo deficiente feminino nas aulas de Educação Física
author Rodrigues, Michele Caroline da Silva, 1989-
author_facet Rodrigues, Michele Caroline da Silva, 1989-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Michele Caroline da Silva, 1989-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Claudia Madruga, 1963-
contributor_str_mv Cunha, Claudia Madruga, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação física - Estudo e ensino
Dança - Educação
Pessoas com deficiência
topic Educação
Educação física - Estudo e ensino
Dança - Educação
Pessoas com deficiência
description Orientadora: Profª. Drª. Claudia Madruga Cunha
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-25T18:08:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-25T18:08:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/45808
url https://hdl.handle.net/1884/45808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 100 f. : il., algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45808/1/R%20-%20D%20-%20MICHELE%20CAROLINE%20DA%20SILVA%20RODRIGUES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 017349643e28d5043efe08cfcdc6ba23
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860922165166080