Livro didático : "novo" artefato na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koop, Francinara
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87665
Resumo: Orientador: Prof. Dr. João Paulo Pooli
id UFPR_2ec2c09a793859f6a50a4fe7d7d6686b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87665
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoPooli, João Paulo, 1955-Koop, Francinara2024-04-24T21:57:45Z2024-04-24T21:57:45Z2023https://hdl.handle.net/1884/87665Orientador: Prof. Dr. João Paulo PooliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 11/12/2023Inclui referênciasResumo: O presente trabalho tem como objetivo problematizar as práticas educativas de utilização do livro didático como artefato na educação das crianças de 4 a 5 anos, no cotidiano da pré-escola do município de Curitiba, a partir da adoção do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - ciclo 2022. O debate contra ou a favor envolve pesquisadores, pedagogos, professores, mantenedoras, programas governamentais, assim como editoras interessadas na produção do material, divergindo quanto as práticas educativas da Educação Infantil. O problema de pesquisa que orientou a investigação seguiu o seguinte questionamento: Quais são as percepções dos docentes a partir do uso (ou não) do livro didático na Educação Infantil? O campo teórico está alicerçado nos contributos do filósofo Michel Foucault, fazendo com que a pesquisa assuma um caráter mais reflexivo, utilizando como ferramentas analíticas os conceitos de discurso, dispositivo e relações de poder, e o conceito de figuração do sociólogo Norbert Elias, que propõe em seus estudos uma interpretação congruente ao pensamento foucaultiano no tocante às relações entre os indivíduos e o meio social em que estão inseridos. Estudar e pesquisar este tema é importante, principalmente ao constatar-se que existem poucas pesquisas a respeito da chegada do livro didático na Educação Infantil. A metodologia é de abordagem qualitativa, de natureza descritiva, e os fenômenos são explorados em profundidade, não se fundamentando somente na estatística, mas pesquisando também aspectos subjetivos da prática social com a utilização de dois instrumentos de pesquisa: questionário on-line e entrevista semiestruturada. Os sujeitos entrevistados são oito professores que atuam com a turma de préúnico, representantes de seis Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba, situados em regiões distintas da cidade, e que fazem uso (ou não) do livro didático, levando em consideração os anos de 2022/2023. O estudo contribui para analisar os efeitos do "novo" artefato, no interior das figurações escolares que educam crianças pequenas. O resultado da pesquisa mostra que quando o livro didático chega na instituição de Educação Infantil, as contribuições ficam mais marcantes nos discursos docentes do que as contradições e que se faz necessário promover formação continuada que dê sustentação para que o professor tenha condições pedagógicas para fazer escolhas profícuas, conhecendo o seu grupo de crianças e desenvolvendo sua autoria profissional com maior qualidade. Invisibilizar o livro didático não é o caminho.Abstract: The present study aims to question the use of the textbook as an instrument in the education of 4 to 5-year-old children, in the daily life of preschool in the municipality Curitiba. It is based on the adoption of the National Book and Didactic Material Program (2022 edition). The debate, whether for or against, involves researchers, educators, professors, school administrators, government programs, and publishers interested in the production of the material, diverging on educational practices in Early Childhood Education. The research problem that guided the investigation followed the question: What are the perceptions of educators regarding the use or not of textbooks in Early Childhood Education? The theoretical framework is grounded in the contributions of the philosopher Michel Foucault, giving the research a more reflective character. Analytical tools include the concepts of discourse, the dispositive, relations of power, and the concept of figuration by the sociologist Norbert Elias, whose studies propose an interpretation congruent with Foucault's thoughts regarding the relationships between individuals and the social environment in which they are embedded. Studying and researching this topic is important because of the limited research on the arrival of textbooks in Early Childhood Education. The methodology employed is qualitative and descriptive, and the phenomena are explored in depth, not relying solely on statistics but also investigating subjective aspects of social practice by using two research instruments: an online questionnaire and a semi-structured interview. The interviewed subjects are eight professors who work with the pre-kindergarten class, representing six Municipal Centers for Early Childhood Education (CMEIs) in Curitiba, located in different regions of the city, which either use or do not use the textbooks in the years 2022 and 2023. The study contributes to analyzing the effects of the "new" instrument within school figurations that educate young children. The research findings indicate that when the textbook is introduced to Early Childhood Education institutions, the contributions become more prominent in teachers' discourse than the contradictions. It highlights the need to promote ongoing professional development that provides support for teachers to have pedagogical conditions for making fruitful choices, understanding their group of children, and enhancing their professional authorship with higher quality. Disregarding the textbook is not the way forward.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoLivros didáticosEducação infantilEducaçãoLivro didático : "novo" artefato na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FRANCINARA ADIMARI DE SOUZA NETTO KOOP.pdfapplication/pdf36225782https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87665/1/R%20-%20D%20-%20FRANCINARA%20ADIMARI%20DE%20SOUZA%20NETTO%20KOOP.pdfbb34397429e6fc8b1763fa6c21af63a7MD51open access1884/876652024-04-24 18:57:46.011open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87665Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-24T21:57:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Livro didático : "novo" artefato na educação infantil
title Livro didático : "novo" artefato na educação infantil
spellingShingle Livro didático : "novo" artefato na educação infantil
Koop, Francinara
Educação - Estudo e ensino
Livros didáticos
Educação infantil
Educação
title_short Livro didático : "novo" artefato na educação infantil
title_full Livro didático : "novo" artefato na educação infantil
title_fullStr Livro didático : "novo" artefato na educação infantil
title_full_unstemmed Livro didático : "novo" artefato na educação infantil
title_sort Livro didático : "novo" artefato na educação infantil
author Koop, Francinara
author_facet Koop, Francinara
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pooli, João Paulo, 1955-
dc.contributor.author.fl_str_mv Koop, Francinara
contributor_str_mv Pooli, João Paulo, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Livros didáticos
Educação infantil
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Livros didáticos
Educação infantil
Educação
description Orientador: Prof. Dr. João Paulo Pooli
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-24T21:57:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-24T21:57:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/87665
url https://hdl.handle.net/1884/87665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87665/1/R%20-%20D%20-%20FRANCINARA%20ADIMARI%20DE%20SOUZA%20NETTO%20KOOP.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bb34397429e6fc8b1763fa6c21af63a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860360737652736