Hibridização veicular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/71466 |
Resumo: | Orientador : Prof. Dr. Christian Scapulatempo Strobel. |
id |
UFPR_2ee0aade2f1e23cbd1cd6f2a806a5975 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71466 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
França, Adriano Belo deFagotti, Leonardo, 1977-Souza, Murilo de, 1988-Universidade Federal do ParanáStrobel, Christian, 1978-2021-07-22T13:30:09Z2021-07-22T13:30:09Z2019https://hdl.handle.net/1884/71466Orientador : Prof. Dr. Christian Scapulatempo Strobel.Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Energias Renováveis e Eficiência Energética.Inclui referênciasResumo : Este projeto apresenta um método de hibridização para veículos populares, do mesmo modo como são feitas as instalações de kits GNV no Brasil, como uma alternativa mais econômica do que os modelos híbridos. O conceito é utilizar motores de corrente contínua sem escova, que trabalham com rotação síncrona, com rotores de ímã permanente nas rodas do eixo traseiro. Incluindo o suporte de baterias para armazenamento e descarga de energia e os controladores de velocidade para garantir a segurança na condução. Há também uma comparação entre o investimento inicial e o retorno financeiro do investidor, os desafios burocráticos para sua legalização, a redução da emissão de gases de efeito estufa, as vantagens e desvantagens técnicas de desempenho do kit. Considerando o investimento inicial de R$ 35.000,00 para a modificação, os resultados são promissores para os motoristas profissionais e mostram a possibilidade do retorno do investimento em cerca de dois anos e meio. Outros fatores podem acelerar este retorno, como os preços dos combustíveis, veículos e seus componentes e a quantidade de km rodados por mês. Palavras-chave: Hibridização veicular. Veículos populares. Tecnologia automotiva. Motores elétricos. Veículos híbridos.1 arquivo (17 p.) : il.application/pdfHibridização veicularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ADRIANO BELO DE FRANCA.pdfapplication/pdf690498https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71466/1/R%20-%20E%20-%20ADRIANO%20BELO%20DE%20FRANCA.pdfd06e4325189dea013836edc5e6a5b945MD51open access1884/714662021-07-22 10:30:09.184open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71466Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-22T13:30:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Hibridização veicular |
title |
Hibridização veicular |
spellingShingle |
Hibridização veicular França, Adriano Belo de |
title_short |
Hibridização veicular |
title_full |
Hibridização veicular |
title_fullStr |
Hibridização veicular |
title_full_unstemmed |
Hibridização veicular |
title_sort |
Hibridização veicular |
author |
França, Adriano Belo de |
author_facet |
França, Adriano Belo de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Fagotti, Leonardo, 1977- Souza, Murilo de, 1988- Universidade Federal do Paraná |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Adriano Belo de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Strobel, Christian, 1978- |
contributor_str_mv |
Strobel, Christian, 1978- |
description |
Orientador : Prof. Dr. Christian Scapulatempo Strobel. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-22T13:30:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-22T13:30:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/71466 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/71466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (17 p.) : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71466/1/R%20-%20E%20-%20ADRIANO%20BELO%20DE%20FRANCA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d06e4325189dea013836edc5e6a5b945 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860928467107840 |