O processo de construção das diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia no Brasil (1996-2006) : ambiguidades nas propostas de formação do pedagogo
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/23722 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Monica Ribeiro da Silva |
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Soares, Solange ToldoSilva, Monica Ribeiro da, 1960-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-06-04T14:23:34Z2020-06-04T14:23:34Z2010https://hdl.handle.net/1884/23722Orientadora: Profª Drª Monica Ribeiro da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/02/2010Bibliografia: fls.96-103Resumo: Este trabalho analisou o processo de construção das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia – DCNP no Brasil, instituídas pela Resolução do Conselho Nacional de Educação – CNE/ Conselho Pleno – CP n° 01, de 15 de maio de 2006. A análise guiou-se pela identificação de ambiguidades nos textos elaborados pelos representantes de diferentes projetos que disputaram o conceito de pedagogia e a proposta de formação do pedagogo no referido processo de elaboração. O problema de pesquisa ficou assim definido: Quais os fatores implicados no processo de construção das DCNP que propiciaram a elaboração da Resolução CNE/CP n° 01/2006 de forma incoerente e imprecisa? Estas DCNP podem dificultar e/ou promover a formação da subjetividade autônoma do pedagogo pela via da educação no Curso de Pedagogia? Tomou-se como hipótese que os fatores que impõem limites à formação da subjetividade autônoma do pedagogo - como pessoa, profissional e categoria - explicitam-se no processo de construção das DCNP a partir das ambiguidades internas dos textos oficiais, mas também das ambigüidades manifestas pelas entidades e intelectuais que divulgaram projetos de formação do pedagogo e mesmo no interior dos projetos defendidos nesses textos. Com base nesta análise contatou-se que o contexto de reforma educacional iniciado nos anos de 1990 apresentou e justificou a elaboração das DCNP no Brasil acompanhado de um discurso de certa forma atrelado às mudanças que ocorreram na organização e manutenção do sistema capitalista mundial, discurso associado principalmente à eneralidade e à flexibilidade. O processo de construção das DCNP demonstra disputa por projetos de formação do pedagogo e uma intensa interlocução com o Estado no intuito de que não fosse aprovado o projeto de formação de professores defendido pelo CNE e expresso no Projeto de Resolução. Verificou-se que os mais diferentes e ambíguos interesses se articularam no processo em torno dos eixos: campo epistemológico da pedagogia, atividades profissionais e base de formação do pedagogo e de sua identidade, e que as mais variadas formas de interpretar e sugerir propostas de formação do pedagogo no processo de elaboração das DCNP sinalizaram ambiguidades de interpretação des as categorias. Observou-se que as ambiguidades presentes nos documentos analisados dificultam o entendimento autêntico dos significados de vários conceitos, dentre eles a própria pedagogia como curso e como campo epistemológico, a docência, a gestão, a organização do trabalho pedagógico, a pesquisa. Verificou-se que a Resolução CNE/CP n° 01/2006 reflete as ambivalências que marcaram o processo de elaboração, identificadas nos textos das entidades e nos texto dos CNE. A Resolução aprovada também reflete as oncessões que foram feitas entre o Estado e os envolvidos na disputa. A constatação é que o projeto de fato perdedor nesta disputa foi à educação básica brasileira, principalmente, a oferecida na escola pública onde se encontra a maior demanda para esse nível de escolaridade, pois da formação dos pedagogos dependem gerações de brasileiros. Ressaltou-se que a Resolução CNE/CP n° 01/2006 comporta a possibilidade de formar principalmente para a adaptação a este sistema, mas também de formar para a autonomia.Abstract: This dissertation analyzed the process of construction of the National Curricular Guidelines for the Pedagogy Graduation Courses in Brazil establish by the Resolution of the National Education Council – number 01, on May 15th 2006, from the identification of some ambiguities on texts written by the representatives of different historical projects which dispute the concept of pedagogy and the proposal of the training pedagogue on the referenced above mentioned process. The definition of the research problem was based on the following guiding questions: Were the involved factors in the process of construction of the National Curricular Guidelines for the Pedagogy Graduation Courses responsible for the elaboration of the Resolutions of the National Education Council – number 01,on May 15th 2006 (BRASIL, 2006b) in inconsistency and inaccurate way? May the guidelines became difficult and/or promote the subjective autonomous formation of pedagogue through education in the Pedagogy Graduation Courses? The hypothesis was: the factors which establish some limits to the subjective autonomous formation of the pedagogue – such as people, professional and category – are explicit in the process of construction of those guidelines from internal ambiguities of the official texts, the entities and the intellectuals which spread the projects training pedagogue and between the projects defended in those texts. From base of this analysis was shown that the context of the educational reform stated on 90’s present and justified the elaboration of the guidelines in Brazil accompanied of the discourse combined of the changes which occurred in the organization and maintenance of the world capitalist system, this discourse was associated mainly through generality and flexibility. The guidelines process of construction shows a dispute by projects of training pedagogue and a intensify interlocution with the State aimed the disapproval of the pre-service teachers project defended by the National Education Council and expressed in the Resolution Project. It was verify that the most different ambiguous interests are articulated on the process around two axes: epistemological field of the pedagogy, professional activities and training base of the educator and his/her identity, and that the most different ways of interpret and suggest proposal for teacher training in preparing the guidelines signaled ambiguities in the interpretation of these categories. It was observed that the present ambiguities in the analyzed documents make difficult the authentic understanding of the meaning of the various concepts, among them the pedagogy as graduation course and as epistemological field, teaching, management, organization of the educational work and research. It was verified that the Resolution of the National Education Council – number 01, on May 15th 2006 reflects the ambivalences which marked the elaboration process what was identified in the texts of the entities and in the texts of the National Education Council. The Resolution approved also reflects the concessions that were made between the State and those involved on the dispute. The fact is that the looser in this dispute was the project referring to the elementary Brazilian education, mainly, which is offered in the public school where is founded the majority to this level of schooling, since the training pedagogues depend of the Brazilians generations. It was stressed that the Resolution of the National Education Council – number 01, on May 15th 2006 includes the possibility of forming mainly to adapt to this system, but also to educate for autonomy.103 f.application/pdfDisponível em formato digitalProfessores - FormaçãoPedagogia - Curriculo - BrasilDissertações - EducaçãoEducaçãoO processo de construção das diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia no Brasil (1996-2006) : ambiguidades nas propostas de formação do pedagogoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALsolange toldo soares_dissertacao mestrado.pdfapplication/pdf774538https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23722/1/solange%20toldo%20soares_dissertacao%20mestrado.pdfdfb0cc48003d6cd241122fe9701adcbbMD51open accessTEXTsolange toldo soares_dissertacao mestrado.pdf.txtExtracted Texttext/plain244109https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23722/2/solange%20toldo%20soares_dissertacao%20mestrado.pdf.txt78df15de80eea929792c7f1535d6281dMD52open accessTHUMBNAILsolange toldo soares_dissertacao mestrado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23722/3/solange%20toldo%20soares_dissertacao%20mestrado.pdf.jpg7bec1899dc0c3750355c0401120329ecMD53open access1884/237222020-06-04 11:23:34.526open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/23722Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-04T14:23:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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