Aplicação de aula de campo no estudo de botânica e ecologia para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Patricia Unti de Campos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71680
Resumo: Orientador: Professor Dr. Gedir de Oliveira Santos
id UFPR_2f74496aa03bbfb60ca316d9b884cdfd
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71680
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Oliveira, Patricia Unti de CamposUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalSantos, Gedir de Oliveira, 1962-2021-08-12T22:32:27Z2021-08-12T22:32:27Z2021https://hdl.handle.net/1884/71680Orientador: Professor Dr. Gedir de Oliveira SantosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 16/04/2021Inclui referências: p. 77-86Área de concentração: Ensino de BiologiaResumo: Existem várias estratégias que podem ser utilizadas para o processo ensinoaprendizagem. A aula de campo é uma delas. A aula fora do ambiental formal de aprendizagem, quando proposta de uma forma descontraída, motivadora e direcionada pelo professor, permite aos alunos diferentes tipos de percepções do ambiente que os rodeia, além da organização de ideias e da fixação de conceitos de botânica e ecologia. O objetivo do trabalho foi de promover o aprendizado experimental de Botânica e de Ecologia por meio de uma aula de campo utilizando o Parque Municipal Ambiental Anibal Khury como modelo de estudo. O parque escolhido para este trabalho é o maior parque urbano da região sul do Brasil e está localizado na cidade de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, no estado do Paraná. Foram distribuídas pelo parque 06 áreas que foram identificadas por geolocalização (GPS) e após a leitura do código QR-Code, irá direcionar a um formulário digital que constitui uma ferramenta com questões e observações das áreas. O formulário foi construído na plataforma zoho. O formulário contextualiza os conteúdos de botânica e ecologia por meio de uma sequência investigativa que utiliza os aplicativos instalados nos celulares dos alunos que permite localizar a área de estudo, o registro de fotos pela câmera do celular e a identificação de espécies de plantas (PlantNet e/ou SEEK). A avaliação do trabalho poderá ocorrer através da aplicação de questionários e/ ou de apresentações na forma de um seminário ou roda de conversa buscando debater os conteúdos abordados e identificados durante a realização da aula de campo. A aula de campo proposta não foi aplicada devida a pandemia. Isso comprometeu a avaliação da metodologia proposta entretanto o Parque Municipal Ambiental Anibal Khury apresenta várias possibilidades para o ensino de Botânica e de Ecologia ressaltando a importância da preservação de áreas ambientais localizadas nas cidades. PALAVRAS-CHAVE: Aula de campo. Formulário digital. Ensino prático de botânica. Estudo de ecologia. Ferramentas digitais.Abstract: There are several strategies that can be used for the teaching-learning process. The field class is one of them. The class outside the formal learning environment, when proposed in a relaxed, motivating and teacher-directed way, allows students different types of perceptions of the environment that surrounds them, in addition to organizing ideas and fixing concepts of botany and ecology. The objective of the work was to promote the experimental learning of Botany and Ecology through a field class using the Municipal Environmental Park Anibal Khury as a study model. The Park chosen for this work is the largest urban park in southern Brazil and is in the city of Almirante Tamandaré, in the metropolitan region of Curitiba, in the state of Paraná. 06 areas were distributed throughout the park that were identified by geolocation (GPS) and after reading the QR-Code code, it will direct to a digital form that constitutes a tool with questions and observations of the areas. The form was built on the zoho platform.The form contextualizes the botany and ecology contents through an investigative sequence that uses the applications installed on the students' cell phones, which allows locating the study area, recording photos by the cell phone camera and identifying plant species (PlantNet and/or SEEK). The evaluation of the work may occur through the application of questionnaires and/or presentations in the form of a seminar or conversation circle, seeking to debate the contents covered and identified during the field class. The proposed field class was not applied due to the pandemic. This compromised the evaluation of the proposed methodology; however, the Municipal Environmental Park Anibal Khury presents several possibilities for teaching Botany and Ecology, emphasizing the importance of preserving environmental areas located in cities. KEYWORDS: Field class. Digital form. Practical teaching of botany. Study of ecology. Digital tools.1 arquivo (122 p.) : il. (algumas color.).application/pdfEcologia - Estudo e ensinoEnsino médioEnsino aprendizagemBotânicaAplicação de aula de campo no estudo de botânica e ecologia para o ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PATRICIA UNTI DE CAMPOS OLIVEIRA.pdfapplication/pdf4158831https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71680/1/R%20-%20D%20-%20PATRICIA%20UNTI%20DE%20CAMPOS%20OLIVEIRA.pdfcbb1c3f5f0ade31a984eb716e0bae9e4MD51open access1884/716802021-08-12 19:32:27.148open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71680Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-12T22:32:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicação de aula de campo no estudo de botânica e ecologia para o ensino médio
title Aplicação de aula de campo no estudo de botânica e ecologia para o ensino médio
spellingShingle Aplicação de aula de campo no estudo de botânica e ecologia para o ensino médio
Oliveira, Patricia Unti de Campos
Ecologia - Estudo e ensino
Ensino médio
Ensino aprendizagem
Botânica
title_short Aplicação de aula de campo no estudo de botânica e ecologia para o ensino médio
title_full Aplicação de aula de campo no estudo de botânica e ecologia para o ensino médio
title_fullStr Aplicação de aula de campo no estudo de botânica e ecologia para o ensino médio
title_full_unstemmed Aplicação de aula de campo no estudo de botânica e ecologia para o ensino médio
title_sort Aplicação de aula de campo no estudo de botânica e ecologia para o ensino médio
author Oliveira, Patricia Unti de Campos
author_facet Oliveira, Patricia Unti de Campos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Patricia Unti de Campos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Gedir de Oliveira, 1962-
contributor_str_mv Santos, Gedir de Oliveira, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Ecologia - Estudo e ensino
Ensino médio
Ensino aprendizagem
Botânica
topic Ecologia - Estudo e ensino
Ensino médio
Ensino aprendizagem
Botânica
description Orientador: Professor Dr. Gedir de Oliveira Santos
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-12T22:32:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-12T22:32:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71680
url https://hdl.handle.net/1884/71680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (122 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71680/1/R%20-%20D%20-%20PATRICIA%20UNTI%20DE%20CAMPOS%20OLIVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cbb1c3f5f0ade31a984eb716e0bae9e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860887233953792