Adaptação do programa de qualidade na interação familiar para famílias com filhos com transtorno de espectro autista
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/62046 |
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Cruz, Ana Caroline Bonato da, 1991-Minetto, Maria de Fatima Joaquim, 1963-Weber, Lidia Natalia DobrianskyjUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2019-08-26T17:12:52Z2019-08-26T17:12:52Z2019https://hdl.handle.net/1884/62046Orientadora: Profa. Dra. Maria de Fátima Joaquim MinettoCoorientadora: Profa. Dra. Lidia Natalia Drobianskyj WeberDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/03/2019Inclui referências: p. 58-73Resumo: Com a confirmação do diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças, é comum que haja uma reestruturação familiar para atender às exigências desse novo momento do ciclo vital. Entre as novas demandas, estão a vinculação com a criança e o uso de práticas educativas parentais adequadas para a promoção do desenvolvimento infantil. Nesse contexto, o processo de tratamento da criança pode incluir a família. A intervenção parental deve ir além do repasse de informação e englobar pai/mãe enquanto seres humanos, auxiliandoos com seus sentimentos e com o desenvolvimento dos papéis parentais. A fim de contribuir com essa demanda, a presente pesquisa teve como objetivo geral a adaptação do Programa de Qualidade na Interação Familiar - PQIF (Weber, Salvador, & Brandenburg, 2018) para famílias com filhos com TEA. A partir do objetivo geral foram definidos os seguintes objetivos específicos: descrever a adaptação realizada no Programa de Qualidade na Interação Familiar para famílias com filhos com Transtorno do Espectro Autista; verificar a validade social da adaptação do Programa de Qualidade na Interação Familiar; e identificar potencialidades e fragilidades da função parental a partir do relato de mães de crianças com TEA. Cada objetivo específico constituiu um estudo (artigo). Participaram dez mães de crianças com TEA. Foi realizada entrevista individual e a aplicação do PQIF-Especial, com nove encontros semanais com duração de duas horas cada. Foi realizada entrevista individual antes do início dos encontros a fim de conhecer a dinâmica de cada família. Ao término dos encontros as participantes responderam ao Questionário de Validade Social. A pesquisa permitiu realizar a adaptação proposta, a partir da inclusão de atividades relacionadas ao processo de reidealização dos pais e de adaptações necessárias devido às características do TEA. Os dados obtidos permitiram identificar a vivência da maternidade de uma criança de TEA atrelada à sobrecarga, em especial devido aos sintomas do Transtorno. Os aspectos emocionais que a mãe desenvolve com a criança refletem na escolha por determinadas práticas educativas parentais que, por consequência, repercutem no desenvolvimento da criança. A rede de apoio aparece como fundamental para as mães, em especial a rede formada entre as próprias mães. Dessa forma, a adaptação do PQIF apresentou-se com validade social, oportunizando cuidado e acolhimento às mães. As limitações dos estudos estimulam a realização de mais pesquisas com a aplicação do PQIF-Especial. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. Práticas educativas parentais. Intervenção para pais. Grupo de pais.Abstract: With the confirmation of the diagnosis of an Autistic Spectrum Disorder (ASD) in children, it is common to have a family restructuring to meet the demands of this new moment in life. Among the new demands are the relationship with the child and the use of appropriate parental educational practices to promote child development. In this context, the child's treatment process may include the family. Parental intervention must go beyond giving information and include the parents as human beings, helping them with their feelings and the development of their roles as parents. In order to contribute to this demand, the present research had as a general objective the adaptation of the Brazilian Family Interaction Quality Program (PQIF - Weber, Salvador and Brandenburg, 2018) to families with children with ASD. From the general objective, the following specific objectives were defined: to describe the adaptation performed in the Family Interaction Quality Program for families with children with Autism Spectrum Disorder, to verify the social validity of the adaptation of the Family Interaction Quality Program and to identify potentials and weaknesses in the parental role from the report of mothers of children with ASD, based on the qualitative analysis of the participants' discourse. Each specific objective is a study (article) of its own. Ten mothers of children with ASD participated. Individual interviews as well as the application of the Special PQIF were conducted, with nine weekly meetings lasting two hours each. At the end of the meetings, the participants answered the Social Validity Questionnaire. The research allowed to carry out the proposed adaptation, by including activities related to the process of re-idealization of the parents and necessary adaptations due to the characteristics of the ASD. The obtained data allowed to identify the experience of motherhood of an ASD child linked to the overburden, especially due to the symptoms of the Disorder. The emotional aspects that the mother develops with the child, reflect on the choice of certain parental educational practices that consequently have repercussions in the development of the child. The support network appears to be fundamental for mothers, especially the one formed among the other participating mothers. The adaptation of the PQIF presented social validity. The limitations of the studies stimulate the undertaking of more research with the application of the Special PQIF in more groups. Keywords: Autistic Spectrum Disorder, parental educational practices, intervention for parents, group of parents.80 p. : il.application/pdfAutismo em criançasTranstorno do espectro autistaEducação especialEducaçãoAdaptação do programa de qualidade na interação familiar para famílias com filhos com transtorno de espectro autistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANA CAROLINE BONATO DA CRUZ.pdfapplication/pdf2295197https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62046/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINE%20BONATO%20DA%20CRUZ.pdfbb4d035fe8c435bfb993fcbabe2be1c8MD51open access1884/620462019-08-26 14:12:52.172open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62046Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-08-26T17:12:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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